Análise do ambiente competitivo, incluindo macro ambiente e análise das forças competitivas. Análise do ambiente interno, avaliação dos recursos e capacidades das empresas. Análise da criação de valor e escolhas estratégicas de custo e diferenciação. Mensuração do desempenho empresarial e análise da posição competitiva. Estratégias corporativas de integração vertical, formação de alianças e diversificação.
Além do conteúdo, o curso conta com uma mentoria de carreira para os(as) alunos(as) do Projeto Abertura com dois eixos principais: autoconhecimento e planejamento. Espera-se, assim, que, como participante, ao final da sessão de mentoria você terá construído um plano individual de carreira entendendo melhor suas habilidades, interesses, valores e metas pessoais e profissionais.
Este curso de extensão é uma disciplina do curso de Graduação em Administração.
O ‘Projeto Abertura’ é uma iniciativa que permite alunos externos a viverem uma experiência na PUC-Rio. Participando deste programa, você tem a oportunidade de ser aluno da instituição durante um semestre, explorando não só o ambiente acadêmico, mas também a comunidade e as experiências culturais que fazem parte da nossa universidade.
Esteja preparado para se desafiar e
aproveitar as inúmeras oportunidades que o 'Projeto Abertura' oferece, ajudando
você a abrir portas em sua trajetória acadêmica e pessoal. Cresça junto com a
PUC-Rio!
A disciplina busca desenvolver as seguintes competências e habilidades:
Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
A
fim de conciliar a apresentação de aspectos teóricos com a aplicação prática
dos conceitos abordados, o curso se desenvolve por meio de aulas expositivas,
com utilização de recursos audiovisuais, sendo empregados, ainda, os métodos de
estudos de caso e dinâmicas de grupo. Seminários também estão previstos ao longo
do curso. Os alunos deverão fazer leitura prévia do material para discussão em
aula. Para as aulas de discussão de casos é necessária a leitura a e preparação
prévia. Além da leitura básica, textos complementares são fornecidos ao longo
do curso para leitura adicional.
As
aulas terão três principais dinâmicas:
- Aulas expositivas
- Exercícios em grupo
- Discussão em sala e Apresentação de seminário
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HITT, M. A., IRELAND, R. D., & HOSKISSON, R. E.
Administração Estratégica Competitividade E Globalização: Conceitos. Cincinnati, Ohio: Thomson-South
Western, 2019.
PENG, M. W. Estratégia Global. São
Paulo: Cengage Learning, 2008.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BARNEY, J. Gaining and Sustaining Competitive Advantage. 3ª ed., New Jersey: Prentice Hall, 2015.
BESANKO, D., DRANOVE, D., SHANLEY, M. E
SCHAEFER, S. A economia da
estratégia. 3ª ed. Porto Alegre, Bookman, 2011.
DE WIT, B.; MEYER, R. Strategy – Process,
Content and Context: An International Perspective. 3ª ed., London: Thomson
Learning, 2004.
KIM, W. CHAN; MAUBORGNE, RENEE. A Estratégia do
Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. 8ª ed., Rio de Janeiro: Campus, 2015.
MINTZBERG, H.; AHLSHOND, B.; LOMPEL, J.
Safari de Estratégia. Porto Alegre: Edtora Bookman, 1998.
BIBLIOGRAFIA DE
PESQUISA
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de
Indústrias e da Concorrência, Rio de Janeiro: Campus, 1986. (qualquer edição)
WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração Estratégica:
Conceitos. São Paulo: Atlas, 2000
BRANDENBURGER, A.; NALEBUFF, B. Co-Opetition.
New York: Doubleday, 1996.
BRITO, R. P. DE; BRITO, L. A. L. Vantagem competitiva, criação de
valor e seus efeitos sobre o desempenho. RAE-Revista de Administração de
Empresas, v. 52, n. 1, p. 70–84, 2012.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard.
7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!