Segundo dados do IBGE (2006), a defasagem escolar (medida por distorção série/idade) ganha maior proporção entre aqueles que sobrevivem com um salário mínimo, chegando a ser 72% o índice de defasagem nos alunos até a faixa de 14 anos. A situação é agravada quando as dificuldades se consolidam em todos os níveis escolares devido a uma atuação docente menos efetiva, por desconhecimento de processos fisiológicos que interferem, levando esse aluno a sucessivos fracassos escolares, desmotivando-o a continuidade da sua vida acadêmica. No Brasil ainda são poucas as intervenções na formação docente que incluem ações voltadas para o enfrentamento deste crescente problema, persistindo a dicotomia entre o discurso acadêmico e sua vivência prática.
O presente projeto se propõe à capacitação de profissionais que atuam na educação para que desenvolvam atividades voltadas para a estimulação de habilidades comprovadamente necessárias para a superação destes problemas
Professores, pedagogos, licenciandos e estudantes de áreas afins.
O curso está dividido em duas etapas, que são desenvolvidas em dois módulos seqüenciais. Inicialmente serão abordadas práticas docentes priorizando o aspecto da interdisciplinaridade com o objetivo de entender as dificuldades que podem ocorrer durante este processo. Na segunda e última parte serão discutidas algumas sugestões e estratégias que os docentes poderão aplicar em sala de aula. Estas abordagens serão desenvolvidas por meio de oficinas com o grupo de professores e terá como objetivo o melhor aproveitamento com a participação do grupo.
"Ao se privilegiar na Educação a existência de um modelo prévio de ensino, quem sofre as conseqüências é o aluno, que passa a ser encarado como único responsável por seus problemas quando, na verdade, deveria estar sendo privilegiado pelo sistema educacional, com um ensino mais direcionado para as suas necessidades específicas..." Thompson, 2002.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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