Objetivo Geral
Refletir sobre a Alfabetização, o Letramento e o Alfabetismo, no sentido elucidar a compreensão a respeito desses três conceitos, que apesar de indissociáveis, possuem características bastante peculiares.
Objetivos Específicos:
- Compreender criticamente quem são os sujeitos da aprendizagem crianças, jovens ou adultos, caracterizados pelos alfabetizandos que se encontram nas salas de aula da alfabetização das escolas brasileiras;
- Caracterizar criticamente as teorias do conhecimento, as noções de metodologia e de métodos no desenvolvimento da alfabetização;
- Desvelar no âmbito teórico a Psicogênese da Língua Escrita formulada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o que se deve e o que não se deve adotar;
- Conhecer as contribuições da Sociolingüística ao estudo do processo de Letramento, da Alfabetização e do Alfabetismo;
- Compreender o conceito de multi-Letramentos;
- Visitar as contribuições teóricas ao estudo do processo de Formação de Leitores;
- Conhecer as políticas públicas de alfabetização e letramento;
- Refletir sobre a concepção sócio-histórica do conceito de escrita na cultura moderna e no mundo contemporâneo, no âmbito de uma sociedade semiótica.
Professores e demais profissionais da educação, que atuam na Educação de Jovens e Adultos, inclusive aqueles que trabalham com o ensino fundamental e precisam compreender, política e pedagogicamente, a formação do sujeito da escrita e suas consequências na escolarização, em geral, de pessoas Jovens e Adultos. Também está aberto aos demais profissionais da educação (pedagogos), que de alguma forma, estão lidando com a questão da formação do sujeito da escrita, direta ou indiretamente; mesmo que em áreas distintas.
Obs.: Não há necessidade de possuir formação em Letras.
O curso é composto de 40 horas presenciais mais 20 horas de atividades não presenciais, distribuídas entre leituras de textos, filmes, documentários e elaboração de um Trabalho Escrito.
O mesmo será ministrado através de aulas expositivas, seminários, debates, DVDs e demais dinâmicas pedagógicas que objetivam uma dinâmica mais eficiente, prazerosa e democrática.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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