Formação do Escritor
Especialização: 360 horas | Duração: 18 meses
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Lucas Viriato de Medeiros Machado
A proposta de criação do curso de Especialização Lato Sensu em “Formação do Escritor” tomou por base ocupar o espaço pouco utilizado pela universidade, no sentido de oferecer cursos que atendessem a uma demanda que levasse em conta não só a teoria, mas a práxis da escrita, seja ela ficcional ou ensaística. Essa perspectiva tornou-se extremamente importante na apresentação de uma nova oportunidade para aqueles (discentes e docentes) que visavam a aprofundar métodos e discussões com o intuito de trabalhar com mais eficiência e consciência a produção de textos e seu suporte teórico e técnico. Assim, a perspectiva de desenvolvimento desta especialização permitiu que os profissionais participantes consolidassem práticas literárias em seus diversificados suportes, em consonância com a produção de textos em seu suporte teórico e técnico. Trabalhou-se assim, considerando os elementos que integraram esse processo de operacionalização da escritura, bem como seus desafios e reflexos. Nesse sentido, pontuouse a relevância das disciplinas atualizadas em relação ao curso anterior.
Fornecer conhecimentos teóricos necessários para análise de objetos artísticos, dos múltiplos processos que se desenvolvem e se inter-relacionam neles com enfoque para o olhar padronizado para os diversos artefatos artísticos, estimulando uma reflexão e propondo alternativas de produção.
Desenvolver a habilidade escrita em gêneros diversificados contribuindo para a expansão da capacidade comunicativa e escritural do autor.
Introduzir novos temas e práticas contemporâneas de escrita, de acordo com as novas configurações de escrita como práticas expandidas do fazer literário.
Apresentar a conjuntura do mercado editorial brasileiro, em suas especificidades e traçar estratégias que viabilizem a publicação e distribuição de livros.
Capacitar para o desenvolvimento de ações no âmbito da formulação, gestão, execução, participação social e/ou financiamento da política de assistência social brasileira.
Fortalecer o exercício da pesquisa como prática relevante para a atuação institucional e profissional em programas e projetos no campo da literatura.
Orientar os profissionais na elaboração da monografia de final de curso, permitindo a todos os participantes sistematizar conhecimentos e experiências obtidas e/ou refletidas ao longo do curso, estimulando-os a futuras publicações.
O curso tem como público alvo todos os interessados em desenvolver práticas de escrita em suas diversas acepções e modalidades.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível por até 1 semana para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
O curso tem como ponto de partida oferecer, e ao mesmo tempo situar os alunos em um contexto de atualização de disciplinas teóricas que promovam a reflexão sobre a produção de artefatos estéticos. Com essa finalidade, o curso será composto de disciplinas práticas (oficinas) onde o conhecimento teórico pode ser experimentado de forma dinâmica.
Lucas Viriato de Medeiros Machado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Leituras e debates acerca da tradição literária em perspectiva comparada. Como e por que deteminadas obras se constituíram como um cânone cultural.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ABDALA JR, BENJAMIN (ORG.). – Mestiçagem, hibridismo & outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004.
BAHABHA, HOMI K. – O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
CANDIDO, ANTÔNIO. literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T. A. QUEIRÓZ, 2000.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
HALL, STUART. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005 [1992].
HISSA, C. E. V. (ORG.) Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: EDUFMG, 2011.
HISSA, C. E. V. Entrenotas: compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: EDUFMG, 2013.
PERRONE-MOISÉS, LEYLA – “literatura comparada, intertexto e antropofagia”. IN: Flores na escrivaninha. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
TAVARES, G. M. breves notas sobre ciências. Florianópolis: ED.UFSC, 2010
Análise e produção de textos de cunho teórico-crítico. Ensaios e resenhas do texto literário.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ADORNO, THEODOR. O ensaio como forma. IN: notas de literatura. São Paulo: Editora 34, 2003.
BARRENTO, J. O GÊNERO INTRANQUILO: anatomia do ensaio e do fragmento. Lisboa, assírio & alvim, 2010.
DUARTE, P. “ensaio de linguagem, linguagem de ensaio”. in. revista viso. No 1, janeiro de 2007. http://www.revistaviso.com.br/pdf/viso_1_pedroduarte.pdf
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BENJAMIN, W. “questões introdutórias de crítica do conhecimento”. in. origem do drama barroco alemão. São Paulo, brasiliense, 1984.
LUKÁCS, GEORGE. Sobre a essência e a forma do ensaio: uma carta a Leo Popper. Revista UFG, ano x, n. 4, p. 104-121, jan. / jun. 2008.
MONTAIGNE, M. os ensaios. (3 vols.) São Paulo, Martins Fontes, 2002.
PIRES, PAULO ROBERTO (ORG.). Doze ensaios sobre ensaio. São Paulo: IMS, 2018
Práticas interdisciplinares de escrita e suas fundamentações teóricas. o escritor-leitor e o cruzamento produtivo entre escrita e leitura. O discurso como organizador do mundo. Aproximações da escrita literária com outros campos de saber como a filosofia e a arte. Texto, gênero textual, intertextualidade e interatividade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AGAMBEN, GIORGIO. Infância e história. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
AMARANTE, DIRCE WALTRICK. As antenas do caracol. Notas sobre literatura infanto-juvenil. São Paulo: Iluminuras, 2011.
BAKHTIN, MIKHAIL. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1992.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BATAILLE, GEORGES. A literatura e o mal. São Paulo: editora autêntica, 2015.
CARROLL, LEWIS. Alice no país das maravilhas. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2013.
CHARTIER. ROGER. Leituras e leitores na França do antigo regime. São Paulo: UNESP, 2004.
DELEUZE, GILLES. A lógica do sentido. São Paulo: perspectiva, 2009.
MAFFESOLI, MICHEL. A parte do diabo. Resumo da subversão pós-moderna. Rio Janeiro: RECORD, 2004.
Conteúdos variáveis.
Análise das principais correntes teóricas sobre escrita e leitura. Autor, leitor e narrador como objetos de análise na reflexão crítica através dos tempos. O saber do leitor e o saber do texto. Elaboração de arcabouço crítico-teórico sobre o ofício da escrita no pensamento contemporâneo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FOUCAULT, MICHEL. “linguagem e literatura” in. Machado, Roberto.
FOUCAULT, A FILOSOFIA E A LITERATURA. Rio de Janeiro; zahar: 2000. Foucault, Michel. “o que é um autor?” in. estética: literatura e pintura, música e cinema. ditos & escritos iii. Rio de Janeiro; Editora Forense Universitária: 2006, pp. 264-298.
BARTHES, ROLAND. “escrever a leitura”, “a morte do autor”, “da obra ao texto.” in. o rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CANDIDO, ANTÔNIO. O direito à literatura. IN: vários escritos. São Paulo: duas cidades, 1995.
DERRIDA, JACQUES. Essa estranha instituição chamada literatura. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2018.
ECO, UMBERTO. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: companhia das letras, 1994.
ECO, UMBERTO. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LOBO, LUIZA (ORG). Teorias poéticas do romantismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1987.
Análise de formas tradicionais e contemporâneas de escritas curtas em seus formatos mais comuns. O conto e seus procedimentos técnicos. A crônica e sua escrita poético-jornalística do cotidiano. Reflexão crítica sobre os gêneros e suas especificidades. Abordagem de recursos e procedimentos de criação de contos e crônicas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ASSIS, MACHADO. 50 contos reunidos. São Paulo: companhia das letras, 2007.
BRAGA, RUBEM. 200 crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: RECORD, 2018.
LISPECTOR, CLARISSE. Todas as crônicas. Rio de Janeiro: ROCCO, 2018.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CÂNDIDO, ANTÔNIO. O discurso e a cidade. São Paulo: duas cidades, 1993.
BORGES, JORGE LUIZ. Ficções. São Paulo: companhia das letras, 2007.
KAFKA, FRANZ. um médico rural. São Paulo: companhia das letras, 199. Companhia moriconi, ítalo. Os cem melhores contos brasileiros. Rio de Janeiro: objetiva, 2001.
PIGLIA, RICARDO. “cinco teses sobre o conto” in:: formas breves São Paulo: companhia das letras, 2004.
Análise de diversas formas poéticas em seus contextos de produção e circulação. Abordagem de recursos e procedimentos de criação poética.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
PEDROSA, CELIA E CAMARGO, MARIA LUCIA DE BARROS. Poéticas do olhar e outras leituras de poesia. Rio de Janeiro: 7letras, 2007.
PUCHEU, ALBERTO. Para que poetas em tempos de terrorismo. Rio de Janeiro: azougue, 2018.
COHN, SÉRGIO (ORG.). Poesia.br. Rio de Janeiro: azougue. 2012
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GOLDESTEIN, NORMA. Versos, sons, ritmos. São Paulo: ática, 2001.
LEMINSKI, PAULO. Ensaios e anseios crípticos. São Paulo: UNICAMP, 2011.
MOISÉS, MASSAUD. A criação literária (poesia). São Paulo: CULTRIX, 2011.
MOISÉS, MASSAUD. Dicionário de termos literários. São Paulo: CULTRIX, 2011.
SPINA, SEGISMUNDO. Na madrugada das formas poéticas. São Paulo: ateliê editorial, 2001.
Análise de diversas formas romanescas clássicas e contemporâneas em seus contextos de produção e circulação. Reflexão crítica sobre o gênero e suas especificidades. Abordagem de recursos e procedimentos de criação ficcional em romance.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BARTHES, ROLAND. A preparação do romance. vol. I e II. São Paulo: MARTINS FONTES, 2015.
BRASIL, LUIZ ANTONIO DE ASSIS. Escrever ficção: um manual de criação literária. São Paulo: companhia das letras, 2019.
CORTÁZAR, JULIO. Aulas de literatura. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
DOURADO, AUTRAN: uma poética do romance. Rio de Janeiro: ROCCO, 2000.
FREEMAN, JOHN. Como ler um escritor. Rio de Janeiro: objetiva, 2013.
KOCH, STEPHEN. Oficina de escritores. São Paulo: MARTINS FONTES, 2009.
KUNDERA, MILAN. A arte do romance. São Paulo: companhia das letras, 2016.
WOOD, JAMES. Como funciona a ficção. São Paulo: SESI-SP Editora, 2017.
Introdução ao pensamento em roteiro; campo simbólico: metáforas, ações e rituais; personagem, protagonismo e ponto de vista; conflito; virada; adesão; alternância e gradação dramática; logline, sinopse, argumento e escaleta; beat sheet, trama e quadro de temporada. mecanismo narrativo; serialidade, imersão e dispositivo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DOUGLAS, PAMELA. “writing the tv drama.” Los Angeles: Michael Wiese, 2009.
MACDONALD, IAN. W. “screenwriting poetics and the screen idea.” Londres: Palgrave-Macmillan, 2013.
MARAS, STEVEN. “screenwriting: history, theory, practice.” Londres: Wallflower, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BORDWELL, DAVID. “Poetics of cinema.” Nova Iorque: Routledge, 2008.
CAMPBELL, JOSEPH. “O herói de mil faces.” São Paulo: Pensamento, 2007.
MARAS, STEVEN. "Ethics in screenwriting." Londres: Palgrave-Macmillan, 2016.
MCKEE, ROBERT. “Story.” Curitiba: Arte e Letra, 2012.
MILLARD, KATHRYN. "Screenwriting in a digital era." Londres: Palgrave-Macmillan, 2014.
Conteúdos variáveis.
Estudo de práticas editoriais profissionais e seus desdobramentos – preparação de originais, copidesque, edição e paratextos (orelha, quarta capa, apresentação).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BUARQUE DE HOLLANDA, HELOÍSA. Cultura em trânsito: da repressão à abertura. Rio de Janeiro, aeroplano, 2000.
CHARTIER, ROGER. A aventura do livro. São Paulo: unesp, 2002.
CARRIÓN, JORGE. LIVRARIAS: Uma história da leitura e de leitores. Rio de Janeiro: bazar do tempo, 2018.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ARAÚJO, EMANUEL. A CONSTRUÇÃO DO LIVRO: Princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: lexicon/São Paulo: unesp berg, a. scott. max perkins, um editor de gênios. Rio de Janeiro, intrínseca, 2014.
BERNHARD, THOMAS E UNSELD, SIEGFRIED. Correspondencia. Barcelona: complices, 2012.
FERREIRA, JERUSA PIRES (ORG.). Série editando o editor. Diversos vols. São Paulo, edusp/com-arte. genette, gérard. paratextos editoriais. São Paulo: ateliê editorial, 2009.
Análise de textos e obras que utilizam a primeira pessoa como referência narrativa. Estudo de gêneros contemporâneos e tradicionais que operam no âmbito de escritas pessoais e seus desdobramentos em dispositivos ficcionais e romanescos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BARTHES, ROLAND. Roland Barthes par Roland Barthes. Paris: Seuil, 1975.
ARFUCH,LEONOR. O espaço biográfico. Rio de Janeiro: Eduerj. Deleuze, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: ed. 34, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BENJAMIN, WALTER. Rua de mão única. Trad. Rubens torres filho e José Carlos M. Barbosa. São Paulo: brasiliense, 1987.
DELEUZE, GILLES & GUATTARI, FÉLIX. KAFKA. Por uma literatura menor. Trad. Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: imago, 1977.
KLINGER, DIANA. ESCRITAS DE SI, escritas do outro – o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: sete letras, 2012. Literatura e ética – Da forma para a força. Rio de Janeiro: rocco, 2014.
SANTIAGO, SILVIANO. As escrituras falsas são. 34 letras. Nº 5/6: 304 -308, 1989.
Questões de recepção e interpretação da literatura infantil e juvenil. correntes críticas. a concepção triádica do livro para crianças: texto, ilustração, design gráfico. a dimensão lúdica da linguagem. o mercado editorial em literatura infantil e juvenil.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARIÈS, PHILIPPE. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: ltc, 1981.
ARROYO, LEONARDO. Literatura infantil brasileira, 3ª ed. São Paulo: unesp, 2011.
BETELHEIM, BRUNO. A psicanálise dos contos de fadas. 14 ed. São Paulo: paz e terra, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
COELHO, NELLY NOVAES. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: moderna, 2000.
DIOGO, AMÉRICO ANTONIO LINDEZA. Literatura infantil: história, teoria, interpretação. Porto: porto editora, 1994.
HUNT, PETER. CRÍTICA, Teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: cosac naify, 2010.
LAJOLO, MARISA. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: ática, 2002.
MEIRELES, CECÍLIA. Problemas da literatura infantil, 3ª ed. Rio de Janeiro: nova fronteira, 1984.
Etapas e estrutura do trabalho científico. Fontes de informação para pesquisa. Instrumentos de coleta e tratamento de dados. Análise e organização dos resultados. Normas técnicas. O projeto de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BAUER, M. W.; Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e símbolos. Petrópolis, RJ: vozes, 2015.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. Rio de Janeiro; atlas, 2017.
LAKATOS, E. M.; Marconi, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8.ed. Rio de Janeiro; atlas, 2017.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
HISSA, C. E. V. (ORG.) Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: EDUFMG, 2011.
HISSA, C. E. V. Entrenotas: Compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: EDUFMG, 2013.
LEVILLE, C. A construção do saber. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
TAVARES, G. M. Breves notas sobre ciências. Florianópolis: ED.UFSC, 2010.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. São Paulo; PENSO, 2016.
Análise de diferentes possibilidades de criação e divulgação da literatura na era digital: blogs, redes sociais, livros eletrônicos e narrativas em novos suportes. O livro como objeto criativo, formatos multimídia, materialidades alternativas para a circulação da palavra escrita.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BASBAUM, RICARDO. “A crítica de arte como campo privilegiado para a ficção contemporânea”, in: manual do artista-etc. Rio de Janeiro: azougue, 2013.
BOURRIAUD, NICOLAS. PÓS-PRODUÇÃO – como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: martins fonte, 2004.
BOURRIADU. NICOLAS. Formas de vida – a arte moderna e a invenção de si. São Paulo: martins fontes, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CAGE, JOHN. de segunda a um ano. Rio de Janeiro: cobogó, 2013.
RANCIÉRE, JACQUES. “A literatura impensável”, in: políticas da escrita. São Paulo: editora 34, 1995.
Conteúdos variáveis.
Trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
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