Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Claudia Puntel Pereira dos Santos
Isabela Fernandes Soares Leite
· Apresentar a história e o desenvolvimento atualizado da Gestalt-Terapia e as teorias que a fundamentam, compõe e a circundam.
· Fornecer a teoria e as ferramentas técnicas necessárias para ser um Gestalt-terapeuta.
· Treinamento no uso da criatividade para a criação do experimento em Gestalt-terapia.
· Treinamento prático dos profissionais na prática da escuta e ação clínica.
· Desenvolver o cuidado e percepção do outro, valorizando a relação Eu-Tu.
· Proporcionar capacitação e refinamento da prática clínica através do aprofundamento e trabalhos emocionais do aluno, necessários à formação do terapeuta e a validação das suas competências emocionais.
· Fornecer o aprendizado da psicopatologia clássica segundo a concepção da Gestalt-terapia.
· Capacitar para atendimento clínico e de forma ampla para as diversas demandas clínicas.
· Fornecer subsídios e reflexões que permitam ampliar a aplicação dos conhecimentos obtidos em outras especificidades como psicologia do esporte, educação, organizações e assim por diante.
Psicólogos e Psiquiatras que queiram realizar uma capacitação como Gestalt-terapeutas para tornarem-se psicoterapeutas na abordagem gestáltica. Não é necessário ter um conhecimento anterior da abordagem.
O curso será realizado na modalidade presencial. As aulas e estágio supervisionado serão ministrados no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) do Departamento de Psicologia.
Claudia Puntel Pereira dos Santos
Isabela Fernandes Soares Leite
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Objetivos: Conhecer e discutir a atitude dialógica na prática clínica.
Ementa:
fundamentos da relação dialógica, eu-tu e eu-isso, momento eu-tu, atitude dialógica. Desenvolver as habilidades fundamentais da atitude dialógica no encontro terapêutico. Identificar as características fundamentais da relação de ajuda segundo o pensamento dialogal. Treinar intervenções psicoterapêuticas com este enfoque conceitual.
Bibliografia:
CARDELLA, Beatriz. O amor na relação terapêutica. Summus editorial: São Paulo, 1994.
HYCNER, R. & JACOBS, L. Relação e Cura em Gestalt-Terapia. Summus Editorial: São Paulo, 1997
HYCNER, Richard. De pessoa para pessoa. 3ªed. Summus Editorial: São Paulo, 1995Objetivo: apresentar as bases do trabalho psicoterapêutico que se desenvolve a partir da tríade contato, aqui e agora e awareness.
Ementa: funções de contato, disfunções de contato, aqui e agora e camadas da consciência, o processo de awareness e o self.
Bibliografia:
GARY, Yontef. Processo, Diálogo e Awareness: ensaios em Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus Editorial, 1998.
PERLS, Fritz. A Abordagem Gestáltica e Testemunha ocular da Terapia. 2ªed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
POLSTER, Erving & Miriam. Gestalt-terapia Integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2001.Objetivo: Fornecer uma base filosófica para o trabalho da fenomenologia em psicoterapia
Ementa: Noções básicas da fenomenologia. Fenomenologia de Merleau-Ponty. Existencialismo na psicoterapia.
Objetivo: Estudo das fronteiras de contato, concepção relativa à da formação da personalidade, capacitar para a identificação das fronteiras de contato e seu manejo na relação terapêutica e apresentação do conceito de self segundo a Gestalt-terapia
Ementa: fundamentos da relação dialógica, eu-tu e eu-isso, momento eu-tu, atitude dialógica. Desenvolver as habilidades fundamentais da atitude dialógica no encontro terapêutico. Identificar as características fundamentais da relação de ajuda segundo o pensamento dialogal. Treinar intervenções psicoterapêuticas com este enfoque conceitual
Bibliografia:
DELACROIX, Jean-Marie. Encuentro com la Psicoterapia: uma visión antropológica de la relación y el sentido de la enfermidade em la paradoja de la vida. Editorial Cuatro Vientos: Santiago de Chile, 2008.
PINTO, Enio. Elementos para uma compreensão diagnóstica em terapia: os ciclos do contato e o modo de Ser. 1ª ed. Summus Editorial: São Paulo, 2015.
FRAZÃO, L. Meyer. FUKUMITSU, K. Okajima. Gestalt-terapia conceitos fundamentais. 1ª ed. São Paulo: Summus Editorial, 2014.
Objetivo geral: Oferecer um conhecimento do desenvolvimento da Gestalt-terapia e as teorias precursoras e atuais que formam a base conceitual da Gestalt-terapia e fornecer conhecimento sobre a visão de saúde e funcionamento do homem segundo a Gestalt-terapia.
Ementa:
História do desenvolvimento da Gestalt-Terapia; estudo das influências sofridas pela Gestalt-Terapia; contemplar o atual status da teorização e prática e situar a Gestalt-terapia na atualidade no Brasil e no panorama mundial.
Princípios e leis da Psicologia da Gestalt e sua assimilação pela Gestalt-terapia. Teoria de Campo de Kurt Lewin e outras teorias de campo.
Fundamentação epistemológica da Gestalt terapia: a aplicação do método fenomenológico na psicoterapia.
Conceituação do modelo bio-psico-social utilizado por Kurt Goldstein. Visão de mundo e de saúde da Gestalt-terapia. Compreensão das inter-relações entre as partes do organismo, além, de analisar as funções psicológicas do organismo como um todo.
Ciclos da Experiência, Ciclo da autorregulação, Ciclo da Inter regulação. Ciclo Interativo da Experiência.
Bibliografia:
GARY, Yontef Processo, Diálogo e Awareness: ensaios em Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus Editorial, 1998.
BROWER,Philip. Manual de Teoria, pesquisa e prática em Gestalt-terapia. Petrópolis. RJ: Vozes, 2014.
FRAZÃO, L. Meyer e Fukumitsu,K.Okajima (Org.) Gestalt-Terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas. São Paulo: Summus Editorial, 2013, V.1.
Objetivo: proporcionar um conhecimento sobre o atendimento de casais e famílias nas abordagens gestálticas e sistêmicas.
Ementa: Noção de campo, de sistema familiar, fronteiras, sistemas e sub-sistemas, disfunções relacionais, ciclo interativo de contato, principais questões trazidas pelos casais e famílias com crianças, adolescentes e psicóticas. Sintaxe da sessão de família dentro do modelo. Atendimento a casais, famílias com crianças e família com adolescentes e idosos.
Bibliografia:
ZINKER, Joseph. Em busca da elegância em psicoterapia: uma abordagem gestáltica com casais e sistemas íntimos. Summus Editorial: São Paulo, 2001.
SILVEIRA, A. C. F.; SALOMÃO, S. ‘O modelo gestático-sistêmico de intervenção relacional aplicado ao atendimento de famílias'. In: XIV Congresso Internacional de Gestalt Terapia', 2015, Rio de Janeiro.
MINUCHIN, S. & FISHMAN, C.H. Técnicas de terapia familiar. Ediciones Paidós Ibérica: Barcelona, 2004. Vol. 9.
Objetivo: Os alunos deverão desenvolver uma monografia que pode ser uma reflexão crítica e teórica sobre os casos atendidos ou um projeto de pesquisa bibliográfica de reflexão e aprofundamento dos temas teóricos estudados. As monografias serão orientadas em grupos.
Objetivo: aprofundar na realização do diagnóstico e manejo de atendimento em Gestalt-terapia das disfunções acentuadas.
Ementa: enfoque da Gestalt-terapia das personalidades narcísica e borderline, TOC, transtornos alimentares, depressão, bipolaridade e suicídio, dependência química, abuso sexual, transtorno de ansiedade e pânico. Traumas.
Bibliografia:
CID-10 e DSM V
BERTELSEN, T. B. U. ; DRIMMELEN, H. D. (org.) – CID-10- Casos clínicos de adultos- as várias faces dos transtornos mentais – Organização Mundial de Saúde, Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
DALGALARRONDO, P. – Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais- Porto Alegre: Artmed, 2008.
JASPERS, K. - Filosofia da existência – Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Objetivo: treinamento clínico emocional enfatizando as competências pessoais integradas ao aprendizado da metodologia e das técnicas.
Ementa: Teoria e Prática do Experimento, desenvolvimento do uso da criatividade, experimentos clássicos da cadeira vazia, trabalhos com situação inacabada e impasses. Técnicas de desenho, argila, sucata e demais materiais plásticos. Como construir o experimento criativo. Trabalho com sonhos.
Metodologia: experimentos, seminários, reflexão teórica, filmes e role-play.
Bibliografia:
MARTÍN, Á. Manual prático de Psicoterapia gestalt. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. 3ª. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 212 p.
JOYCE, P. CHARLOTTE, S. Técnicas em Gestalt, Aconselhamento e psicoterapia. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis: Editora Vozes, 2016. 407 p.
BROWNELL, P. Manual de teoria, pesquisa e prática em gestalt-terapia. Tradução de Maria Oneide Willey. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. 428 p.
Objetivo: Introdução do aluno na prática clínica da Gestalt-terapia.
Ementa: 1ª entrevista, contrato, início do tratamento, supervisão sobre os impasses da prática clínica, aplicação da teoria, acompanhamento do aluno no aprendizado do ser Gestalt-terapeuta.
Metodologia: supervisão dos casos e reflexão sobre a prática clínica do aluno.
Bibliografia:
ZINKER, Joseph. Processo Criativo em Gestalt-Terapia. 2ª ed. Summus Editorial: São Paulo, 2007./texto da primeira entrevista em Gestalt-Terapia)
ZINKER, Joseph. Em busca da elegância em psicoterapia: uma abordagem gestáltica com casais e sistemas íntimos. Summus Editorial: São Paulo, 2001.
SPANGENBERG, Alejandro. Gestalt- terapia: um caminho de volta para casa. Editora Livro Pleno, 2006.
Objetivo: Introduzir o trabalho da Gestalt-terapia em grupo, com vistas a capacitar o aluno para atuar nas diversas situações de trabalho em grupo na clínica, em psicologia hospitalar, organizações, escolas, comunidades.
Ementa: Os diversos modelos de atendimento em terapia de grupo na Gestalt -terapia, modalidades de atuação em grupo, contribuições do psicodrama. Escola Francesa e norte americana de terapia de Grupo em Gestalt-terapia.
Bibliografia:
TELLEGEN, Therese A. Gestalt e Grupos: uma perspectiva sistêmica. 4ªed. Summus Editorial:São Paulo, 1984.
ROBINE, Jean-Marie. O self desdobrado: perspectiva de campo em Gestalt-Terapia. Editorial Summus: São Paulo, 2006.
SECADAS, Celedonio. Grupos de Encuentro en Terapia Gestalt: de la silla vacial al circulo gestáltico. 2ª ed. Herder, 1997.
Objetivo: Fornecer subsídios e reflexão sobre a possibilidade de aplicação da Gestalt-terapia em campos de atuação outros que o trabalho clínico de psicoterapia.
Metodologia: seminários, mesas redondas e dinâmicas pedagógicas.
Bibliografia:
MARTÍN, Á. Manual prático de Psicoterapia gestalt. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. 3ª. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 212 p.
FRAZÃO, L. Meyer. FUKUMITSU, K. Okajima. Gestalt-terapia conceitos fundamentais. 1ª ed. São Paulo: Summus Editorial, 2014. 223 p.
JOYCE, P. CHARLOTTE, S. Técnicas em Grestalt, Aconselhamento e psicoterapia. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis: Editora Vozes, 2016. 407 p.Objetivo: O uso da imaginação, da arte e da mitologia como forma de compreensão e de trabalho com o ajustamento criativo. Estimular a criatividade do Gestalt-terapeuta. Este curso pretende trabalhar com algumas narrativas míticas da Grécia Antiga e das tradições indígenas brasileiras que apresentam temas relacionados a conflitos individuais e familiares. O objetivo é oferecer ao aluno um cenário de símbolos e mitos que possa dialogar com o campo de estudos da psicologia.
Ementa: Os mitos expressam as mais profundas experiências e emoções do homem, por isso eles são privilegiados para uma compreensão ampla da psique humana. Este curso pretende trabalhar com algumas narrativas míticas da Grécia Antiga e das tradições indígenas brasileiras que apresentam temas relacionados a conflitos individuais e familiares. O objetivo é oferecer ao aluno um cenário de símbolos e mitos que possa dialogar com o campo de estudos da psicologia.
Bibliografia:
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Vol. I e II. Petrópolis: Vozes, 1987.
FERNANDES, Isabela. A Imagem Mítica do Herói. Apostila do curso de Mitologia. PUC-Rio, 2010.
VERNANT, Jean Pierre. O Universo, os Deuses, os Homens. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Ementa: Tipos de conhecimento. Princípios da ciência. Método da pesquisa científica. Características, classificação, etapas de uma pesquisa. Tipos de delineamentos. Abordagens quantitativas e qualitativas de pesquisa. Elaboração de pesquisas e análises de dados. Elaboração de relatórios de resultados de pesquisas.
Bibliografia:
SAMPIERI, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso.
CAMINO, L., Torres, A., Lima, M., & Pereira, M. (2014). Psicologia social: Temas e teorias. Brasília: Technopolotik
KERLINGER, F. N., & Lee, H. B. (2000). Foundations of behavioral research. EUA: Wadsworth.
Trabalho de conclusão de curso.
Objetivo: implemento de ações expressionistas para auxiliar nos trabalhos de grupo que utilizam o teatro terapêutico e o psicodrama.
Ementa: técnicas de expressão, improvisação, linguagem corporal, linguagem teatral, outras técnicas de representação. O uso de fantoches e bonecos. O Drama, a tragédia e a comédia. Autores importantes. Moreno. Integração com a ação terapêutica psicodramática. Professor de teatro e professores de Gestalt-terapia convidados para integrar com a ação terapêutica.
Bibliografia:
MORENO, J.L. O teatro da espontaneidade. Summus: São Paulo, 1984.
MORENO, J.L. Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. São Paulo: Mestre Jou, 1999.
VIEIRA; Vandenberghe, Érico e Luc. Reflexões sobre a Gestalt-Terapia e Psicodrama a partir do movimento de integração em psicoterapia. Revista da Abordagem Gestáltica – XVII(1): 75-84, jan-jun, 2011 . Acesso: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rag/v17n1/v17n1a11.pdf em 23 de maio de 2017.
Objetivo: Abordar e aprofundar questões relativas a prática na perspectiva da Gestalt-Terapia no trabalho com a awareness do terapeuta, do cliente e o trabalho corporal na Gestalt-terapia.
Ementa: desenvolver as habilidades emocionais do terapeuta em conjunto com o aprendizado do manejo clínico. Desenvolvimento do manejo da relação terapêutica fundamentado na teoria e sua aplicabilidade na prática clínica. Ampliar a consciência do terapeuta sobre seu próprio funcionamento, identificar a fixação em formas corporais, falta ou acúmulo de energia. Possibilitar que aluno trabalhe e desenvolva a consciência corporal através do domínio teórico e a aplicabilidade na clínica. A intercorporeidade segundo Merlau-Ponty e Jean-Marie Delacroix. Treinar intervenções psicoterapêuticas segundo estes enfoques.
Bibliografia:
CARDELLA, Beatriz. A construção do Psicoterapeuta. 2ª ed.Summus Editorial: São Paulo, 2002.
GILLES, P. & TONPAROW, R. O corpo fala. Vozes: Petrópolis, 1973
MERLEAU-PONTY, Maurice. A fenomenologia da percepção. Martins Fontes: Rio de Janeiro, 2011.Atendimento de um caso clínico e acompanhamento por meio de avaliação com supervisão.
Bibliografia:
BOSA, C. A. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28 (Supl I), S-47-53, 2006.
CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, 26(47), 2013.
ROGERS, S. R.; DAWSON, G. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo:
Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização.
Lisboa: Lidel, 2010.
Objetivo: Abordar e aprofundar questões relativas atitude dialógica na relação terapêutica e conhecer as diferentes formas de encontros interpessoais e aprofundamento das questões existenciais do cliente. Desenvolvimento da prática não corretiva da Gestalt-terapia.
Ementa: desenvolver a postura em relação à existência humana dentro de uma visão fenomenológica e a consciência dialógica do psicoterapeuta. Treinar intervenções psicoterapêuticas com este enfoque conceitual. Atendimento de casos individuais com supervisão.
Bibliografia:
FRAZÃO, L. & FUKUMTSU, K. (Org.) Gestalt-Terapia: a clínica, a relação terapêutica e o manejo em Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus Editorial, 2015, V.2.
HYCNER, R. & JACOBS, L. Relação e Cura em Gestalt-Terapia. Summus Editorial: São Paulo, 1997.
HYCNER, Richard. De pessoa para pessoa. 3ªed. Summus Editorial: São Paulo, 1995.
Objetivo: consolidar um estilo de atendimento fenomenológico e desenvolver o estilo do Gestalt-terapeuta, levando o aluno a aprofundar o seu trabalho com o cliente e discutir a finalização do atendimento.
Ementa: aprofundamento da psicoterapia, o estilo do terapeuta, questões éticas, questões sobre a finalização do atendimento, encaminhamento, confecção do relatório final conforme normas do SPA da instituição e baseado no atendimento de cliente individual realizado com supervisão.
Bibliografia:
ZINKER, Joseph. Processo Criativo em Gestalt-Terapia. 2ª ed. Summus Editorial: São Paulo, 2007./texto da primeira entrevista em Gestalt-Terapia).
ZINKER, Joseph. Em busca da elegância em psicoterapia: uma abordagem gestáltica com casais e sistemas íntimos. Summus Editorial: São Paulo, 2001.
SPANGENBERG, Alejandro. Gestalt- terapia: um caminho de volta para casa. Editora Livro Pleno, 2006
Objetivo: Trabalhos de cunho vivencial sobre temas fundamentais do ser terapeuta: os medos do terapeuta, os temas existenciais do terapeuta e o trabalho com impasses e conflitos da história emocional do terapeuta que surgem na sua prática clínica.
Metodologia: workshops de reflexão clínica, aprofundamento emocional e experimentos.
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