
História e Cultura Afrodescendente
Especialização: 360 horas | Duração: 20 meses
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Coordenação
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O Brasil vivenciou um processo de desafricanização de vários elementos culturais, que foram simbolicamente clareados e convertidos em mestiços. A esse apagamento cultural se somou outro, histórico, na medida em que apenas recentemente tem havido um esforço por fazer jus à memória e à contribuição negra à nossa sociedade.
Esse curso pretende cobrir esta lacuna, assim como aquela que diz respeito à ausência do ensino de História da África, instrumentalizando os/as professores/as para que estejam ...
O Brasil vivenciou um processo de desafricanização de vários elementos culturais, que foram simbolicamente clareados e convertidos em mestiços. A esse apagamento cultural se somou outro, histórico, na medida em que apenas recentemente tem havido um esforço por fazer jus à memória e à contribuição negra à nossa sociedade.
Esse curso pretende cobrir esta lacuna, assim como aquela que diz respeito à ausência do ensino de História da África, instrumentalizando os/as professores/as para que estejam aptos/as a levar para a sala de aula o que foi estabelecido pelas leis 10.639/03 e 11.645/08.
Promover uma reflexão abrangente sobre as relações raciais na formação social brasileira. O estudo sobre a história da África e dos africanos e descendentes no Brasil propõe o aprofundamento da compreensão de aspectos centrais da história moderna e contemporânea, bem como das inter-relações com a história da sociedade brasileira, considerando as diferentes populações que a compõem.
Valorizar as práticas de pesquisa e reflexão, como elementos importantes para enfrentar os atuais desafios à ...
Promover uma reflexão abrangente sobre as relações raciais na formação social brasileira. O estudo sobre a história da África e dos africanos e descendentes no Brasil propõe o aprofundamento da compreensão de aspectos centrais da história moderna e contemporânea, bem como das inter-relações com a história da sociedade brasileira, considerando as diferentes populações que a compõem.
Valorizar as práticas de pesquisa e reflexão, como elementos importantes para enfrentar os atuais desafios à plena integração social e ao exercício da cidadania.
Professores dos ensinos Fundamental, Médio e Universitário; profissionais e ativistas de ONGs e movimentos sociais e interessados na temática com formação universitária.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível por até 2 meses após o termino das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
06 horas de aulas síncronas e 02 horas semanais de atividades assíncronas.
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
1) Africanos no Brasil: discussão conceitual;2) Novas perspectivas do estudo da história da escravidão no Brasil;3) A sociedade escravista colonial;4) A formação do Estado monárquico e o regime escravista;5) O longo processo de crise da escravidão;6) A República e a questão dos afro-descendentes em perspectiva histórica;7) Trabalhadores, cidadania, democracia;8) As teorias raciais.Avaliação parcialResenha bibliográfica de uma obra relevante na historiografia, a partir de temática escolhida pelo aluno.
1) Construção do conhecimento histórico: alguns aspectos teóricos e metodológicos;2) Pesquisa bibliográfica e documental para a elaboração da monografia.
1) A experiência de sociedades africanas no comércio de longa distância/ A costa ocidental africana e o tráfico atlântico;2) A costa centro-ocidental africana e o tráfico atlântico;3) A costa oriental africana e o tráfico do Índico / rotas internas e transoceânicas – transformações;4) Fim do tráfico, partilha e ocupação colonial da África no século XIX;5) A África e os conflitos mundiais;6) Descolonização;7) Os significados da diáspora africana;8) Historiografa sobre a África: fontes e métodos;9) Oralidade e literatura na África; 10) O ensino de História da África no Brasil.Avaliação parcialResenha bibliográfica de uma obra relevante na historiografia, a partir de temática escolhida pelo aluno.
1) Estudos e pesquisas em Educação e Ciências Sociais: Pesquisa científica: Conceito;2) Paradigmas;3) lógica da concepção e construção do projeto de pesquisa;4) Pesquisa bibliográfica: execução e comunicação dos resultados;5) O relatório científico;6) Normas da ABNT para apresentação de relatórios acadêmicos, referências e citações.Avaliação parcialResenha bibliográfica de uma obra relevante na historiografia, a partir de temática escolhida pelo aluno
1) Direitos humanos e cidadania numa perspectiva sociológica;2) Construção da esfera pública: desigualdade social e racial;3) Cultura política brasileira: relações sociais desiguais e autoritarismo político;4) Redemocratização e Movimentos sociais;5) Políticas do reconhecimento e multiculturalismo;6) Políticas públicas para afrodescendentes na educação e trabalho;7) Ações afirmativas: natureza e análise das políticas existentes.
1) Conceito de Sociedade e de Cultura;2)“Raça” e Cultura;3) A crítica às concepções deterministas;4) O elogio da miscigenação e as concepções assimilacionistas;5) “Raça” e os dilemas do Brasil moderno e do Brasil contemporâneo;6) Patrimônio Cultural;7) Memória Coletiva (Temas Contemporâneos).
Constitui-se de um trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!