A palavra ecologia pressupõe o estudo
de ambientes: sua estrutura, conteúdo e consequências sobre as pessoas. A
Ecologia das Mídias investiga a questão de como as tecnologias e as mídias
afetam a percepção, a compreensão, os sentimentos e os valores humanos.
Partindo da ideia de que toda
tecnologia é uma “mídia”, uma forma de mediação entre o ser humano e o mundo ao
seu redor, a Ecologia das Mídias vem se destacando como uma promissora
abordagem para o estudo de fenômenos recentes como mídias algorítmicas,
comunicação viral ou as consequências sociais das inovações tecnológicas.
Além da centralidade de seu maior
expoente, o pensador canadense Herbert Marshall McLuhan, o curso explora ideias
de autoras e autores centrais no desenvolvimento do campo de estudo da Ecologia
das Mídias. Como abordagem genuinamente multidisciplinar, a Ecologia das Mídias
explora interfaces dos fenômenos da tecnologia e cultura com os campos da
Filosofia, Comunicação, Artes, Arquitetura, Teoria Feminista, Educação,
Linguística, Ciências Sociais, políticas e Design.
O objetivo deste curso é oferecer uma compreensão ampla sobre os fenômenos da tecnologia, informação e comunicação a partir da perspectiva da Ecologia das Mídias. O curso capacitará as/os estudantes a realizar análises e interpretações das mídias a partir de uma perspectiva multidisciplinar, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa e inovação, bem como uma compreensão avançada sobre as transformações nas tecnologias, nas mídias e seus ambientes.
Serão estudados livros e artigos de autoras/es clássicos e recentes desta
escola, também conhecida como Escola de Toronto, relacionando-os às práticas
sociais e profissionais contemporâneas.
O
curso se dirige a um público bastante amplo, convidando estudantes de graduação
e pós-graduação de todas as áreas do conhecimento, profissionais e pessoas em
geral, interessadas pelo tema das relações entre tecnologia, cultura e
sociedade. Não há qualquer pré-requisito para sua participação.
Aulas via Zoom; Seminários de apresentação de textos
seguidos de discussão em grupo; Participação em atividades práticas da Media
Ecology Association; Conferências e palestras.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!