Em
abstrato, todos concordam que a liberdades de expressão e de imprensa são
garantias constitucionais indispensáveis ao bom funcionamento de uma sociedade
democrática e plural. Na prática, no entanto, são frequentes as situações em
que essas liberdades colidem com outros direitos fundamentais, levando o Poder
Judiciário a intervir como árbitro do conflito.
Tradicionalmente, a jurisprudência brasileira opta pelo uso da proporcionalidade e da ponderação como formas de equacionar as tensões entre a liberdade de expressão e os demais direitos fundamentais, considerando as vicissitudes do caso concreto.
O
resultado, no entanto, tem sido pouco coerente. A despeito da aparente lógica
da técnica decisória e dos parâmetros defendidos pela doutrina nacional, não é raro
que casos semelhantes encontrem desfechos completamente diferentes no Poder Judiciário,
gerando um ambiente de casuísmo e insegurança jurídica que inibem a livre
circulação de ideias.
Muitos são os fatores que contribuem para esse fenômeno, incluindo a natureza aberta das normas, a sua complexidade valorativa, os desvios causados pelos vieses cognitivos ou mesmo a falta de uma cultura processual de vinculação ao precedente, que ainda se encontra em fase de consolidação no Brasil.
Dentre esses múltiplos fatores, este curso focará na importância das regras e na sua pertinência para o debate brasileiro, tendo por base a experiência constitucional norte-americana em matéria de liberdade de expressão e liberdade de imprensa.
Para
tanto, serão estudados os leading cases da Suprema Corte dos EUA, bem
como os julgados paradigmáticos das suas cortes infraconstitucionais, com o
auxílio da doutrina, em tópicos como regulação de conteúdo, censura prévia,
privacidade, violação à honra e reputação, acesso à informação, sigilo de
fonte, discurso de ódio, manifestações na internet, dentre outros.
Possibilitar aos participantes condições de comparação de ambas as tradições e opinar, criticamente, a respeito da (in)conveniência da incorporação de algumas dessas regras aos julgamentos de casos sobre liberdade de expressão no Brasil.
O curso é destinado principalmente a estudantes e profissionais com diploma de
bacharelado em Direito ou Comunicação Social.
Possuir conhecimento avançado em língua
inglesa.
Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma Zoom. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por dois meses após o término do curso no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (moodle).
O
curso será composto de aulas expositivas, com análise de precedentes da Suprema
Corte dos EUA e demais cortes norte-americanas em matéria de liberdade de
expressão e liberdade de imprensa.
Andre Gustavo Correa de Andrade
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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