Disciplinas
APPLIED LINGUISTICS IN LANGUAGE LEARNING AND TEACHING ( LINGUÍSTICA APLICADA)
Módulo: 1
Carga Horária: 28
Ementa:
Estudos em Linguística Aplicada. Foco em aspectos referentes à formação e à prática da do- discência. Reflexões críticas quanto ao papel social das pessoas no processo de ensino aprendizagem. Língua/linguagem como prática social e corpórea. Ensino-aprendizagem como um processo crítico, ético, reflexivo e colaborativo.
Bibliografia Principal
CELANI, M. A. A. Afinal, o que é Linguística Aplicada? In.: PASCHOAL, M.S.Z.; CELANI, M. A. A. (Orgs.) Linguística Aplicada: da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992. pp.15-21.
hooks, b. Language. In: hooks, b. Teaching To Transgess. New York: Routledge, 1994, pp. 167-177
MOITA LOPES, L. P. 2006. Introdução. In: MOITA LOPES, L. P. (org) 2006. Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial. pp. 13-44.
Bibliografia Complementar
BORELLI, J. D. V. P.; SILVESTRE, V. P. V.; PESSOA, R. R. Towards a Decolonial Language Teacher Education. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 20, n. 2, 2020. pp. 301-324.
BUTLER, J. Judith Butler: Your Behavior Creates Your Gender. Big Think, 2011. 1 vídeo. (3min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bo7o2LYATDc Acesso em: 14.08.2022.
HALL, S. A Identidade em Questão. In: HALL, S. A Identidade Cultural na Pós- Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006. pp.7-22.
CRITICAL PERSPECTIVES IN LANGUAGE STUDIES (PERSPECTIVAS CRÍTICAS NO ESTUDOS DA LÍNGUA)
Módulo: 1
Carga Horária: 28
Ementa:
Discurso como prática social. Construção/Negociação de sentidos- palavras e imagens. Do letramento ao letramento crítico em diálogo com a decolonização. O lugar do letramento crítico
na sala de aula de línguas. A formação de professoras e de professores críticos.
Bibliografia Principal
DOZIER, C.; JOHNSTON, P.; ROGERS, R. Critical Literacy/Critical Teaching: tools for preparing responsive teachers. London: Teacher’s College Press, 2006.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três capítulos que se completam. São Paulo: Cortez, 1999.
MORAES BEZERRA, I.C.R.; MILLER, I.K. Prática Exploratória e os Novos Estudos do Letramento. Construindo conexões epistemológicas. In. WIEDEMER, M.L. (org.) Estudos Linguísticos Contemporâneos. Rio de Janeiro: Autografia: 2019.
Bibliografia Complementar
FAIRCLOUGH, N. Critical Language Awareness. London: Longman, 1992.
Language and Power. London: Longman, 1996.
JESUS. D. M.; CARBONIERI, D. (ORGS.) Práticas de Multiletramento e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas: Pontes, 2016.
KERN, R. Literacy and Language Teaching. Oxford: OUP, 2000.
LANGUAGE STUDIES (ESTUDOS DA LÍNGUAGEM)
Módulo: 1
Carga Horária: 28
Ementa:
Abordagem do estudo da gramática através de reflexões sobre seu papel na língua falada e na língua escrita. Ênfase no verbo, incluindo modais, com especial atenção aos conceitos de uso, frequência e significado. Contextualização através da análise de textos de diferentes registros.
Bibliografia Principal
BIBER, D.; LEECH, LEECH, G. CONRAD, S. Longman Student Grammar of Spoken and Written English. Essex: Pearson Education Limited, 2002.
LARSEN-FREEMAN,D. Teaching Language. Thomson & Heinle, 2003.
LEECH,G., DEUCHAR,M., HOOGENRAAD,R. English Grammar for Today. Palgrave Macmillan, 2006.
Bibliografia Complementar
CELCE-MURCIA,M. & D. LARSEN-FREEMAN. The Grammar Book. Heinle&Heinle, 1999.
NUNAN, D. What is this thing called Language?. New York: Palgrave Macmillan, 2007.
PALMER, F. R. Mood and Modality. Cambridge University Press, 2001.
LITERATURE AND CRITICAL READING IN ENGLISH LANGUAGE (LITERATURA E LEITURA CRÍTICA EM LÍNGUA INGLESA)
Módulo: 1
Carga Horária: 28
Ementa:
Leitura como ato social e interacional. Processos cognitivos, afetivos e sociais que subjazem a leitura. Compreensão dos procedimentos críticos de leitura com foco específico no texto literário em seus diferentes gêneros. Perspectivas críticas acerca de aspectos sócio-político- culturais do sistema literário em língua inglesa. Abordagem do texto literário em sala de aula de língua estrangeira e formação do leitor nesse contexto.
Bibliografia Principal
BATE, J. (2010). English Literature: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
POPLAWSKI, P. (2017). English Literature in Context. Cambridge: Cambridge University Press.
SHOWALTER, E. (2002). Teaching Literature. London: Wiley-Blackwell.
Bibliografia Complementar
COLLIE, J & SLATER, S. (1993). Short Stories for Creative Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press.
MCRAE, J. (1991) Literature with a Small l. MEP monographs. Macmillan.
NUTTAL, C. (2010) Teaching reading skills in a foreign language. Oxford: Macmillan Education.
GENRE STUDIES (ESTUDOS DE GÊNERO)
Módulo: 2
Carga Horária: 21
Ementa:
Gêneros discursivos como práticas sociais. Estudos de gêneros discursivos: teoria e pedagogia. Três abordagens críticas dos estudos de gêneros discursivos: Inglês para Fins Específicos, A 10 Escola Australiana e Nova Retórica. Percepção, análise e (re)produção crítica de gêneros discursivos. Questões pedagógicas no ensino-aprendizado crítico de/ por gêneros discursivos.
Bibliografia Principal
BHATIA, V. Critical Genre Analysis: Theoretical Preliminaries. HERMES - Journal of Language and Communication in Business. n.54. 2015. pp.9-20.
HYON, S . Genre in three traditions: implications for ESL. TESOL Quarterly, 30 (4), 1996. pp. 693-722.
JOHNS, A. Introduction: Genre in the classroom. In: JOHNS, A. (ed.) Genre in the classroom: Multiple perspectives. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2002. pp.3-13.
Bibliografia Complementar
BAZERMAN, C. The life of genre, the life of the classroom. In: BISHOP, W; OSTROM, H. Genre and Writing: Issues, Arguments, Alternatives. Portsmouth: Boynton/Cook Publishers, 1997. pp.19-27.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M. Writing as a social enterprise: sample in-class activities of a genre-based approach to teaching English as a foreign language. Trabalhos em Linguística Aplicada. n. (56.1) jan./abr. Campinas, 2017. pp. 187-211.
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Interpreting social discourse. In: MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with Discourse: Meaning Beyond the Clause. London: Continuum, 2007. pp.1-25.
AFFECT IN LEARNING AND TEACHING ( O AFETO NA APRENDIZAGEM E NO ENSINO)
Módulo: 2
Carga Horária: 24,5
Ementa:
Análise de questões crítico-reflexivas nas relações afetivas interpessoais construídas em contextos pedagógicos. Aspectos sociais e culturais das emoções em diferentes contextos. Avaliação discursiva como prática interacional e suas relações com a construção de emoções. Questões metodológicas associadas à pesquisa e à análise das emoções no discurso.
Bibliografia Principal
ABU-LUGHOD, L.; LUTZ, C. Introduction: emotion, discourse, and the politics of everyday life. In: ABU-LUGHOD, L.; LUTZ, C. Language and the Politics of Emotion. New York. Cambridge University Press, 1990.
BOLER, M. Feeling power: Emotions and education. New York: Routledge, 1999.
GEE, J. P. An Introduction to Discourse Analysis. New York: Routledge, 2005.
Bibliografia Principal
ABU-LUGHOD, L.; LUTZ, C. Introduction: emotion, discourse, and the politics of everyday life. In: ABU-LUGHOD, L.; LUTZ, C. Language and the Politics of Emotion. New York. Cambridge University Press, 1990.
BOLER, M. Feeling power: Emotions and education. New York: Routledge, 1999.
GEE, J. P. An Introduction to Discourse Analysis. New York: Routledge, 2005.
ISSUES IN MULTILITERACIES (MULTILETRAMENTOS)
Módulo: 2
Carga Horária: 10,5
Ementa:
Introdução aos principais conceitos relacionados aos estudos de multiletramento e multilinguismo numa perspectiva contemporânea da aprendizagem e ensino de línguas complementares e das suas perspectivas socioculturais. Discussão dos quadros teóricos e
metodológicos das práticas bi/multi e plurilingues. Processo de letramento e aquisição de linguagem em contextos multilíngues. Investigação da utilização de práticas multilingues nas escolas brasileiras nos contextos público e privado.
Bibliografia Principal
COSTE, D. “Plurilingualism and the Challenges of Education.” Hamburg Studies on Linguistic Diversity, 2014, pp. 15–32., https://doi.org/10.1075/hsld.3.03cos.
COUTO, M. A. CAVALCANTI, and Terezinha M. Maher. Multilingual Brazil: Language Resources, Identities and Ideologies in a Globalized World. Routledge, 2019.
TEDICK, D. J., AND ROY L. Scaffolding Language Development in Immersion and Dual Language Classrooms. Routledge, Taylor & Francis Group, 2020.
Bibliografia Complementar
PERLOVSKY, L. “Language and Cognition-Joint Acquisition, Dual Hierarchy, and Emotional Prosody.” Frontiers, Frontiers, 1 Jan. 1AD, https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnbeh.2013.00123/full.
REVUZ, C. A Lingua Estrangeira Entre o Desejo de Um Outro Lugar e o Risco Do Exilio in Signorini, Ines (Org) - Lingua(Gem) e Identidade: Elementos Para Uma discussão No Campo Aplicado, FAPESP, Campinas, 2002.
SIGNORINI I. “Capítulo 2: .” Língua(GEM) e Identidade: Elementos Para Uma discussão No Campo Aplicado, FAPESP, Campinas, 2002.
PRACTITIONER RESEARCH AND EXPLORATORY PRACTICE (PESQUISA DO PRATICANTE E PRÁTICA EXPLORATÓRIA )
Módulo: 2
Carga Horária: 24,5
Ementa:
Introdução à Pesquisa do Praticante, paradigma de investigação qualitativa em contextos pedagógicos. A Prática Exploratória como trabalho reflexivo integrado à vida em sala de aula e em outros contextos. Princípios e proposições que orientam alunos, professores, colegas e coordenadores a atuarem como ‘praticantes’ e ‘agentes’ da busca de entendimentos.
Bibliografia Principal
ALLWRIGHT, D.; HANKS, J. The developing learner: An introduction to exploratory practice. Basingstoke, UK: Palgrave Macmillan, 2009.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Inquiry as Stance: Practitioner Research for the Next Generation. New York: Teachers College Press, 2009.
RIO DE JANEIRO EXPLORATORY PRACTICE GROUP. Why seek to understand life in the classroom? Experiences of the Exploratory Practice Group, 2021. Available at http://www.pucrio.br/ensinopesq/ccg/licenciaturas/download/ebook_why_seek%20to_understand_life_in_the_classroom_2021.pdf
Bibliografia Complementar
ALLWRIGHT, D.; BAILEY, K. Focus on the language classroom: An Introduction to Classroom Research for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
GIEVE, S., & MILLER, I. K. (eds.), Understanding the Language Classroom. London: Palgrave Macmillan, 2006.
RICHARDS, K. Qualitative inquiry in TESOL. New York: Palgrave Macmillan, 2003.
TOPICS ON EDUCATION AND MENTAL HEALTH FOR YOUNG LEARNERS (TÓPICOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL PARA APRENDIZES DA PRIMEIRA INFÂNCIA)
Módulo: 2
Carga Horária: 10,5
Ementa:
Articulações entre a saúde mental da primeira infância (gestação aos 6 anos) e a importância do ambiente escolar como espaço de elaboração psíquica. O desenvolvimento socioemocional e cognitivo da criança e seus impactos. Exemplos teóricos e práticos pelo olhar da Psicologia Educacional.
Bibliografia Principal
GOUVÊA DE MATOS, M (Org). Infâncias pandêmicas; escola e saúde mental. Rio de Janeiro: Editora Pirilampo, 2022
SOUZA, C.A. Interseções entre a psicologia educacional, a prática exploratória e a sociolinguística interacional. A escola como espaço de construção de narrativas e elaboração psíquica, 2015 (Tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em Estudos da linguagem, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).
WINNICOTT, D. Processos de amadurecimento e ambiente facilitador: Estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. (1958 a 1963). Porto Alegre: Artmed, 1983.
Bibliografia Complementar
HALL, T.E.; MEYER, A.; ROSE, D.H. Universal Design for learning in the classroom: practical applications. Guilford Publications; 2012.
MAIA, M.V.M. Criar e brincar: O lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Rio de Janeiro, Wak, 2014.
PALMER, P. J. The courage to teach, San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1998
WRITTEN DISCOURSE AND APPLICATIONS TO TEACHING (DISCURSO ESCRITO E APLICAÇÕES NO ENSINO)
Módulo: 2
Carga Horária: 21
Ementa:
Descrição e análise dos aspectos social e estrutural de gêneros discursivos escritos. Discurso oral e escrito. Intertextualidade. A visualidade do texto escrito. A escrita como processo. Implicações para o ensino de produção de discurso escrito.
Bibliografia Principal
BAZERMAN, C.; PRIOR, P. (eds.) What writing does and how it does it. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum. 2004.
GRABE, W.; KAPLAN, R. B. Theory & practice of writing. New York: Longman, 1996.
MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. Rio de Janeiro: Parábola, 2005.
Bibliografia Complementar
HOEY, M. Textual interaction: an introduction to written discourse analysis. London: Routledge, 2001.
JOHNS, A. M. et al. Crossing the boundaries of genre studies: commentaries by experts. Journal of Second Language Writing, v. 15, pp. 234-49, 2006.
MURRAY, D. M. The craft of revision. Ohio: Cengage Learning, 2008.
ISSUES IN WRITING (TÓPICOS NA PRODUÇÃO DA ESCRITA)
Módulo: 3
Carga Horária: 24,5
Ementa:
Reflexões sobre questões teórico-metodológicas na produção de diferentes gêneros textuais, como: artigos científicos, monografias, sequências didáticas e/ou revisões bibliográficas. Discussões acerca dos aspectos contextuais, funcionais e interacionais no processo de escrita de tais textos em língua inglesa.
Bibliografia Principal
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 2011.
GRABE, W.; KAPLAN, R. Theory and Practice of Writing: An Applied Linguistic Perspective; New York: Longman, 1996.
MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Bibliografia Complementar
BECKER, H. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
MANEN, M. Researching lived experience. Oxon: Routledge, 2015.
RICHARDS, K. Qualitative Inquiry in TESOL. New York: Palgrave Macmillan, 2003.
MODULE-INTEGRATING WORKSHOP 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 E 12 (OFICINAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE MÓDULOS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 E 12)
Módulo: 3
Carga Horária: 31
Oficinas de integração de conteúdos trabalhados nos módulos, oferecidas em todos os três semestres do curso. Reflexão interdisciplinar sobre aspectos discutidos em diferentes módulos.
MONOGRAFIA
Módulo: 3
Carga Horária: 0
Trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
PHONOLOGY AND SPOKEN DISCOURSE (FONOLOGIA E DISCURSO ORAL)
Módulo: 3
Carga Horária: 28
Ementa:
Estudo aprofundado dos aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa sob uma perspectiva discursiva. Ênfase nas funções comunicativas da prosódia no discurso oral. Análise prosódico- discursiva de material audiovisual produzido em situações de comunicação natural. Elaboração e discussão de atividades pedagógicas que promovam a conscientização de professores e aprendizes da língua inglesa.
Bibliografia Principal
CELCE-MURCIA, M.; BRINTON, D.; GOODWIN, J. Teaching Pronunciation. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
DALTON, C.; SEIDLHOFER, B. Pronunciation. Oxford: Oxford University Press, 1994.
UNDERHILL, A. Sound foundations. Heinemann, 1994.
Bibliografia Complementar
BRADFORD, B. Intonation in Context. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
KREIDLER, C. The Pronunciation of English: a Course Book in Phonology. Blackwell, 1989
ROACH, P. English Phonetics and Phonology. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
SPOKEN DISCOURSE (DISCURSO ORAL)
Módulo: 3
Carga Horária: 28
Ementa:
Abordagem da fala-em-interação como fenômeno social situado, envolvendo processos complexos e dinâmicos de negociação de sentido. Interface de perspectivas analíticas macro e micro na descrição e interpretação de ações comunicativas em diferentes contextos de uso e no entendimento das relações entre linguagem e sociedade.
Bibliografia Principal
CAMERON, D. Working with spoken discourse. London: Sage, 2001. GEE, J.P. An Introduction to discourse analysis: theory and method. London: Sage Routledge, 1999
TANNEN, D. Conversational style: analyzing talk among friends. (New Edition) New York: Oxford University Press, 2005.
Bibliografia Complementar
FELDMAN, O & ZMERLI, S. The psychology of political communicators. Routledge, NY, 2019.
GUMPERZ, J. Discourse strategies. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
RIBEIRO, B.T. Coherence in psychotic discourse. OUP, 1994.
WRITING WORKSHOP (OFICINA DE ESCRITA ACADÊMICA)
Módulo: 3
Carga Horária: 24,5
Ementa:
Reflexões sobre o processo de escrita acadêmica, com foco nos aspectos textuais e retóricos de gêneros acadêmicos escritos. Análise de conteúdo, propósito, estrutura e intertextualidade nesses gêneros, com ênfase na preparação para a escrita do trabalho de final de curso.
Bibliografia Principal
BAILEY, STEPHEN. Academic Writing. A Handbook for International Students. 4th Edition. Routledge: London and New York, 2015.
GRAFF, G.; BIRKENSTEIN, C. “They say/I say”: The moves that matter in Academic Writing. Norton & Company: NY & London, 2010.
SWALES, J. M.; FEAK, C. B. Academic Writing for Graduate Students. Essential Tasks and Skills. 3 rd Edition, Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2012.
Bibliografia Complementar
https://advice.writing.utoronto.ca/
https://owl.purdue.edu/owl/purdue_owl.html
https://writing.colostate.edu/