Este curso convida os participantes a explorar diários gráficos como meio de expressão criativa e de renovação das interações sociais. A leitura subjetiva de textos breves de ficção serve de ponto de partida para despertar a imaginação e incentivar formas variadas de expressão e trocas de experiências. A vivência é coletiva, fortalecendo vínculos e favorecendo encontros intergeracionais e interculturais.
A prática periódica com diários pode trazer diversos benefícios, conforme o envolvimento de cada participante:
• Expressão criativa – ao explorar escrita, colagem, pintura e desenho.
• Troca de experiências – ao compartilhar ideias e sentimentos em ambiente colaborativo.
• Desenvolvimento da comunicação – ao ampliar a escuta e a articulação de ideias.
• Autoconhecimento – ao refletir sobre si e revisar a própria identidade.
• Integração social e autoestima – ao fortalecer vínculos e valorizar os trabalhos produzidos.
• Aprendizado coletivo – ao descobrir novos sentidos para o cotidiano em diálogo com o grupo.
O objetivo é conhecer e explorar a prática diarística do Livro Criativo por meio de recursos diversos (colagem, desenho, pintura, escrita) e da leitura subjetiva de textos breves, promovendo diálogo, percepção de si e do outro, revisão da identidade e renovação das relações interpessoais.
Não é necessário conhecimento prévio em artes visuais ou escrita. O participante deve apenas trazer disposição para experimentar diferentes formas de expressão manual (colagem, desenho, pintura e escrita) e interesse em ler textos breves de ficção (contos), que servirão de ponto de partida para as práticas do curso.
Inicialmente, todos confeccionam um diário artesanalmente. Nas leituras de ficção, são enfatizados alguns tópicos das obras literárias para estimular o engajamento criativo e a interação entre os participantes:
- Deslocamento: observar os movimentos dos personagens e refletir sobre situações semelhantes.
- Subtexto: explorar o que fica nas entrelinhas, dando forma ao que não é dito explicitamente.
- Humor: abrir novas perspectivas por meio do riso.
- Vozes: reconhecer diferentes modos de narrar e valorizar múltiplos olhares.
- Repertório: criar conexões com memórias, outras obras e experiências cotidianas.
Depois o trabalho é conduzido conforme os passos a seguir:
1. O tutor propõe a leitura de um texto breve de ficção associado ao tópico a ser explorado;
2. Os participantes compartilham sentimentos, impressões e opiniões sobre os trechos que acharam mais significativos;
3. São sugeridos caminhos para a exploração criativa dos diferentes recursos de expressão (colagem, desenho, pintura e escrita);
4. Cada participante cria seu próprio registro no diário;
5. Realiza-se a apresentação coletiva das produções, valorizando a autoria de cada participante e permitindo comentários de todos.
Materiais de uso pessoal, a cargo do aluno:
Bloco papel desenho Canson A4 180g com 20 folhas brancas; Pacote com 24 folhas coloridas A4, 120g ou 110g (há várias marcas: Ridet, Colorset, Kit Card, etc.); Estojo de aquarela em pastilha (pode ser escolar, marca CIS ou outra); 1 pincel redondo (Keramik 10 ou outro) ou pincel waterbrush grande com ponta fina; Lápis ou lapiseira 2.0; Borracha; Caneta tipo nanquim 0.5 (ou esferográfica comum, preta); Tesoura escolar (14 cm); Cola (comum ou outra); Duas revistas velhas com imagens para recortar.