• Vislumbrar
possibilidades de atuação profissional nos mais diversos canais que a criação e
a promoção de conteúdo musical oferecem;
• Vislumbrar
possibilidade de atuação profissional no contexto da Novas Mídias e de Plataformas
Digitais de música
• Conhecer
ferramentas de planejamento estratégico, de produção de eventos e de captação
de recursos;
• Introdução ao
empresariamento artístico, critérios de escolhas, momento de optar por ter um
empresário artístico;
• Introdução
sobre o setor do rádio, direção artística e estratégias de marketing;
• Refletir
sobre os caminhos históricos e disruptivos de promoção de conteúdos musicais;
• Entender a
música como uma potente ferramenta de comunicação para sentimentos e mensagens,
como elo aglutinador entre pessoas, assim como entre marcas, produtos e o
público desejado;
• Analisar
sobre a adequação de conteúdos musicais nas suas diversas plataformas possíveis
de promoção, incluindo a televisão, o teatro e o cinema;
• Mergulhar no
mercado da música a partir de casos reais de empresas, carreiras, veículos e
vivências dos coordenadores.
• Músicos,
produtores culturais, produtores de eventos, profissionais de comunicação,
marketing, artes em geral (teatro, direção artística), poetas, escritores e
roteiristas. Graduandos e profissionais formados;
• Profissionais
que atuam no mercado fonográfico;
• Estudantes
que vislumbram a possibilidade de trabalhar nos “bastidores’ do mercado
musical;
• Profissionais
e estudantes que trabalham ou tenham desejo em atuar em veículos de
comunicação.
Serão oferecidas 6 aulas expositivas online na plataforma
Zoom com duração de duas horas cada, gravadas para moodle.
Serão convidados professores da PUC-Rio, artistas e
eventualmente especialistas em captação de recursos para participações nos
encontros
Além de abordar os temas do ponto de vista de sua experiência
profissional, os professores apresentarão cases do mercado e recomendarão
bibliografia complementar.
Serão realizados no formato “quiz” ao fim de cada encontro,
de forma a fixar os conteúdos apresentados. Será sugerido aos alunos o envio de
um artigo ao fim do programa.