O curso propõe uma análise crítica das transformações do mundo do trabalho em tempos de globalização, digitalização e plataformização. Partindo da crise do modelo fordista de organização da vida laboral, investiga-se a flexibilização, a precarização e o surgimento de novas formas de subordinação e informalidade nas relações de trabalho. Articulando contribuições de autores nacionais e internacionais, o curso explora também as ideologias que sustentam o capitalismo contemporâneo e seus impactos sobre a subjetividade, as desigualdades e os direitos sociais. A perspectiva adotada considera ainda as dimensões de gênero, raça e classe para compreender como as novas dinâmicas laborais aprofundam processos históricos de exclusão e vulnerabilização de determinados grupos sociais.
Objetivo
Compreender os principais processos e dinâmicas que reconfiguram o trabalho na era digital, com especial atenção para a plataformização, a uberização, a precarização e as novas formas de gestão e controle da força de trabalho. Estimular a reflexão crítica sobre os efeitos dessas transformações para a cidadania, a proteção social e a organização coletiva dos trabalhadores.
Público-Alvo
Profissionais que trabalham com educação e políticas públicas, profissionais do terceiro setor, profissionais que trabalham com direito, jornalistas, pesquisadores, estudantes universitários e de pós-graduação.
Metodologia
Aulas ao vivo. A gravação poderá ficar disponível para os alunos por 2 meses após o término das aulas.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Matrícula
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.