Novas Poéticas do Roteiro Audiovisual é um curso
de extensão em Roteiro que visa a oferecer a seus estudantes um panorama
contemporâneo do ofício da escritura audiovisual, ou a arte de escrever para as
múltiplas telas de nosso mundo.
O curso é fruto de minha experiência de 15 anos
como roteirista profissional, baseado nos conceitos oriundos de minha prática
pessoal, sistematizados a partir das disciplinas Oficina de Dramaturgia para
Cinema e Oficina de Dramaturgia para Televisão, oferecidas desde 2016 para as
graduações em Letras e Artes Cênicas. Em outras palavras, Novas Poéticas do
Roteiro Audiovisual é sobre como tenho escrito roteiros e treinado novas
gerações de roteiristas neste ofício.
Considerando a noção barthesiana de que “o know-how
da arte é irrepetível,” aqui utilizamos o termo Poética, tomado na acepção de
Ian W. Macdonald, professor da Universidade de Leeds e um dos principais
autores do campo dos Estudos em Roteiro. Para ele, “a poética do roteiro não é,
portanto, estabelecer as regras do ofício, mas estudar as razões pelas quais
elas aparentam ser importantes. A poética não é sobre como escrever roteiros;
mas sobre compreender as práticas atuais de como são escritos, e as
instituições, indivíduos e crenças que jazem por trás deles.”
Mais do que buscar uma Poética descritiva, que
analise os processos criativos de obras audiovisuais bem-sucedidas, ou uma
Poética prescritiva, como as dos manuais de roteiro, que preconizam a repetição
de fórmulas cristalizadas, postulando como as obras audiovisuais devem ser
escritas - manuais frequentemente escritos por gurus com pouca ou nenhuma
experiência real como roteirista.
Em última instância, um roteiro é uma sequência
de cenas. Dessa maneira, o curso se concentra no desenho de cenas (scene
design), relegando o desenho de histórias (story design) - sobre o qual se
concentra a imensa maioria dos cursos de roteiro - a um espaço menor. Assim, o
estudante desenvolve a capacidade de escrever cenas instigantes, fundamentadas
pelos princípios da dramaturgia audiovisual ocidental - a partir do pensamento
cênico, da ação simbólica, do diálogo não-expositivo e do conflito. E
principalmente a partir do compromisso com a escrita e não com a repetição de
teorias sobre a escrita, mitologia ou criatividade, que circundam o tema mas
não vão ao ponto central - contar histórias por meio de imagens e cenas.
Em outras palavras, aqui se dá mais valor à
Pragmática do Roteiro do que meramente à sua Semântica e Sintaxe, que embora
importantes e complexos não se equiparam à atividade-fim do roteirista: o
desenvolvimento de roteiros. Afinal, nas palavras de Jean François Lyotard,
“não se aprende a empregar uma linguagem porque se adquiriu expressamente suas
propriedades gramaticais ou lexicais. Antes, aprende-se a falá-la avançando às
cegas no oceano das frases, como fazem as crianças.”
O foco é a prática do roteiro, cena após cena,
considerando de maneira crítica a ortodoxia do roteiro, cheia do que David
Bordwell chama de “taxonomias estéreis e prescrições dogmáticas.” Considero a
ortodoxia como Ian Macdonald: “um sistema poético que está localizado no tempo
e no espaço, e que, como estrutura, serve para informar artistas sobre seus
julgamentos no contexto particular de uma determinada indústria e cultura,” sem
que ela represente um sistema fechado ou um manual de práticas obrigatórias no
contexto profissional.
Oposto a isso: Novas Poéticas do Roteiro
Audiovisual busca oferecer aos estudantes um ferramental teórico-prático que os
ajude no desenvolvimento de roteiros audiovisuais, narrativas capazes de
entreter e promover reflexões sobre quem somos e nossos modos de vida.
Desenvolver nos estudantes a competência da
escritura audiovisual;
Pensar o roteiro de maneira não-dogmática e
não-formulaica, oferecendo alternativas à abordagem estruturalista dos manuais
de roteiro;
Propor uma Poética pessoal, que ensine pelo
compartilhamento de experiências e não pela repetição de fórmulas
cristalizadas;
Promover um pensamento independente, aberto e crítico à ortodoxia do roteiro
Possibilitar a criação de histórias originais, a partir do estímulo à autonomia do autor dentro da lógica da indústria criativa.
Roteiristas, escritores, jornalistas,
publicitários, executivos de mídia, atores, narradores, profissionais de
marketing, estudantes de comunicação e cinema.
As aulas são divididas em dois tipos: primeiro,
as aulas teóricas consistem numa explanação oral seguida de discussão sobre os
conceitos que norteiam a Poética Audiovisual. Mais do que desenhar uma
gramática do Roteiro, o objetivo aqui é criar um vocabulário comum para
discutir o pensamento e a prática em Roteiro.
As aulas teóricas provocam um exercício (uma
cena ou sequência de cenas) escrito pelos estudantes e enviados por email.
O segundo tipo de aula é de natureza prática. Alguns exercícios enviados
pelos estudantes são selecionados e lidos em voz alta no telão, para que sejam
comentados e discutidos pelo professor e estudantes. Isso permite que todos
aprendam com os erros de todos, além de aprimorar a formatação e observar na
prática a aplicação das teorias discutidas nas aulas teóricas
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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