Um território não é um meio, não é um espaço sobre o qual se trabalha. Assim, diversamente da crença difusa, um território não preexiste a interações e às expressões que se fazem presentes em certas dinâmicas. Este curso, sendo ele próprio um encontro, busca sua assinatura enquanto território através do pensamento e do corpo feminista, numa interação entre pensar e sentir.
Diante de uma bem-vinda mudança de paradigma da arquitetura e de outras práticas profissionais (por exemplo, não mais desenha-se para o outro mas com o outro), os mais diversos contextos de trabalho passam a demandar habilidades e competências que parecem inusitadas aos ofícios antes tradicionais. O território que gostaríamos de ver emergir neste curso tenta agarrar essas outras aptidões nas artes, na antropologia, na psicologia, na filosofia, na danças e práticas somáticas.
Visamos, neste curso, a criação, ou pelo menos a incitação, de um certo estado de corpo, um corpo que cria, que vibra e se faz inseparável de uma Terra.
Incentivar a prática de novos métodos e modos de pensar as espacialidades, o projeto arquitetônico, bem como qualquer relação profissional onde existe a demanda de um cliente;
Atender a uma demanda por soluções inovadoras diante da crise ecológica e humanitária própria dos nossos tempos;
Sensibilizar corpo e mente com exercícios práticos e sensoriais para o feminismo e a ética que ele suscita;
Apresentar uma gama de pensadores contemporâneos coerentes com uma ética feminista (Donna Haraway, Virginia Woolf, Gilles Deleuze e Felix Guattari, Davi Kopenawa, Jacques Derrida, Hannah Arendt; Glauber Rocha e Lina Bo Bardi, entre outros).
Profissionais, estudantes de pós-graduação e de graduação em Arquitetura, Design, Urbanismo, Comunicação, Psicologia, Educação, Artes, Letras e qualquer um(a) interessado(a) no tema proposto.
Os encontros mesclarão discussões teóricas a práticas, com a presença das duas professoras, que exercitarão um corpo capaz de ser tocado pela alteridade, por um ou mais meios.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!