
O curso busca proporcionar uma base sólida tanto teórica quanto prática
sobre como coletar, analisar e interpretar dados quantitativos ajudando a
educadores e pesquisadores a conduzirem as suas próprias pesquisas
quantitativas do mesmo modo que interpretar adequadamente os resultados de
outras pesquisas nessa área.
O curso foi elaborado para fornecer uma introdução aos métodos estatísticos e à análise de dados aplicados no campo educacional. Neste curso, esperamos que o aluno(a) o seja capaz de:
1) entender os fundamentos essenciais da pesquisa quantitativa;
2) aprender métodos estatísticos básicos adquirindo conhecimento sobre medidas descritivas e inferenciais, bem como compreendendo como utilizar ferramentas para descrever e interpretar dados coletados em contextos educacionais;
3) aprender a utilizar softwares de análise de dados (como SPSS, R ou Excel) para manipular, visualizar e analisar conjuntos de dados educacionais identificando padrões, tendências e relações nos dados que informam práticas e políticas educacionais;
4) participar de atividades
práticas aplicando os conceitos aprendidos em situações reais.
1. Discutir
a importância de dados estatísticos para a pesquisa em Educação.
2. Compreender
os limites e as potencialidades de um survey para a pesquisa no campo da
Educação.
3. Apresentar
e discutir trabalhos científicos no campo da Educação que utilizam abordagens
metodológicas quantitativas.
4. Apresentar
variáveis e alternativas de construção de variáveis.
5. Apresentar
as principais bases de dados educacionais disponíveis como Censo da Educação
Básica, SAEB, Censo Demográfico e PNAD.
6. Identificar
e analisar criticamente as informações contidas nas bases de dados
educacionais.
7. Descrever
e interpretar as informações das bases de dados educacionais.
8. Construir
formas visuais (gráficos, figuras e tabelas) para a sintetização e
interpretação das informações.
Elaborar um relatório
com a descrição, análise e divulgação dos dados.
Técnicas de aprendizagem: aulas teóricas (expositivas) e práticas (realização de Exercícios).
O curso terá carga horária total de 36h. Sendo 12h de aulas teóricas e 24h de aulas práticas em um laboratório.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher o requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!