Psicologia Clínica com Crianças
Especialização: 384 horas | Duração: 18 meses
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Natalia de Oliveira de Paula Cidade
A clínica com crianças possui uma especificidade que não se traduz somente pelo atendimento a uma determinada faixa etária, mas sobretudo pela necessidade de articular os diversos discursos veiculados sobre a criança ( discurso familiar, social, educacional, médico) ao sintoma apresentado por ela. Por seu estatuto de dependência em relação a seus cuidadores primordiais, o sintoma da criança tem a dupla dimensão de indicar a articulação entre o sofrimento da criança e a problemática parental e ao mesmo tempo possibilitar à criança a construção de uma subjetividade que não seja mera repetição do sintoma dos pais. A articulação entre o sintoma da criança e a estrutura familiar, a plasticidade do psiquismo infantil, as formas de subjetivação propostas à criança na contemporaneidade, são marcadores importantes de uma singularidade clínica que requer uma reflexão e análise dos pressupostos teóricos que norteiam esta prática.
A proposta do curso é formar profissionais que tenham interesse no atendimento à criança, propiciando-lhes condições para o desenvolvimento de uma reflexão que permita a construção de uma clínica com crianças. O corpo docente é formado por psicólogos com formação psicanalítica e acadêmica, que privilegiam a pesquisa e investigação sobre a prática psicanalítica a partir do estudo da pluralidade das orientações teórico-clínicas,
visando indicar ao aluno articulações que lhe permitam adquirir uma relação crítica e investigativa com sua própria prática. O curso teve início em 2007, com turmas de 25 alunos, tendo formado especialistas no âmbito do atendimento clínico a crianças e suas famílias.
O curso oferece um estágio supervisionado em clínica com crianças para possibilitar a produção de um espaço de reflexão e pesquisa sobre a clínica e a psicopatologia da
infância.
OBJETIVO GERAL
O curso tem por objetivo formar profissionais especializados em Psicologia Clínica com crianças através do estudo das principais abordagens psicanalíticas sobre a constituição do sujeito e da prática clínica supervisionada, possibilitando ao aluno, através da articulação teórico-clínica, a construção de uma clínica psicanalítica com crianças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Introduzir o estudo teórico sobre a clínica psicanalítica com crianças através de seus principais autores: Freud, Klein, Winnicott, Lacan, Dolto e Manonni.
- Promover a capacidade de reflexão sobre as diversas tendências na psicanálise com crianças através da participação em seminários clínicos sobre os casos clássicos da Psicanálise com crianças.
- Favorecer o desenvolvimento de uma clínica com crianças através da prática clínica supervisionada e de reuniões clínicas nas quais os casos clínicos dos alunos serão apresentados e debatidos.
- Estimular o interesse em pesquisas sobre os diferentes campos de atuação na clínica com crianças, assim como a discussão de novas demandas no campo do atendimento a crianças e suas famílias.
Graduados em Psicologia ou Medicina.
O curso é realizado na modalidade presencial.
A partir da articulação entre teoria, prática clínica e pesquisa, são oferecidas disciplinas teóricas, seminários clínicos, prática clínica supervisionada e orientação de monografia. Os alunos serão avaliados em cada disciplina e, ao final do curso, apresentarão suas monografias para uma banca examinadora composta pelo orientador e mais dois professores.
Natalia de Oliveira de Paula Cidade
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Estudo dos textos freudianos sobre a constituição do sujeito, visando contextualizar as indicações freudianas sobre a pulsão, as teorias sexuais infantis, o narcisismo e o complexo de Édipo. As origens da psicanálise com crianças. A criança no discurso social e no discurso psicanalítico.
Bibliografia
Freud, S.(1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.In: v.VII, Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro, Imago, 1976.
Geissmann,C. & Geissmann, P. Histoire de la Psychanalyse de l’Enfant. Pris, Bayard Éditions, 1992.
Zornig, S. A criança e o infantil em Psicanálise. São Paulo, Escuta, 2000.
A questão da demanda na clínica com crianças. O lugar dos pais na análise da criança. As entrevistas iniciais. Da criança – sintoma ao sintoma da criança. A especificidade do trabalho psicanalítico com crianças.
Bibliografia
Bleichmar, S. Do discurso parental à especificidade sintomática na psicanálise de crianças.
In: Rosemberg,A.M . O lugar dos pais na psicanálise de criança. São Paulo, Escuta, 1994.
Manonni, M. A criança, “sua doença” e os outros. Rio de Janeiro, Zahar, 1967.
Zornig, S. Da criança-sintoma (dos pais) ao sintoma da criança. In: Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, Companhia de Freud, 2001.
Entrevistas iniciais com os pais e com a criança. Psicodiagnóstico. Supervisão de casos clínicos.
A questão do diagnóstico dos distúrbios apresentados na infância:prevenção e predição.
Especificidade da psicopatologia infantil: psiquismo em vias de estruturação. Os sintomas e a questão da angústia. Fobias e sintomas neuróticos na infância. Neurose infantil e neuroses da infância: Narcisismo e Édipo.
Bibliografia
Bleichmar, S. Nas origens do sujeito psíquico – Do mito à história.Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
Freud, A. A infância normal e patológica. Rio de Janeiro:Zahar, 1976.
Freud, S. ( 1909) “A análise de uma fobia em um menino de 5 anos”. In: : Edição Standard
Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, V. X. Rio de Janeiro:Imago, 1976.
Os primórdios da clínica psicanalítica com crianças tem como ponto de partida as contribuições de Ana Freud e Melanie Klein, que partem de posições antagônicas para postular e defender uma clínica na infância. Enquanto Ana Freud defende uma especificidade desta clínica baseando-se na suposta imaturidade do ego infantil, o que faz com que tenha que modificar pressupostos clínicos como a transferência e a interpretação para poder atender uma criança, Melanie Klein procura desvincular quase que totalmente a criança do discurso parental, propondo um psiquismo constituído muito precocemente eenfatizando uma clínica nos mesmos moldes da clínica de um adulto, baseada na elaboração das relações objetais fantasmáticas. As célebres controvérsias serão retomadas e discutidas à luz de uma clínica atual na infância.
Análise e discussão do pensamento kleiniano e de sua importante contribuição à clínica com crianças. Leitura crítica dos principais conceitos kleinianos: conceito de posição e objeto, noção de fantasia, estágios inicias do Complexo de Édipo, voracidade e inveja e seus efeitos na clínica, sentimento de solidão, técnicas da psicanálise com crianças.
Bibliografia
Baranger, W. Posição e objeto na obra de Melanie Klein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.
Cintra, E. e Figueiredo, L.C. Melanie Klein: estilo e pensamento. São Paulo,Escuta, 2004.
Klein, M. The Psychoanalysis of Children. London:Hogarth Press, 1975.
1- Os tempos lógicos do Édipo: mesmo desprezando a idéia de desenvolvimento, Lacan nunca deixou de frisar a importância do tempo lógico na constituição do sujeito. Na concepção dos três tempos do Édipo, ele mostra o percurso que se dá em torno do furo fundamental, e os caminhos de ida e volta, às vezes tortuosos, que vão da frustração à castração, passando pela privação.
2- Alienação e separação: com essas operações, Lacan nos traz a articulação entre o sujeito e o Outro – o surgimento do sujeito por alienação aos significantes do Outro e sua necessária ou possível separação. Nesse ponto, será fundamental pensarmos os conceitos de necessidade , desejo e demanda.
3- Grafo do desejo: o grafo foi uma forma encontrada por Lacan para tentar escrever a complexidade do surgimento do sujeito em sua relação ao enigma do Outro.
Bibliografia:
Lacan, J. “Nota sobre a criança”. Em: Outros escritos, RJ, J. Zahar Ed. 2003.
Lacan, J. O Seminário, livro 4: a relação de objeto (1956-57), RJ, J.Zahar, 1995.
Lacan, J. O Seminário, livro 5: as formações do inconsciente (1957-58), RJ, J.Zahar, 1999.
Atendimento clínico a crianças e seus pais. Supervisão de casos clínicos.
Autismo e psicose na infância e o ponto de vista da psiquiatria:
Breve histórico da psiquiatria infantil; o autismo de Kanner e a síndrome de Asperger.
Classificações do DSMIV. Autismo e psicose na infância e o ponto de vista da psicanálise: Os casos clássicos da literatura psicanalítica: Frances Tustin e Margareth Mahler.
Autismo e psicose na infância a partir de Freud e Lacan: As respostas e as invenções das crianças autistas e psicóticas frente aos impasses e vicissitudes do sujeito em sua constituição: as contribuições de Marie Cristine Lasnik, Colette Soler e Virginio Baio.
A direção do tratamento com crianças autistas e psicóticas, em instituição, orientado pela psicanálise: Maud Mannoni e um “lugar para viver”; A “prática entre vários” em Courtil, l’ Antenne 110 e a experiência do NAICAP.
Trabalho com os pais na clínica com crianças autistas e psicóticas.
Bibliografia
Kanner, L. Os Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo. In Autismos. Paulina Rocha
(organizadora). São Paulo: Editora Escuta, 1997.
Laznik, M. C. Rumo à Palavra.São Paulo: Escuta, 1997
Ribeiro, Jeanne M.L.C.- A criança Autista em Trabalho. Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2005.
Introdução e discussão da contribuição de D.W. Winnicott à questão da constituição do sujeito e da clínica psicanalítica com crianças, ressaltando os elementos básicos de sua teorização: a relação precoce mãe/bebê, a estruturação do self, o conceito de objeto e espaço transicional, a questão da relação e uso de objeto, o brincar e sua formação na situação analítica.
Bibliografia
Winnicott, D.W. Da Pe diatria à Psicanálise. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1978.
Winnicott, D.W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1982.
Winnicott, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Imago, 1975.
Discussão e elaboração do projeto de monografia a partir dos temas desenvolvidos no curso e de uma questão teórico-clinica construída pelo aluno a partir de sua clínica com crianças.
Trabalho de conclusão de curso.
Teorias do brincar: aspectos históricos, antropológicos e psicológicos. Caracterização dos modos de brincar da criança nos diversos momentos do seu desenvolvimento. Fundamentos do uso das técnicas lúdicas na clínica psicoterápica infantil: Aspectos éticos. Questões contemporâneas.
Bibliografia
Dolto, F. Seminário de psicanálise de crianças, tradução de Vera Ribeiro, Rio de Janeiro: Zahar Editores, (v. 1), 1985.
Klein, M. A técnica da análise infantil. In: M. Klein, Psicanálise da criança. São Paulo, Mestre Jou, 1975
Winnicott, D.W- O brincar e a realidade,Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.
Supervisão da prática clínica com crianças, com ênfase na reflexão sobre o final de análise.
Abordagem da clínica da intervenção precoce a partir da contextualização histórica da clínica com bebês e das diversas abordagens necessárias para discutir a constituição subjetiva da criança na primeira infância. Construção da parentalidade e principalmente do psiquismo materno, para ressaltar o papel fundamental do investimente narcísico parental na construção da subjetividade do bebê. Bebê como catalizador da neoformação psíquica parental. Competências e capacidades do bebê como fundamentais na interação com seus cuidadores fundamentais. Situações clínicas do bebê como sintomas psicossomáticos.
Bibliografia
Correa Filho, L. (org.) Novos Olhares sobre a Gestação e a Criança até os 3 anos. Brasília,Editora LGE, 2002.
Golse,B. Sobre a Psicoterapia Pais-Bebê: narratividade, filiação e transmissão. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003.
Guedeney,A. & Lebovici, S. (orgs.) Intervenções Psicoterápicas Pais/Bebê. Porto Alegre, ArtMed, 1999.
Reflexão sobre as particularidades técnicas deste campo através da leitura de autores psicanalistas que contribuíram para o desenvolvimento da Clínica psicanalítica com crianças como Klein, Winnicott, Manonni, Dolto e outros.
Bibliografia
Dolto, F. O caso Dominique. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.
Klein, M. Narrative of a child analysis. London, Hogarth Press, 1961.
Winnicott, D. The Piggle. Rio de Janeiro, Imago,1987.
A escuta psicanalítica da criança. Transferência dos pais na clínica. A especificidade do tratamento da criança. A expressão lúdica e verbal. Interpretação e construção na clínica com crianças. O processo analítico e o final da análise.
Bibliografia
Aulagnier, P. Nascimento de um corpo, origem de uma história. In: McDougall,J et. al (orgs.) Corpo e História. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2001.
Bergès, J. , Balbo, G. Psychotherapies d’enfant, enfants em psychanalyse. Paris, Érès, 2004.
Zornig, S. Neurose infantil, neuroses da infância. In: Psychê, n. 8, 2001.
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