Disciplinas
HISTÓRIA DA PSICANÁLISE COM CRIANÇAS
Módulo:
1
Carga Horária:
20
Estudo dos textos freudianos sobre a constituição do sujeito, visando contextualizar as indicações freudianas sobre a pulsão, as teorias sexuais infantis, o narcisismo e o complexo de Édipo. As origens da psicanálise com crianças. A criança no discurso social e no discurso psicanalítico.
Bibliografia
Freud, S.(1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.In: v.VII, Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro, Imago, 1976.
Geissmann,C. & Geissmann, P. Histoire de la Psychanalyse de l’Enfant. Pris, Bayard Éditions, 1992.
Zornig, S. A criança e o infantil em Psicanálise. São Paulo, Escuta, 2000.
INTRODUÇÃO A CLÍNICA COM CRIANÇAS
Módulo:
1
Carga Horária:
20
A questão da demanda na clínica com crianças. O lugar dos pais na análise da criança. As entrevistas iniciais. Da criança – sintoma ao sintoma da criança. A especificidade do trabalho psicanalítico com crianças.
Bibliografia
Bleichmar, S. Do discurso parental à especificidade sintomática na psicanálise de crianças.
In: Rosemberg,A.M . O lugar dos pais na psicanálise de criança. São Paulo, Escuta, 1994.
Manonni, M. A criança, “sua doença” e os outros. Rio de Janeiro, Zahar, 1967.
Zornig, S. Da criança-sintoma (dos pais) ao sintoma da criança. In: Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, Companhia de Freud, 2001.
PRÁTICA SUPERVISIONADA I
Módulo:
1
Carga Horária:
16
Entrevistas iniciais com os pais e com a criança. Psicodiagnóstico. Supervisão de casos clínicos.
PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA: FOBIA E NEUROSE
Módulo:
1
Carga Horária:
32
A questão do diagnóstico dos distúrbios apresentados na infância:prevenção e predição.
Especificidade da psicopatologia infantil: psiquismo em vias de estruturação. Os sintomas e a questão da angústia. Fobias e sintomas neuróticos na infância. Neurose infantil e neuroses da infância: Narcisismo e Édipo.
Bibliografia
Bleichmar, S. Nas origens do sujeito psíquico – Do mito à história.Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
Freud, A. A infância normal e patológica. Rio de Janeiro:Zahar, 1976.
Freud, S. ( 1909) “A análise de uma fobia em um menino de 5 anos”. In: : Edição Standard
Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, V. X. Rio de Janeiro:Imago, 1976.
RELAÇÕES OBJETAIS PRECOCES: MELAINE KLEIN E AS CONTROVÉRSIAS COM ANNA FREUD
Módulo:
1
Carga Horária:
32
Os primórdios da clínica psicanalítica com crianças tem como ponto de partida as contribuições de Ana Freud e Melanie Klein, que partem de posições antagônicas para postular e defender uma clínica na infância. Enquanto Ana Freud defende uma especificidade desta clínica baseando-se na suposta imaturidade do ego infantil, o que faz com que tenha que modificar pressupostos clínicos como a transferência e a interpretação para poder atender uma criança, Melanie Klein procura desvincular quase que totalmente a criança do discurso parental, propondo um psiquismo constituído muito precocemente eenfatizando uma clínica nos mesmos moldes da clínica de um adulto, baseada na elaboração das relações objetais fantasmáticas. As célebres controvérsias serão retomadas e discutidas à luz de uma clínica atual na infância.
Análise e discussão do pensamento kleiniano e de sua importante contribuição à clínica com crianças. Leitura crítica dos principais conceitos kleinianos: conceito de posição e objeto, noção de fantasia, estágios inicias do Complexo de Édipo, voracidade e inveja e seus efeitos na clínica, sentimento de solidão, técnicas da psicanálise com crianças.
Bibliografia
Baranger, W. Posição e objeto na obra de Melanie Klein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.
Cintra, E. e Figueiredo, L.C. Melanie Klein: estilo e pensamento. São Paulo,Escuta, 2004.
Klein, M. The Psychoanalysis of Children. London:Hogarth Press, 1975.
A QUESTÃO DA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: A CONTRIBUIÇÃO DE J. LACAN
Módulo:
2
Carga Horária:
32
1- Os tempos lógicos do Édipo: mesmo desprezando a idéia de desenvolvimento, Lacan nunca deixou de frisar a importância do tempo lógico na constituição do sujeito. Na concepção dos três tempos do Édipo, ele mostra o percurso que se dá em torno do furo fundamental, e os caminhos de ida e volta, às vezes tortuosos, que vão da frustração à castração, passando pela privação.
2- Alienação e separação: com essas operações, Lacan nos traz a articulação entre o sujeito e o Outro – o surgimento do sujeito por alienação aos significantes do Outro e sua necessária ou possível separação. Nesse ponto, será fundamental pensarmos os conceitos de necessidade , desejo e demanda.
3- Grafo do desejo: o grafo foi uma forma encontrada por Lacan para tentar escrever a complexidade do surgimento do sujeito em sua relação ao enigma do Outro.
Bibliografia:
Lacan, J. “Nota sobre a criança”. Em: Outros escritos, RJ, J. Zahar Ed. 2003.
Lacan, J. O Seminário, livro 4: a relação de objeto (1956-57), RJ, J.Zahar, 1995.
Lacan, J. O Seminário, livro 5: as formações do inconsciente (1957-58), RJ, J.Zahar, 1999.
PRÁTICA SUPERVISIONADA II
Módulo:
2
Carga Horária:
16
Atendimento clínico a crianças e seus pais. Supervisão de casos clínicos.
PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA: AUTISMO E PSICOSE NA INFÂNCIA
Módulo:
2
Carga Horária:
32
Autismo e psicose na infância e o ponto de vista da psiquiatria:
Breve histórico da psiquiatria infantil; o autismo de Kanner e a síndrome de Asperger.
Classificações do DSMIV. Autismo e psicose na infância e o ponto de vista da psicanálise: Os casos clássicos da literatura psicanalítica: Frances Tustin e Margareth Mahler.
Autismo e psicose na infância a partir de Freud e Lacan: As respostas e as invenções das crianças autistas e psicóticas frente aos impasses e vicissitudes do sujeito em sua constituição: as contribuições de Marie Cristine Lasnik, Colette Soler e Virginio Baio.
A direção do tratamento com crianças autistas e psicóticas, em instituição, orientado pela psicanálise: Maud Mannoni e um “lugar para viver”; A “prática entre vários” em Courtil, l’ Antenne 110 e a experiência do NAICAP.
Trabalho com os pais na clínica com crianças autistas e psicóticas.
Bibliografia
Kanner, L. Os Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo. In Autismos. Paulina Rocha
(organizadora). São Paulo: Editora Escuta, 1997.
Laznik, M. C. Rumo à Palavra.São Paulo: Escuta, 1997
Ribeiro, Jeanne M.L.C.- A criança Autista em Trabalho. Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2005.
RELAÇÕES OBJETAIS PRECOCES: CONTRIBUIÇÕES DE D.W. WINNICOTT
Módulo:
2
Carga Horária:
32
Introdução e discussão da contribuição de D.W. Winnicott à questão da constituição do sujeito e da clínica psicanalítica com crianças, ressaltando os elementos básicos de sua teorização: a relação precoce mãe/bebê, a estruturação do self, o conceito de objeto e espaço transicional, a questão da relação e uso de objeto, o brincar e sua formação na situação analítica.
Bibliografia
Winnicott, D.W. Da Pe diatria à Psicanálise. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1978.
Winnicott, D.W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1982.
Winnicott, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Imago, 1975.
SEMINÁRIO DE PESQUISA
Módulo:
2
Carga Horária:
32
Discussão e elaboração do projeto de monografia a partir dos temas desenvolvidos no curso e de uma questão teórico-clinica construída pelo aluno a partir de sua clínica com crianças.
MONOGRAFIA
Módulo:
3
Carga Horária:
0
Trabalho de conclusão de curso.
O BRINCAR E SUAS APLICAÇÕES NA CLÍNICA COM CRIANÇAS - ASPECTOS TEÓRICOS-TÉCNICOS
Módulo:
3
Carga Horária:
20
Teorias do brincar: aspectos históricos, antropológicos e psicológicos. Caracterização dos modos de brincar da criança nos diversos momentos do seu desenvolvimento. Fundamentos do uso das técnicas lúdicas na clínica psicoterápica infantil: Aspectos éticos. Questões contemporâneas.
Bibliografia
Dolto, F. Seminário de psicanálise de crianças, tradução de Vera Ribeiro, Rio de Janeiro: Zahar Editores, (v. 1), 1985.
Klein, M. A técnica da análise infantil. In: M. Klein, Psicanálise da criança. São Paulo, Mestre Jou, 1975
Winnicott, D.W- O brincar e a realidade,Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.
PRÁTICA SUPERVISIONADA III
Módulo:
3
Carga Horária:
16
Supervisão da prática clínica com crianças, com ênfase na reflexão sobre o final de análise.
PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA: SITUAÇÕES CLÍNICAS DA 1ª INFÂNCIA
Módulo:
3
Carga Horária:
32
Abordagem da clínica da intervenção precoce a partir da contextualização histórica da clínica com bebês e das diversas abordagens necessárias para discutir a constituição subjetiva da criança na primeira infância. Construção da parentalidade e principalmente do psiquismo materno, para ressaltar o papel fundamental do investimente narcísico parental na construção da subjetividade do bebê. Bebê como catalizador da neoformação psíquica parental. Competências e capacidades do bebê como fundamentais na interação com seus cuidadores fundamentais. Situações clínicas do bebê como sintomas psicossomáticos.
Bibliografia
Correa Filho, L. (org.) Novos Olhares sobre a Gestação e a Criança até os 3 anos. Brasília,Editora LGE, 2002.
Golse,B. Sobre a Psicoterapia Pais-Bebê: narratividade, filiação e transmissão. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003.
Guedeney,A. & Lebovici, S. (orgs.) Intervenções Psicoterápicas Pais/Bebê. Porto Alegre, ArtMed, 1999.
REFLEXÃO SOBRE A CLÍNICA PSICANALÍTICA
Módulo:
3
Carga Horária:
32
Reflexão sobre as particularidades técnicas deste campo através da leitura de autores psicanalistas que contribuíram para o desenvolvimento da Clínica psicanalítica com crianças como Klein, Winnicott, Manonni, Dolto e outros.
Bibliografia
Dolto, F. O caso Dominique. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.
Klein, M. Narrative of a child analysis. London, Hogarth Press, 1961.
Winnicott, D. The Piggle. Rio de Janeiro, Imago,1987.
TRANSFERÊNCIA E INTERPRETAÇÃO NA CLÍNICA COM CRIANÇAS
Módulo:
3
Carga Horária:
20
A escuta psicanalítica da criança. Transferência dos pais na clínica. A especificidade do tratamento da criança. A expressão lúdica e verbal. Interpretação e construção na clínica com crianças. O processo analítico e o final da análise.
Bibliografia
Aulagnier, P. Nascimento de um corpo, origem de uma história. In: McDougall,J et. al (orgs.) Corpo e História. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2001.
Bergès, J. , Balbo, G. Psychotherapies d’enfant, enfants em psychanalyse. Paris, Érès, 2004.
Zornig, S. Neurose infantil, neuroses da infância. In: Psychê, n. 8, 2001.