Disciplinas
DISCUSSÃO DA PRÁTICA I
Módulo: 1
Carga Horária: 46
Supervisão de casos atendidos ou de situações vivenciadas pelos profissionais nas unidades de saúde.
FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA HOSPITALAR E DA SAÚDE
Módulo: 1
Carga Horária: 45
Histórico e fundamentos da psicologia hospitalar e da saúde. A instituição hospitalar e suas características. Avaliação e intervenção psicológica no hospital geral. Possibilidades de atuação em diferentes settings do hospital: ambulatório, enfermaria, pronto-socorro e UTI. Doença e família. Inserção em equipes interdisciplinares. Bioética.
Bibliografia:
BRUSCATO, W; BENEDETTI, C; LOPES, S. R. A. (Orgs). A prática da psicologia hospitalar na Santa Casa de São Paulo: novas páginas em uma história antiga. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
ROMANO, B.W. Manual de psicologia clínica para hospitais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
SEIDL, E. M. F.; MIYAZAKI, M. C. Psicologia da Saúde: pesquisa e atuação profissional no contexto das enfermidades crônicas. Curitiba: Juruá, 2014.
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
Módulo: 1
Carga Horária: 30
A constituição do sistema de saúde no Brasil: do Brasil colônia ao Sistema Único de Saúde. A conferência de Alma-Ata e suas implicações na formulação das políticas de saúde. As propostas para ampliação do sistema de atenção básica em saúde. Programas de atenção básica.
Bibliografia:
FINKELMAN, J. Caminhos da saúde pública no Brasil. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, Organização Panamericana da Saúde, 2002.
GIOVANELLA, L.; ESCOREL, S.; LOBATO, L. V. C.; NORONHA, J. C.; CARVALHO, A. I. (Orgs.). Políticas e sistemas de saúde no Brasil. 2a ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz / Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, 2012.
PAIM, J. S. O que é o SUS? Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.
QUESTÕES SOCIOANTROPOLÓGICAS EM SAÚDE
Módulo: 1
Carga Horária: 42
Articulação entre os saberes provenientes da biologia, da biomedicina, da psicologia, da sociologia e da antropologia. Conceitos de pessoa, indivíduo, saúde/doença, normalidade/desvio do normal, vida/morte, sofrimento, reprodução e etapas da vida (infância, adolescência, idade adulta, menopausa, velhice); Interseccionalidade.
Bibliografia:
ADAM, P.; HERZLICH, C. Sociologia da doença e da medicina. Bauru: Edusc, 2001.
DUARTE, L. F. D.; LEAL, O. F. Doença, sofrimento, perturbação: perspectivas etnográficas. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1998.
HELMAN, C. Cultura, saúde e doença. Porto Alegre: Artmed, 2007.
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DA SAÚDE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Módulo: 2
Carga Horária: 33
Caracterização da criança nos diversos momentos do seu desenvolvimento. Doença e saúde na infância. Repercussões emocionais da hospitalização. Bases teóricas do trabalho com crianças - técnicas de atendimento, a importância do lúdico, o acompanhamento dos familiares. Aspectos éticos. A criança gravemente doente e a morte. Trabalho interdisciplinar.
Bibliografia:.
MORSCH, D.S.; ARAGAO, P. M. A criança, sua família e o hospital: pensando processos de humanização. In: Suely Ferreira Deslandes. (Org.). Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. 1a ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006, v. 1, p. 15-414.
KREISLER, L.; FAIN, M.; SOULÉ, M. A criança e seu corpo: psicossomática da primeira infância. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
SANTA-ROZA, E. Quando brincar é dizer. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 1999.
ENVELHECIMENTO
Módulo: 2
Carga Horária: 24
Representações sociais e culturais do envelhecimento: terceira idade X velhice. Envelhecimento normal e patológico: as alterações fisiológicas e a sua relação com a identidade. Diferenças de gênero no idoso. Perdas, morte e luto. Depressão, transtornos ansiosos, alcoolismo e abuso de drogas. As demências: doença de Alzheimer, demência vascular, outras demências. A especificidade dos cuidados a idosos com transtornos mentais. Os diferentes modelos institucionais e políticas de assistência. A família e o cuidador. A qualidade de vida do idoso. O trabalho interdisciplinar.
Bibliografia:
FREITAS, E.V.; PY, L (Orgs). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
LOPES, M.J.; MENDES, F. R. P.; SILVA, A. O. (Orgs.). Envelhecimento: estudos e perspectivas. São Paulo: Martinari, 2013.
MALLOY-DINIZ, L. F; FUENTES, D.; COSENZA, R. M. (Orgs.). Neuropsicologia do envelhecimento: uma abordagem multidimensional. Porto Alegre: Artmed, 2013.
MODALIDADES TEÓRICO-TÉCNICAS DA ATUAÇÃO EM SAÚDE
Módulo: 2
Carga Horária: 60
A disciplina Modalidades teórico-técnicas da atuação em saúde é constituída por quatro unidades, focalizando diferentes orientações teórico-técnicas: Psicoterapias Integrativas; Psicossomática Psicanalítica; Terapia Cognitiva-Comportamental e Gestalt-terapia.
1ªUnidade: Psicoterapias Integrativas (15 h) – Profa Regina Pontes
Ementa: Integratividade. A AEDP (Accelerated Experiential Dynamic Psychotherapy). Teoria do Apego e implicações clínicas. Intersubjetividade e a regulação diádica. O processo experiencial e a ativação transformacional. Intervenções e técnicas – interpretativas, relacionais, de reestruturação, experienciais. A relação equipe de saúde / paciente / família.
Bibliografia:
BOWLBY, J. Uma base segura: aplicações clínicas da teoria do apego. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FOSHA, D. The transforming power of affect: a model for accelerated change. New York: Basic Books, 2000.
SIEGEL, D. Mindsight: the new science of personal transformation. Random House Publishing Group, NY, 2010.
2ª Unidade: Psicossomática Psicanalítica (15h) - Profa Flavia Sollero
Ementa: Histórico da psicossomática no século XX; Freud, neuroses atuais e conversões histéricas; alguns desdobramentos a partir da neurociência (corpo, mente, cérebro). Teoria psicossomática da Escola de Paris. A relação médico-paciente e a contratransferência. O cuidado na clínica das desorganizações somáticas.
Bibliografia:
MARTY, P. A psicossomática do adulto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
MCDOUGALL, J. Teatros do corpo – O psicossoma em psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VOLICH, R. M. Psicossomática: de Hipócrates à Psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
3ª Unidade: Gestalt-terapia (15h) - Profa Sandra Salomão
Ementa: Pressupostos filosóficos da Gestalt-terapia. Relação dialógica. Saúde e doença. Aqui-e-agora. Contato e disfunções do contato. Self do terapeuta.
Bibliografia:
FREITAS, J. L. Experiência de adoecimento e morte: diálogos entre a pesquisa e a Gestalt-terapia. Curitiba: Juruá Editora, 2009.
HYCNER, R.; JACOBS, L. Relação e cura em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 1997.
RODRIGUES, H. E. Introdução à Gestalt-terapia. Conversando sobre os fundamentos da abordagem gestáltica. Petrópolis, RJ: Ed Vozes, 2009.
4ª Unidade: Terapia Cognitivo-Comportamental (15 h) - Profa Maria Amélia Penido
Ementa: Modelos de saúde e doença. Fatores psicossociais e sua influencia no estado de saúde. A TCC na Psicologia da Saúde. A relação profissional de saúde-cliente. A saúde do profissional de saúde e a Síndrome do Burnout. O processo do stress e sua influência na saúde.
Bibliografia:
PEREIRA, F. M. H.; PENIDO, M. A. Aplicabilidade teórico-prática da terapia cognitivo- comportamental na psicologia hospitalar. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. V. 6: 189-220, 2010.
REIS, J.C. O sorriso de Hipócrates. A integração biopsicossocial dos processos de saúde e doença. Lisboa: Vega, 1998.
WHITE, C.A. Cognititve Behaviour Therapy for Chronic Medical Problems. A guide to assessment and treatment in practice. NY: Wiley, 2001.
ATUAÇÃO COM GRUPOS
Módulo: 3
Carga Horária: 20
Apresentação da fundamentação teórica, dos métodos e das técnicas nas diversas abordagens do trabalho com grupos. O papel do psicólogo no manejo do grupo em instituição de saúde e o trabalho multidisciplinar. Especificidades no manejo dos grupos nas diversas clínicas e seus aspectos éticos.
Bibliografia:
MELLO FILHO, J. et al. (Orgs). Grupo e corpo: Psicoterapia de grupo com pacientes somáticos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
MINNICUCCI, A. Dinâmica de Grupo: teorias e sistemas. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
YALOM, I. D. Psicoterapia de Grupo: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DISCUSSÃO DA PRÁTICA II
Módulo: 3
Carga Horária: 44
Supervisão de casos atendidos ou de situações vivenciadas pelos profissionais nas unidades de saúde.
MONOGRAFIA
Módulo: 3
Carga Horária: 0
Trabalho de conclusão de curso.
PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES
Módulo: 3
Carga Horária: 6
Aspectos psicossociais das situações de emergência e desastres. Diferenças entre desastres e catástrofes. Primeiros socorros psicológicos. Saúde mental do profissional neste contexto. Intervenções psicológicas em emergências. Trauma e luto. Rituais de despedidas.
Bibliografia:
CFP. Psicologia de emergências e desastres na América Latina: promoção de direitos e construção de estratégias de atuação / Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, 2011. 100 p.
FRANCO, MHP (Org.). A intervenção psicológica em emergências: fundamentos para a prática. São Paulo: Summus, 2015.
OMS. Primeiros Cuidados Psicológicos: um guia para trabalhadores de campo. Organização Mundial da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde, 2015.
PSICOPATOLOGIA E PSICOFARMACOLOGIA
Módulo: 3
Carga Horária: 30
Discussão de aspectos relacionados ao diagnóstico e atendimento de pacientes no hospital geral ou em unidades de saúde que apresentam intercorrências psicopatológicas. Transtorno do Estresse Pós-Traumático. Uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas. Psicofarmacologia. Interações medicamentosas. Psicopatologia da infância e da adolescência.
Bibliografia:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - Referência Rápida aos Critérios Diagnósticos do DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BOTEGA, N. J. Prática Psiquiátrica no Hospital Geral – Interconsulta e Emergência. Porto Alegre: 3a edição. Artmed, 2012.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos trantornos mentais. 2a edição. Artmed, 2008.
QUESTÕES SOBRE A MORTE E O LUTO
Módulo: 3
Carga Horária: 30
Aspectos históricos e culturais da morte. Morte no processo do desenvolvimento humano. Os diferentes tipos de luto, recursos de enfrentamento e resiliência. Cuidados Paliativos. Questões éticas relacionadas aos cuidados finais da vida. Profissionais de saúde e a morte. Técnicas de intervenção. Transtorno do luto prolongado.
Bibliografia:
ARIÈS, P. O homem diante da morte, Vol II, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
KOVÁCS, M. J. Morte e desenvolvimento humano, 5a ed., São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
MONTEIRO, M. C. A morte e o morrer na UTI: família e equipe médica em cena. Curitiba: Ed Appris, 2017.
SEMINÁRIO DE PESQUISA
Módulo: 3
Carga Horária: 30
Pesquisa qualitativa e quantitativa em saúde. Metodologia de Pesquisa. Discussão dos projetos de pesquisa para fins de elaboração da monografia.
Bibliografia:
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9a ed. São Paulo: Hucitec; 2006.
TURATO, E. R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 3a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
______________ Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev saúde publica; 39(3): 507- 514, 2005.
TÓPICOS ESPECIAIS
Módulo: 3
Carga Horária: 10
Discussão de temas atuais no campo da psicologia hospitalar e da saúde a partir da demanda de cada turma.