Aprofundar o conhecimento da teoria e da práxis junguiana pelo viés da criatividade. Numa interface com a arte e as teorias do imaginário, garantir ao aluno um espaço de vivência e reflexão teórico-imagética, tecendo um paralelo entre Processos Criativos e o Processo de Individuação. Examinar os conceitos fundamentais que demarcam a estrutura teórico-metodológica da Psicologia Analítica, procurando articular o modelo de psique postulado por Jung com o pensamento de filósofos, educadores, artistas e psicanalistas envolvidos com a questão da gênese da imagem e do imaginário. Vivenciar técnicas terapêuticas em que se utiliza a argila, a pintura e o teatro como instrumental de trabalho necessário à construção da subjetividade.
Psicólogos, Médicos e outros profissionais na área de saúde e educação, possuidores de diploma universitário.
Os psicólogos e médicos poderão atender em psicoterapia de base junguiana no SPA da PUC-RIO (Serviço de Psicologia Aplicada da Puc-Rio).
Os outros profissionais interessados poderão participar das atividades de cunho social associadas ao Projeto PIPA.
O curso está dividido em três módulos a serem realizados na PUC-Rio em três semestres letivos, totalizando 480 horas, sendo 360 horas teóricas e 120 horas em vivências supervisionadas em "ateliês de expressão" (laboratório de imagens).
Isabela Fernandes Soares Leite
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Ementa:
Fundamentos filosóficos subjacentes à questão do imaginário. O Ethos do imaginário nos diversos sistemas filosóficos. As vertentes éticas e epistemológicas da imagem. Perspectivas da vida imaginária na construção do conhecimento.
Objetivo Geral:
O objetivo dessa disciplina é proporcionar aos alunos o conhecimento dos fundamentos filosóficos que embasam o fenômeno da imaginação. Iniciá-los no exercício da reflexão e da pesquisa filosófica a fim de contribuírem para a construção de formas alternativas de gnose.
Bibliografia:
ARRUDA, F. D. . As raizes da criação. Redes (Vitória) , v. 15, p. 140-151, 2010.
_____A linguagem do Imaginário. Letras de Hoje , v. 44, p. 14-19
SCHILLER, F. Cartas sobre a educação estética da humanidade. SP : Heider, 1963.
Ementa:
Antecedentes históricos que permeiam a história da descoberta do inconsciente. Fundamentos teóricos da Psicologia Analítica. O Processo Simbólico segundo Jung e a práxis clínica.
Objetivo Geral:
Introduzir o aluno no estudo e aprofundamento dos aspectos teóricos e operacionais que envolvem a Psicologia Analítica de C.G.Jung.
Bibliografia:
SILVEIRA, N. (1974). Jung Vida e Obra, Rio, J. Alvaro Edit
JUNG, C. G. (1984). A natureza da Psique, Petrópolis, Vozes.
ELLENBERGER, H. F. (1994). Histoire de la découverte de l’incoscient, Paris, Fayard.
Ementa:
Articulação entre questões teóricas e simbólicas que se referem à capacidade humana de criar novas subjetividades que se configuram a partir da tendência humana universal para estruturar em imagens partes pessoais da psique, tanto conscientes como inconscientes - Psique=Imagem. A imagem no processo de formação do Eu e suas conexões entre o psicológico e o social (Eixo Eu-Si-mesmo) com vistas a prática analítica e da arteterapia.
Objetivo Geral:
Estimular a capacidade de reflexão do aluno sobre si mesmo e sobre o outro a partir de entrevistas de C.G.Jung, de artistas, de arteterapêutas e de outros autores ligados à estética da criação. Através de vídeos e textos o aluno seria levado a refletir sobre aspectos pessoais e práticos da teoria junguiana.
Bibliografia:
Estudos Em Arteterapia - Diferentes Olhares Sobre a Arte - Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro.
JUNG, C. G. (1985). O Espírito na Arte e na Ciência, Petrópolis, Vozes. 1961). Psicologia e Alquimia, Petrópolis, Vozes.
NORGREN, M. Betânia P. Artepsicoterapia com crianças e adolescentes. In Selma CIORNAI (org.) Percursos em arteterapia. Volumes 1. São Paulo: Summus Editorial, 2004.
Ementa:
Simulação informacional de modelos de pesquisa. Princípios básicos para elaboração de monografia. Implicações da criatividade na pesquisa acadêmica. Supervisão em pequenos grupos com vistas à elaboração da monografia a ser feita pelos alunos durante o curso.
Objetivo Geral:
Princípios básicos para elaboração de monografia. Discussão dos projetos de pesquisa para fins de elaboração da monografia.
Bibliografia:
ALMEIDA, M. L. P. de. (1996) Como elaborar monografias. 4. ed. rev. e atual. Belém: CEJUP.
AZEVEDO, I. B. de. (1992) O prazer da produção científica: diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos. Piracicaba: UNIMEP.
LEHFELD, N. A. de S. (1986). Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. São Paulo: McGraw-Hill.
Ementa:
Investigar diferentes abordagens em filosofia e psicologia que busquem aclarar aspectos éticos e teóricos que envolvam a individualidade, o trabalho em psicologia e educação. Incentivar a troca de ideias entre o professor e os alunos em busca da identidade profissional do terapeuta e do agente de saúde.
Objetivo Geral:
O nosso objetivo Refletir as questões relacionadas à ética e ao Processo de Individuação com ênfase na motivação, na emoção e nas vivências internas que levam o aluno a construir, desconstruir e reconstruir sua própria forma de agir em atividades terapêuticas. Criar espaço de reflexão sobre a escolha individual do aluno e sobre a lógica de sua orientação teórico-metodológica.
Bibliografia:
VERISSIMO, L. J. (1996). A Filosofia como Ética Fundamental para a Psicologia, Perspectiva, NPV, Jornal do Núcleo de Psicoterapia Vivencial, nº 10, pp. 4 e 5.
JUNG, C. G. (1961). A Prática da Psicoterapia. Petrópolis: Vozes.
PORCHAT, I.; BARROS, P. (1985). Ser Terapeuta – depoimentos. São Paulo: Summus
Ementa:
Vivência, conceito e teoria. A ênfase dessa disciplina será nas vivências relacionadas com o uso do barro como "instrumental analítico". O método visa encaminhar a vivência do aluno em duas modalidades de expressão: a "Expressão Conduzida" e a "Livre Expressão". Assim, a partir das imagens produzidas nas vivências analisaremos questões relativas ao setting analítico, ao enquadre, etc.
Objetivo Geral:
O objetivo é introduzir o aluno na dinâmica da "relação de objeu" (ob-jeu: objeto do jogo analítico), levando-o a experimentar o barro como catalisador de imagens de emoções. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de trabalhar individualmente e com grupos na utilização da argila como instrumental de trabalho analítico.
Bibliografia:
GOUVÊA, A.P. (1999). A Tridimensionalidade da Relação Analítica, São Paulo: Cultrix.
____. (2004). Jung na Universidade, in Aclínica na Universidade, organiz. Junia de Vilhena: 15-38, Rio, Edit. PUC.
____. (1990). Sol da Terra: o uso do barro em psicoterapia, S. Paulo: Summus.
Ementa:
Vários encaminhamentos se oferecem à fecundidade da abordagem Hilman e a de Winnicott. Em Hilman veremos a relação entre Psique e Imagem. E, a visão winnicottiana. a ser trabalhada no curso, aproximará a imagem de seu objeto, sobrepondo fantasia psiquíca e realidade fisicamente experimentada, evocando o "espaço do brincar" winnicottiano, um espaço clínico onde se "superpõem as áreas de brincar do analista e do analisando".
Objetivo Geral:
O nosso objetivo é: refletir sobre a questão da imagem em Jung e Hilman. E, a partir de conceitos winnicottianos, tais como, espaço potencial, objeto transicional, momento de ilusão e outros, estudar com os alunos as questões referentes ao objeto, à imagem e ao corpo na contemporaneidade, tendo em vista sua aplicação concreta na prática, especialmente na clínica psicanalítica e psicoterápica.
Bibliografia:
BERNARDI, C. A. (2008). O Estatudo da Imagem na Psicologia Analítica. In Alvaro de Pinheiro Gouvêa (ORG), Cine Imaginarium,. Rio de Janeiro: Cia de Freud.
JACOBI, J. (1990). Complexo Arquétipo e Simbolo-na psic. de Jung, S. Paulo, Cultrix.
WINNICOTT D. W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago
Ementa:
Introdução geral ao estudo da imagem nos mitos, nos contos populares e nos comportamentos rituais; discussão sobre a produção da imagem mítica e ritual em suas relações com as formas arquetípicas dentro do enfoque junguiano.
Objetivo Geral:
O curso pretende explorar a riqueza das imagens arcaicas, com o objetivo de oferecer, ao profissional da área, instrumento teórico de auxílio para uma melhor compreensão dos processos de produção de imagens na psique humana. Para isso, organizaremos as atividades com os alunos objetivando explorar a riqueza das imagens estudadas ou por eles produzidas e estimulando a produção de novas imagens dentro do grupo. Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de identificar a estrutura funcional das narrativas míticas e refletir sobre a rede de relações existentes entre as imagens dos mitos e a múltipla linguagem simbólica do imaginário humano.
Bibliografia:
BRANDÃO, J. S. (1987). Mitologia Grega, vol. III. Petrópolis, Vozes.
FERNANDES, I. (2000). Do Mito à Mímesis. Tese de Doutorado. PUC-Rio, Dept. de Letras.
HOMERO. (2002). A Ilíada. Trad. Haroldo de Campos. São Paulo, Arx Editora.
Ementa:
Introdução aos métodos e instrumentos de investigação da imagem na esquizofrenia. Análise do valor terapêutico da imagem. A imagem como despotencializador de conteúdos inconscientes. O símbolo como veículo da emoção. (C.G.Jung, M.L. von franz, Nise da Silveira).
Objetivo Geral:
O objetivo desta disciplina é trabalhar na análise e interpretação de séries de imagens, sejam elas pertencentes ao acervo do Museu de Imagens do Inconsciente (Centro Psiquiátrico Pedro II) ou produzidas pelos alunos nas vivências desse curso. Nesse sentido, desenvolveremos atividades criativas, uma espécie de "rituais de ação", familiarizando o aluno no trato com diferentes materiais (tintas, tecidos, etc.), de maneira a que possa vir a utilizá-los como ferramenta de trabalho analítico.
Bibliografia:
HALL, C-S. (1988). Introdução à Psicologia Junguiana, S.Paulo, Cultrix.
JAFFE, A. (1988). Ensaios sobre a Psicologia de C.G. Jung, S. Paulo, Cultrix.
SILVEIRA, N. (1981) Imagens do Inconsciente. Rio de Janeiro: Alhambra.
Ementa:
Tema 1 - A emergência da imagem e seus desdobramentos no processo de criação: a lógica das imagens.
Tema 2 - A ética do imaginário (Spinoza). Da imagem-movimento à imagem-ação: a dinâmica da linguagem gestual (Deleuze). Por uma nova estratégia do visível: o visível e o invisível. A potência da imaginação como dominação de si (Merleau-Ponty).
Tema 3 - Estruturas mentais e projeção estrutural: a caminho de uma fenomenologia da projeção. A fenomenologia da projeção. A fenomenologia da imagem e suas implicações na construção do ser: a imagem como veículo do ser.
Tema 4 - Práticas sensoriais de imaginação e a fabricação de imagens mnêmicas. Prazer do jogo e descoberta do mundo: a importância dos primeiros anos de vida para a formação das capacidades físicas, sensoriais e psicológicas do ser humano.
Objetivo Geral:
O objetivo dessas disciplinas é o estudo da imagem como vetor do simbólico, procurando levar o aluno a dar conta dos diferentes aspectos teóricos e práticos que envolvem a questão da construção do real em psicoterapia.
Bibliografia:
BERGSON, H.(206). Memória e Vida. São Paulo: Martins Fontes.
CHARLES, C. (2005). Farnese objetos: Charles Cosac. São Paulo: Câmera B. do livro.
DELEUSE, G. (1983). L’image Mouvement – Cinema 1 – Paris: Les éditions minuit.
Construção, desconstrução e reconstrução do espaço cotidiano pelo uso de tintas e de técnicas teatrais em “ateliê de expressão” e, procurar abordar o cenário imaginário produzido através do olho da câmera fotográfica.
Objetivo Geral:Levar o aluno a agir e reagir através das cores (pintura) e em meio à multiplicidade de experiências relacionadas à arte de representar e fotografar, de forma a criar uma dinâmica intersubjetiva transformadora e individualizante. O objetivo é buscar uma interface entre o material criado no momento pelo indivíduo ou pelo grupo e o olhar da câmera fotográfica que registra o encadeamento do encontro, dos conflitos de forma a gerar no grupo um conhecimento mútuo sobre as imagens produzidas, e de vir a criar condições de possibilidade para a reflexão via imagem fotográfica.
Bibliografia:ARTAUD, A. (1999). O teatro e seu duplo. São Paulo: M. Fontes. LABAN, R. (1978). Domínio do movimento. São Paulo: Summus.
GOUVÊA, A. P. (2007). A imagem como metáfora do desejo. In Contracampo – Revista do programa de pós-graduação em comunicação. Niterói: UFF.
BACHELARD, G. (2003). A poética do espaço. São Paulo: M. Fontes.
Ementa:
Aprofundar, através dos pós-junguianos os conceitos tais como: Consciente, Inconsciente Pessoal, Inconsciente Coletivo, Complexo, Arquétipo, Sombra, Anima/Animus, o eixo Eu-Si-Mesmo, Processo de Individuação, a dialética do Eu e do Inconsciente, Energia Psíquica, a questão simbólica a questão dos sonhos em Jung e: símbolo vivo/símbolo morto, etc.
Objetivo Geral:
Todos esses conceitos serão aprofundados com o objetivo de ajudar o aluno na compreensão da concepção junguiana do aparelho psíquico. A seguir, partindo do estudo de tais conceitos, analisaremos questões relacionadas com O Processo de Individuação em Jung.
Bibliografia:
JUNG, C. G., (1975). (1971). Freud e a psicanálise. Petrópolis, Vozes.
__________, (1978). O eu e o inconsciente. Petrópolis, Vozes.
SAMUELS, A.; SHORTER, B.; PLAUT, F. (1988). Dicionário crítico de análise junguiana, Rio, Imago.
Trabalho de conclusão de curso.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!