Psicologia Organizacional: Estratégias e Intervenções
Especialização: 384 horas | Duração: 18 meses
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Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Bruno Estevan Martinelli Amaro
Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Entre os princípios e compromissos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de psicólogo, no parágrafo V, em seu artigo 3º, encontra-se a “atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, das organizações e comunidades”.
Outro aspecto preconizado pelas Diretrizes Nacionais para a formação de Psicólogos está delimitado no Artigo 4º e refere-se às competências e habilidades indicadas pelo INEP. Entre elas, são importantes para esta argumentação aquelas descritas nos parágrafos II, V e VI. No parágrafo II lê-se sobre tomada de decisões: "o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas”. Já no V, sobre administração e gerenciamento: "os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho”; e no VI preceitua-se a educação permanente: "os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.”
Ainda com base nas Diretrizes Nacionais, o Artigo 12º evidencia que os domínios mais consolidados de atuação profissional do psicólogo no país se constituem como ponto de partida para a definição de ênfases curriculares. Em relação às possibilidades de ênfase, duas estão relacionadas ao curso de especialização alvo deste projeto. A primeira refere-se a Psicologia e processos de gestão, que se concentra em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico, o planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições. A segunda possibilidade é a Psicologia e processos de avaliação diagnóstica, cujo foco é em competências relacionadas ao uso e ao desenvolvimento de diferentes recursos, estratégias e instrumentos de observação e avaliação úteis para a compreensão diagnóstica em diversos domínios e níveis de ação profissional.
Cabe ressaltar que existem poucos cursos da área temática em oferta nas demais IES do município do Rio de Janeiro que atendam estas características. Outro aspecto a ser levado em consideração refere-se ao corpo docente. Há, no estado do Rio de Janeiro, poucos cursos sobre a área com corpo docente, de titulação stricto sensu, com produção cientifica voltada para o tema no âmbito acadêmico. E, no que tange à organização didático pedagógica, a maior parte dos cursos oferecidos ou está direcionada para a teoria ou para a aplicação de ferramentas técnicas, com pouca integração entre conhecimento científico e o saber prático.
O Departamento de Psicologia da PUC-Rio, que já oferece vários cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de excelência consubstanciou uma ampliação deste conjunto de cursos, de acordo com o perfil de seu quadro docente permanente e horista em relação aos temas de seu corpo de conhecimento. Neste contexto, com o objetivo de reforçar a produção e aplicação do corpo de conhecimento da área nos âmbitos acadêmico e do mercado de trabalho, o Departamento de Psicologia da PUC-Rio constituiu uma equipe de docentes do curso considerando aqueles que têm pesquisas com aplicação ou possibilidade de aplicação nas organizações de trabalho. Diante destas considerações, apresenta-se a proposta de curso de pós-graduação em nível Lato Sensu, a Especialização em Psicologia Organizacional: Estratégias e Intervenções, com o objetivo de suprir a necessidade dos profissionais graduados que desejam atuar ou que já atuam em organizações de trabalho. A ideia central do Departamento de Psicologia é oferecer um curso com perfil arrojado e diferencial com foco na integração entre o conhecimento científico produzido na academia e a prática em organizações de alto desempenho.
Este curso tem como objetivo de desenvolver e especializar o profissional da área de gestão de pessoas em uma das grandes áreas de atuação da psicologia, as organizações de trabalho.
Psicólogos e graduados em áreas afins que já trabalhem, ou não, nessa linha de atuação da Psicologia.
O curso será realizado na modalidade síncrona com aulas ao vivo transmitidas pela plataforma Zoom.
Sendo todas as disciplinas obrigatórias, sem disciplinas eletivas ou optativas, o curso oferece um núcleo de palestras que visa a articulação com os conhecimentos afins. A eleição das áreas de conhecimento, em tela, no conjunto de palestras foi definido por sua importância nas discussões contemporâneas que consideram a transdisciplinaridade essencial nos modelos de gestão em tempos de Globalismo. Essa estratégia de utilizar-se a transdisciplinaridade tem como objetivo a compreensão da complexidade de temas atuais de forma articulada entre as disciplinas. Desta forma, com reflexões sobre os temas apresentados nas palestras configura-se maior clareza no “fio condutor” do curso, para além do conhecimento prático imediato. Sendo assim, Filosofia, Biologia, Antropologia, Física, Cinema, Sustentabilidade, serão alvo de debates inspirados nas palestras.
Bruno Estevan Martinelli Amaro
Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
A trajetória da individualidade humana no contexto organizacional. Os ciclos que definem o seu futuro profissional. A direção da carreira: responsabilidade e corresponsabilidade. Conceitos e aplicabilidade dos processos: Coaching, Mentoring, Coaching, Couseling, Consultoria e Psicoterapia. Intervenção X Situação.
CARGA HORÁRIA: 16 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
RHANDY, D. S. (2009) Líder Coach: Líderes criando líderes. São Paulo: Saraiva, 2009.
SENGE, Peter. A. A Quinta Disciplina. Rio de Janeiro: Best Seller, 1990.
WUNDERLICH, M; SITA, M. Coaching e Mentoring: Foco na Excelência. São Paulo: Ser Mais, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MERLEVEDE, Patrick E.; BRIDOUX, Denis C. Dominando o Mentoring e o Coaching com inteligência emocional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
GOLDSMITH, Marshall. Coaching: o exercício da liderança. Vol. 1. Elsevier Brasil, 2012.
EMENTA: A cultura de uma organização. Como a Cultura Organizacional se manifesta. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. A relação da cultura, mudança organizacional, liderança, comprometimento e desempenho. A mudança da Cultura e o Ciclo de Vida Organizacional. O papel da cultura nacional e/ou da cultura familiar na cultura organizacional.
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
TOMEI, Patrícia A. O Que é a Cultura Organizacional? Rio de Janeiro: Editora Brasiliense, 2011.
TOMEI, Patrícia A.; RUSSO, G. Cultura Empreendedora. Rio de Janeiro: Ed. Office Book., 2008.
TOMEI, Patrícia A. (org.) Cultura e Mudança Organizacional. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
SCHEIN, Edgar H. Guia de Sobrevivência da Cultura Corporativa. Editora Jose Olympio, 2007.
SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Ed. Atlas, 2009.
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BAUTZER, Deise. Inovação: repensando as organizações. São Paulo: Atlas, 2009.
FARIA, Bruno M. F.; VARGAS, E.; MARTINEZ, A. (Orgs). Criatividade e inovação nas organizações: desafios para a competitividade. São Paulo: Atlas, 2013.
MOREIRA, Daniel; QUEIROZ, Ana Carolina. Inovação organizacional e tecnológica. São Paulo: EditoraThomson Learning, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARBIERI, U. Gestão de pessoas nas organizações: a aprendizagem da liderança e da inovação. São Paulo: Atlas, 2013.
GOVINDARAJAN, V.; TRIMBLE, C. O desafio da inovação: fundamentos para construir empresas inovadoras em meio às incertezas e complexidades. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2014.
A evolução da área de Recursos Humanos. A origem do modelo de Gestão por Competências. O conceito das competências e sua utilização nas Organizações. Competências organizacionais e funcionais. Competências técnicas e comportamentais. Competências requeridas e competências humanas / individuais. A integração dos subsistemas de Gestão de Pessoas com base no modelo das competências.
CARGA HORÁRIA: 32 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CARVALHO, Iêda M. V. et all. Recrutamento e Seleção por Competências. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
DUTRA, Joel S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
________ Gestão de Pessoas com base em competências. In Dutra, Joel de Souza (org.) Gestão por Competências. São Paulo: Gente, 2011.
GREEN, Paul C. Desenvolvendo competências consistentes: como vincular sistemas de recursos humanos a estratégias organizacionais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRANDÃO, Hugo; BAHRY, Carla P. Gestão por Competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público – RSP, Brasilia, v.56, n.2, p. 179-194, abr/junho, 2005.
FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
Perspectivas contemporâneas sobre motivação e emoção e sua aplicação em um contexto corporativo. Valor biológico e cultura; sistemas de recompensa no cérebro; neuroquímica e motivação; capacidade decisória e emoção; releitura de teorias clássicas da motivação; teoria da mente, motivação e emoção.
CARGA HORÁRIA: 32 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas acompanhadas por dinâmicas de grupo, exercícios práticos em sala de aula e debates.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MOGRABI, D. C. ; MOGRABI, G. J. C. ; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Aspectos históricos da neuropsicologia e o problema mente-cérebro. In: Daniel Fuentes; Leandro F. Malloy-Diniz; Candida H. Pires Camargo; Ramon M. Cosenza. (Org.). Neuropsicologia: teoria e prática. 2ed., v. , p. 1-432, Porto Alegre: Artmed, 2013.
EDELMAN, Gerald M. Biologia da Consciência. Lisboa: Instituto Piage, 1995.
KANDEL, Erich. Princípios de Neurociências. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; FUKUSIMA,.S. S Métodos em Neurociências. São Paulo: Manole, 2012.
MYERS, David. Introdução à Psicologia Geral. São Paulo: LTC, 1999.
Princípios da gestão de Recursos Humanos. O valor humano como ativo organizacional. Qualidade de Vida no trabalho. A geração jovem e a qualidade de vida no trabalho. Kit de ferramentas “Bom Trabalho”.
CARGA HORÁRIA: 16 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de casos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
ROBBINS, S.P. Comportamento Organizacional. Prentice Hall, 2011.
GARDNER, H. (org). Responsabilidade no Trabalho. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHIAVENATO, Idalberto. Seleção de pessoas. In: Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
ROBBINS, S. P; Fundamentos do Comportamento Organizacional. 8 ed. São Paulo: Editora Pearson, 2011
Conceitos, definições e perguntas associadas; Indicadores de Gestão nas organizações: Função e Credibilidade; Indicadores de Desempenho e Objetivos Estratégicos da Organização; Perspectivas do Balance Scorecard para a construção de indicadores; Missão, Visão, Indicadores e Metas; Indicadores de Desempenho e sua utilização prática
CARGA HORÁRIA: 16 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de casos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Elsevier Brasil, 2004.
PINTO, ALAN KARDEC et al. Gestão estratégica e indicadores de desempenho. São Paulo: Qualitymark, 2002.
BANDEIRA, Anselmo A. Indicadores de desempenho: instrumentos à produtividade organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
KARDEC, Alan; FLORES, Joubert; SEIXAS, Eduardo. Gestão estratégica e indicadores de desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
FISCHMANN, Adalberto A.; ZILBER, Moisés A. Utilização de indicadores de desempenho como instrumento de suporte à gestão estratégica. Encontro da ANPAD, XXIII, Anais,1999.
Diagnóstico organizacional. Métodos quantitativos. Métodos qualitativos. Tipos de medidas. Medidas do comportamento organizacional
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de casos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
SIQUEIRA, M. Novas medidas do comportamento organizacional, ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014.
SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo; BASTOS, Antônio V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BORGES, L. O.; ALVES-FILHO, A.; TAMAYO, A. Medidas do Comportamento Organizacional-Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BORGES, L.; MOURÃO, L. O trabalho e as organizações. Porto Alegre: Artmed, 2013.
A estrutura Organizacional. As variáveis de desempenho. Os seis sigmas. Plano de ação e planejamento estratégico. Os projetos no nível do trabalho executor.
CARGA HORÁRIA: 16 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
JURAN, Joseph M. A Qualidade desde o projeto. São Paulo: Pioneira, 1998.
RUMMLER, Geary A.; BRANCHE, Alan P. Melhores Desempenhos nas Empresas. São Paulo: Makron Books, 1994.
DE SORDI, José O. Gestão Por Processos: Uma Abordagem da Moderna. São Paulo: Saraiva, 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
RETOUR, D; PICQ, T; DEFÉLIX,C ; RUAS, R. Competências Coletivas no limiar da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Teoria geral dos sistemas; as diferentes escolas; A evolução da função Recursos Humanos; A nova geração de Recursos Humanos; As competências da Área de Recursos Humanos; Visão sistêmica das organizações; A cultura patriarcal versus a cultura matrística; Conversações Matrísticas e patriarcais; As eras psíquicas da humanidade: Gestão de Recursos Humanos na era psíquica pós- moderna.
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de caso.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MATURANA, Humberto; DÁVILA, Ximena Y. Habitar humano em seis ensaios de biologia cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.
ULRICH, David. Os Campeões de Recursos Humanos: Inovando para obter melhores resultados. São Paulo: Editora Futura, 2000.
ULRICH, David. RH de dentro para fora. São Paulo: Editora Bookman,2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e Brincar: Fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Editora Palas Athena, 2011.
BRANDÃO, J.B. Gestão estratégica de recursos humanos. São Paulo: Editora FGV, 2013.
Diferenciando Treinamento e Desenvolvimento. Tipos e Técnicas de Treinamento. Treinamentos X Mudanças. O papel do facilitador. Relacionamento com o grupo. O que influencia a comunicação com o grupo. Técnicas de apresentação. Como envolver os treinandos. Processo do Treinamento. Definindo o objetivo do Treinamento. Definição das necessidades de Treinamento. Execução do Treinamento. Avaliação do programa de Treinamento.
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DE AQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BOOG, Gustavo. Manual de treinamento e Desenvolvimento: Gestão e Estratégias. São Paulo: Pearson, 2006.
BOOG, Gustavo. Manual de treinamento e Desenvolvimento: Processos e Operações. São Paulo: Pearson, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de RH. São Paulo: Atlas, 2006.
CARVALHO, A. V. Treinamento: Princípios, Métodos e Técnicas. São Paulo: Pioneira, 2001.
Consultoria Modelos e Práticas; Consultoria Interna e Externa; Intervenção: tipos; ciclo do contrato; fases e etapas; contrato psicológico e o contrato formal; diagnóstico e leitura de ambiente; diferentes instrumentos de diagnóstico; síntese e decisão de agir; ferramentas de intervenção no sistema formal e informal; relatórios, avaliações e acompanhamento.
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
SCHEIN, Edgar H. Princípios da consultoria de processos. São Paulo: Editora Instituto Fonte, 2008.
BLOCK, Peter. Consultoria infalível. São Paulo: M.Books, 2013.
ULRICH, David. RH de dentro para fora. São Paulo: Editora Bookman, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
SCHEIN, Edgar. H. Consultoria de procedimentos: seu papel no desenvolvimento organizacional. São Paulo: Edgar Blücher, 1999.
SCHEIN, Edgar. H. Ajuda: A relação Essencial. São Paulo: Editora ARX, 2009.
Pensar a diversidade humana, cultural, religiosa e de gênero como direito humano fundamental. Pensar como esta diversidade se manifesta no Brasil, as tensões existentes entre interesses diversos e as políticas Públicas voltadas para sua promoção. Fundamental pensar a relação e entre diversidade e igualdade
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ANDRADE, M. (Org.). A diferença que desafia a escola. A Prática Pedagógica e a Perspectiva Intercultural. Rio de Janeiro: QUARTET Editora, 2009.
SOLOMON, A. Longe da árvore. Pais, filhos e a busca da identidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
RIFIKIN, J. O século da biotecnologia. São Paulo: Makron Books, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
OLIVEIRA, M.A.M.; SIQUEIRA Jr., P.H. Direitos Humanos e Cidadania. Editora Revista dos Tribunais.
MOREIRA, V.; MARCELINO, C. G. Manual de Educação para os Direitos Humanos. Versão em português. Graz; Áustria Centro Europeu de Formação e Investigação em Direitos Humanos e Democracia. Disponível em: http://www.fd.uc.pt/igc/manual/pdfs/manual_completo.pdf.
Visão técnica, teórica, científica e metodológica pertinentes ao processo de avaliação psicológica nos diferentes contextos de inserção nas organizações: Recrutamento & Seleção; Reorientação de Carreira; Progressão/Mudança de Cargos e Funções; Acompanhamento Funcional; Preparação para Aposentadoria; Avaliação de Competências; Avaliação de Profissionais de Alto Padrão; Trabalhos em Espaços Confinados
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AMBIEL, R. A. M.; RABELO, I. S.; PANCANARO, S. V.; ALVES, G. A. S.; LEME, I. F. A. S. Avaliação Psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
PEREIRA, D. F.; BANDEIRA, D. R. Aspectos práticos da avaliação psicológica nas organizações, São Paulo: Vetor, 2009.
SIQUEIRA, M.M.M. Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha Avaliação Psicológica. Brasília: CFP, disponivel em http://site.cfp.org.br/publicacao/cartilha-avaliacao-psicologica-2013/
SIQUEIRA, M.M.M. (2014). Novas Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão. Porto Alegre: Editora Artmed, 2008.
Trabalho de conclusão de curso.
Palestras
O indivíduo e o grupo. Conceito de grupo. Caraterísticas do grupo (normas, papéis, coesão e liderança). Grupos e Equipe de trabalho. Tipos de equipes e tipos de liderança. Comunicação grupal. Tomada de decisão e resolução de conflitos em grupo.
CARGA HORÁRIA: 32 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de casos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Borges, L.; Mourão, L. O trabalho e as organizações. Porto Alegre: Artmed, 2013.
SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antônio V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
RODRIGUES, A.; ASSMAR, E.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
ROBBINS, S. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Assédio, estresse e burnout. Insalubridade, periculosidade no trabalho humano. Sofrimento psíquico no trabalho. Indicadores mensuráveis de penosidade no trabalho humano.
CARGA HORÁRIA: 16 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DEJOURS, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.
DEJOURS, C. Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1993.
SPINK, M. J. (Org.). O conhecimento no cotidiano - As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GLINA, D.M.R.; ROCHA, L. E. (Org.). Saúde Mental e trabalho: da teoria à prática. São Paulo: Roca, 2010.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006.
Conceitos e competências para colaboração em organizações. Aspectos sociais e técnicos de sistemas colaborativos. Estudos de casos de colaboração em organizações. Uso de metodologias de Design Thinking
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FUKS, H.; PIMENTEL, M.; et al. Sistemas Colaborativos. ELP, 2011.
ALVARENGA, Neto, R. C. D. Gestão de Conhecimento em Organizações: Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo. Saraiva, 2008.
STICKDORN M.; SCHNEIDER J. Isto é Design Thinking de Serviços. Bookman, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
JUE, A.L.; MARR, J.A. e KASSOTAKIS, M.E. Colaboração, inovação, competitividade e resultados. Editora Évora, 2011.
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