A Psicologia Social aplicada a estudos de consumo é essencial para compreender como as interações influenciam decisões de compra. Ao entender as dinâmicas de grupo, normas sociais e influências culturais, entendemos melhor por que os produtos e marcas atendem desde necessidades utilitárias até necessidades emocionais dos consumidores. Abordar esse tema de forma abrangente envolve explorar casos práticos, utilizar exemplos do cotidiano, destacar a relevância emocional das decisões de compra e mostrar como a compreensão psicológica pode beneficiar as escolhas das pessoas. É um curso que oferece uma experiência significativa sobre autoconhecimento e motivação, destacando aspectos mentais que moldam as preferências de todos.
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Proporcionar ao participante a possibilidade de desvendar os comportamentos de compra a partir da ciência psicológica. Os alunos entenderão contribuições da Psicologia Social para os estudos sobre consumo e os conceitos básicos da Economia Comportamental.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Conhecer as principais abordagens da Psicologia do Consumidor, entendendo os aspectos biopsicossociais envolvidos nos diversos comportamentos de compra.
Público-Alvo
Profissionais de qualquer área
Estudantes universitários a partir do 7o período. Prioritariamente dos campos da Psicologia, Administração, Economia e Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda).
Pré-Requisito
Ser estudante de graduação (a partir de 7o período) ou profissional já formado, em qualquer área de atuação.
Metodologia
Aulas teóricas expositivas ao vivo, pela plataforma zoom, com recursos audiovisuais; debates sobre textos recomendados; exploração de materiais relacionados a temas paralelos (estudos de caso, filmes publicitários, artigos científicos e da grande mídia). Aprendizado imersivo.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Matrícula
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.