Disciplinas
ÁREAS FRAGILIZADAS OU AMEAÇADAS E ÁREAS COM PROBLEMAS SOCIO-AMBIENTAIS: VISITA DE CAMPO
Módulo: 1
Carga Horária: 12
Atividade de prática de campo. Aproximação a lugares de contextos referenciais combinados com a disciplina de Conceito e sustentabilidade. Utilização de técnicas de observação e compreensão contextual.
FUNDAMENTAÇÃO E CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE
Módulo: 1
Carga Horária: 18
Origem, conceitos e apropriações sociais de sustentabilidade. Realidades sociais e questões ambientais. Mundo globalizado nas escalas local, nacional e planetária. Modelos de desenvolvimento, sustentabilidade e conflitos ambientais. Crise ambiental e desigualdade social. Política e regulação ambiental.
Bibliografia:
ACSELRAD, H. Sustentabilidade e Desenvolvimento: Modelos, Processos e Relações. Rio de Janeiro: FASE, 1999. 67 p.
BRUNDTLAND, Gro Harlem. Our common future (”The brundtland report”). United Nations, World Commission on Environment and Development, abr. 1987.
CARDOSO, Adauto L.. Trajetórias da Questão Ambiental Urbana: da Rio 92 às Agendas 21 locais. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n. 102, p. 51-69, jan./jun. 2002.
FOLADORI, G. Limites do desenvolvimento sustentável. Campinas: Unicamp; São Paulo: Imprensa Oficial, 2001. 221 p.
HARVEY, David. Justice, nature and the geography of difference. Baltimore: John Hopkins University Press, 1996.
LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LEFF, Henrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2002.
LOVELOCK, James. A Vingança de Gaia. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2006.
MEADOWS, D. H. et al. Limites do crescimento. São Paulo: Perspectiva, 1978.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. O Desafio Ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2004.
PROJETO I
Módulo: 1
Carga Horária: 18
Desenvolvimento de proposta projetual a partir de subsídios estabelecidos pelas disciplinas conceituais, seminários, dados técnicos e visitas a campo. Utilização de metodologia de análise e investigação a partir de ferramentas técnicas de desenho, desenho computadorizado e modelos. Foco na formulação de um ideal de sustentabilidade na proposição de objetos, edificações, espaços urbanos, espaços metropolitanos. Atividade desenvolvida em ateliês e laboratórios, com consultoria multidisciplinar.
SUSTENTABILIDADE EM PROJETO DE CIDADE
Módulo: 1
Carga Horária: 24
Princípios chave da sustentabilidade. O papel das cidades no encontro de soluções sustentáveis. Aplicação da agenda 21 às cidades. Integração das componentes ambientais, sociais, econômicas e de boa e democrática e de governança nas tomadas de decisão aplicadas às políticas de cidades, para o ambiente e o desenvolvimento. Equidade, justiça social, gestão democrática, solidariedade, cidadania. Novos conteúdos na construção das soluções para as cidades. Avaliação pós-ocupação, Estudo de Impacto Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica como Instrumento de planejamento. Gerenciamento de riscos ambientais, Análise Multicritério e Gestão Ambiental. Certificações ambientais. Desafios e os novos paradigmas do futuro do desenvolvimento sustentável e o papel das cidades e áreas metropolitanas. Adaptação das cidades às mudanças climáticas: reflexões preliminares.
SUSTENTABILIDADE EM PROJETO DE EDIFICAÇÃO
Módulo: 1
Carga Horária: 24
Análise de princípios construtivos que tratam das relações saudáveis da edificação; o espaço habitado pelo homem e as estratégias de apropriação de materiais e técnicas construtivas disponíveis; a importância da participação dos agentes locais no processo construtivo; tecnologias e consumo de energia, desde a escolha dos materiais até o seu descarte; crítica aos sistemas de certificação em edificações eco-sustentáveis.
SUSTENTABILIDADE EM PROJETO DE OBJETO
Módulo: 1
Carga Horária: 24
Conceituação e historia do ecodesign. Métodos de reaproveitamento - redução, reciclagem, e outros "r" s. Métodos de análise de impactos ambientais de um produto. Estratégias projetuais para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Produtos comunitários, remanufatura e economia de serviços. Fundamentos de desenho universal e desenho inclusivo no desenvolvimento de projetos Investigação sobre a aplicação desses conceitos em produtos: objetos de uso pessoal, coletivo, doméstico e urbano. Design como instrumento de melhoria da qualidade de vida e inclusão social. Processo interativo e multidisciplinar.
VISITA EXTERNA DE APOIO AO PROJETO I
Módulo: 1
Carga Horária: 4
Atividade de prática de campo para observação e análise da área de estudo e projeto, proposta para o curso em articulação e complementaridade à disciplina de Projeto I. Utilização de técnicas de observação e compreensão contextual.
VISÕES DE NATUREZA E SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DA MUDANÇA CLIMÁTICA
Módulo: 1
Carga Horária: 45
Natureza e sustentabilidade em diversos campos do conhecimento. Percepção dos aspectos diversos que contornam a problemática da sustentabilidade e o impacto desta nos discursos e nas práticas e representações sociais. Alcance das ações temáticas tratadas nos temas e a interdisciplinaridade presente nesse contexto.
AMBIENTE CONSTRUÍDO
Módulo: 2
Carga Horária: 18
AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA (ACV) DE PRODUTOS
Módulo: 2
Carga Horária: 9
O impacto ambiental de bens e serviços. Responsabilidade ambiental na produção de bens. Ciclos de produção e ACV: da extração de matéria prima à disposição final dos produtos. Aplicação da ACV em projetos sustentáveis.
CERTIFICAÇÃO DE PROJETOS, PRODUTOS E OBRAS
Módulo: 2
Carga Horária: 9
Certificações e Selos Verdes para Projetos de Produtos e Construções. Normatização e legislações ambientais. Definições e casos de sucesso. Estratégias para incentivo a adoção de soluções sustentáveis em projetos de produto e de edificações.
DISCIPLINA ELETIVA
Módulo: 2
Carga Horária: 18
Além das disciplinas propostas abaixo, a Comissão Acadêmica poderá considerar e aceitar como optativa alguns cursos de extensão oferecidos pela CCE ou disciplinas de outros cursos de especialização da PUC-Rio. As solicitações deverão ser encaminhadas à Comissão Acadêmica para análise.
INTRODUÇÃO A INSTRUMENTOS E MÉTODOS DE APOIO AO PROJETO: MAQUETE E MODELAGEM
Módulo: 2
Carga Horária: 10
Desenvolvimento de técnicas de auxilio projetual. Ferramentas de modelagem tridimensional construtiva plástica. Simulação de objetos e espaços a partir de maquetes e volumes conceituais. Atividade desenvolvida em atelier ou laboratório.
INTRODUÇÃO A INSTRUMENTOS E MÉTODOS DE APOIO AO PROJETO: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
Módulo: 2
Carga Horária: 9
Aplicação de geo tecnologias visando à análise espacial e integração de dados geográficos diversos a monitoria e desenvolvimento de projetos urbanos sustentáveis.
METODOLOGIA DE PESQUISA E PROJETOS
Módulo: 2
Carga Horária: 51
PROJETO FINAL
Módulo: 2
Carga Horária: 0
PROJETO II
Módulo: 2
Carga Horária: 45
Desenvolvimento de proposta projetual a partir de subsídios estabelecidos pelas disciplinas conceituais, seminários, dados técnicos e visitas a campo. Utilização de metodologia de análise e investigação a partir de ferramentas técnicas de desenho, desenho computadorizado e modelos. Foco na formulação de um ideal de sustentabilidade na proposição de objetos, edificações, espaços urbanos, espaços metropolitanos. Atividade desenvolvida em ateliers e laboratórios, com consultoria multidisciplinar. Aprofundamento da proposta elaborada na disciplina de projeto I.
PROJETO III
Módulo: 2
Carga Horária: 42
Desenvolvimento de proposta de monografia a partir de área de interesse definida pelo aluno. Utilização de metodologia desenvolvida nas atividades projetuais anteriores, aplicada ao tema individual.
QUESTÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE APLICADA AO PROJETO: BIOCLIMATISMO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM ARQUITETURA E URBANISMO
Módulo: 2
Carga Horária: 12
A construção e sua adequação ao usuário, ao sítio e ao clima. Microclima e edificação. Utilização de recursos não findáveis e energia passiva para o conforto ambiental em projeto de arquitetura e cidades. Percepção do ambiente hidrotérmico, luminoso, sonoro e da qualidade do ar. Iluminação, ventilação, insolação e acústica em projeto de edificação adequado ao lugar. Eficiência energética em edificações. Desempenho de materiais.
QUESTÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE APLICADA AO PROJETO: ECOSSISTEMAS
Módulo: 2
Carga Horária: 6
Controle ambiental de áreas verdes. Serviços ambientais das florestas urbanas. Erosão e instabilidade de encostas em ambientes florestais, urbanos e rurais. Gestão de áreas urbanas deterioradas. Paisagem, sociedade e ambiente. Linguagem e percepção ambiental. Economia ambiental. Valoração ambiental.
QUESTÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE APLICADA AO PROJETO: INFRA-ESTRUTURA E RECURSOS ENERGÉTICOS
Módulo: 2
Carga Horária: 12
Saneamento ambiental e ecologia aplicada. Controle ambiental da água, do ar, de resíduos, do ambiente de trabalho, transporte e meio ambiente. Sistemas de integração ambiental. Energia nos edifícios e na cidade. Energia, a infra-estrutura e a sustentabilidade; os recursos naturais, a matriz energética e as bases para um planejamento energético voltado ao desenvolvimento sustentável.
QUESTÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE APLICADA AO PROJETO: JUSTIÇA SÓCIO-AMBIENTAL
Módulo: 2
Carga Horária: 6
Direito ambiental aplicado. Justiça sócio-ambiental. Política e gestão ambiental. Questão urbana e participação no processo de decisão. Auditoria ambiental.
TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA EDIFICAÇÕES
Módulo: 2
Carga Horária: 9
Tecnologias sustentáveis para Edificações. Tecnologias construtivas tradicionais apropriadas ao contexto local e construção participativa. Inovações tecnológicas para edificações sustentáveis, tais como eficiência no uso da água, energia, materiais e recursos, entre outros.
VISITA EXTERNA DE APOIO AO PROJETO II
Módulo: 2
Carga Horária: 4
Atividade de prática de campo para observação e análise da área de estudo e projeto, proposta para o curso em articulação e complementaridade à disciplina de Projeto II. Utilização de técnicas de observação e compreensão contextual.