O papel e o formato da escola, que vêm sendo questionados desde o final do século XIX, passam a se inserir em uma discussão mais ampla, onde avanços tecnológicos em campos tais como a Robótica e a Inteligência Artificial (IA) são caracterizados como uma nova revolução. O dinamismo das mudanças que ora presenciamos tende a se intensificar continuamente. E essas mudanças não se restringem ao âmbito da tecnologia. Elas catalisam mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas. A reflexão sobre conceitos como “rede”, “colaboração”, “compartilhamento” é manifestação clara das tentativas de se compreender as transformações estruturantes pelas quais a sociedade vem passando. Diante desse cenário, muito mais do que discutir como a escola incorpora as novas tecnologias, faz-se necessário refletir sobre o próprio papel da escola em uma sociedade que vem sofrendo uma ampla reorganização. E, mesmo ao acordar-se sobre a relevância da escola para o mundo contemporâneo, é inevitável questionar-se sobre a sua eficácia ao formar jovens para atuar neste mundo altamente dinâmico.
Ao considerar-se o contexto brasileiro, esse debate mostra-se ainda mais premente. Relatórios anuais do Fórum Econômico Mundial revelam que a capacidade competitiva do país vem sofrendo quedas expressivas e sucessivas. Ademais, diante da eficiência proporcionada pela Internet das Coisas (IoT), pela robótica e pela Inteligência Artificial, destaca-se a necessidade de estudar como será o mundo do trabalho em um futuro não muito distante, uma vez que atividades rotineiras, que não exigem criatividade ou inspiração, já tendem a ser realizadas por máquinas. Será que as escolas brasileiras preparam os jovens para atuarem em um mundo onde criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico são competências indispensáveis? Será que as escolas do país formam jovens com as competências do século XXI?
Promover a reflexão sobre o que deve ser a escola do século XXI, a partir de um panorama do mundo atual e das tendências ditadas pela evolução tecnológica, não apenas no âmbito geral, mas também no contexto específico da educação.
Estudantes de licenciaturas e pedagogia, profissionais de educação, professores dos vários níveis de ensino das redes pública e privada, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e outros interessados no tema.
O curso incluirá aulas expositivas dialogadas, estudos de caso, além de um projeto em equipe.
Monica Maria Ferreira da Costa
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!