
Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada à Infância e Adolescência
Especialização: 360 horas | Duração: 18 meses
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Coordenação
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
No Brasil, a TCC tem atraído o interesse de muitos profissionais das áreas de saúde e educação. Hoje é possível encontrar em algumas universidades do país, professores desenvolvendo linhas de pesquisa dentro da área. O Departamento de Psicologia da PUC-Rio seguindo esta tendência vem se fortalecendo com a implementação de cursos e criando incentivos para o desenvolvimento de linhas de pesquisa que ampliem os conhecimentos sobre a abordagem.
No Brasil, a TCC tem atraído o interesse de muitos profissionais das áreas de saúde e educação. Hoje é possível encontrar em algumas universidades do país, professores desenvolvendo linhas de pesquisa dentro da área. O Departamento de Psicologia da PUC-Rio seguindo esta tendência vem se fortalecendo com a implementação de cursos e criando incentivos para o desenvolvimento de linhas de pesquisa que ampliem os conhecimentos sobre a abordagem.
O Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada à Infância e Adolescência pode prover solução à marcante demanda por terapeutas especializados na área da infância, uma vez que o trabalho clínico com a população infanto-juvenil possui peculiaridades tanto de base teórica, como o estudo de psicologia do desenvolvimento e psicopatologia da infância e adolescência quanto da maneira de apresentar o trabalho para os pequenos pacientes. Além disso, pode responder a crescente demanda em nossa sociedade por tratamento para o público infanto-juvenil através da formação de profissionais com amplo domínio da abordagem a partir da integração de conhecimentos teóricos à prática clínica supervisionada com crianças e adolescentes.
O objetivo do curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada a Infância e Adolescência é formar profissionais que disponham de um amplo conhecimento sobre o funcionamento saudável e patológico de crianças e adolescentes e que sejam capazes de oferecer um serviço de promoção de saúde mental de alta qualidade técnica e com embasamento científico dentro do referencial da Terapia Cognitivo-Comportamental.
2.3) OBJETIVOS ESPECIFICOS
O objetivo do curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada a Infância e Adolescência é formar profissionais que disponham de um amplo conhecimento sobre o funcionamento saudável e patológico de crianças e adolescentes e que sejam capazes de oferecer um serviço de promoção de saúde mental de alta qualidade técnica e com embasamento científico dentro do referencial da Terapia Cognitivo-Comportamental.
2.3) OBJETIVOS ESPECIFICOS
Apresentar a história e fundamentos da terapia cognitivo-comportamental e as adaptações que foram necessárias para que a teoria pudesse ser aplicada de forma eficaz com o público infanto-juvenil.
Apresentar informações sobre desenvolvimento humano e psicopatologia infanto-juvenil para que o aluno aprenda a diferenciar entre o normal e o patológico.
Capacitar o aluno em habilidades de entrevista e observação para que uma avaliação completa possa ser feita.
Ensinar como uso de materiais complementares como brinquedos, testes psicológicos e questionários podem ser usados com o público infanto-juvenil para que a avaliação leve a um bom entendimento do caso.
Apresentar e treinar técnicas de avaliação, tratamento e prevenção com crianças, adolescentes e suas famílias.
Capacitar o aluno em habilidades terapêuticas: escuta empática, contrato terapêutico, raciocínio clínico e planejamento das sessões dentro da abordagem cognitivo-comportamental.
Oferecer as informações pertinentes para que o aluno desenvolva amplo domínio do modelo cognitivo-comportamental e sua prática clinica aplicada às diversas faixas etárias em diferentes contextos, tais como: atendimento individual ou em grupo, com cunho preventivo ou terapêutico.
Psicólogos e médicos.
A estrutura do curso está pautada na combinação entre disciplinas teóricas, discussão de casos clínicos e atividades práticas supervisionadas e orientação de monografia. Em cada disciplina, os alunos serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelos professores regentes. No final do último semestre, submeterão no formato de um trabalho de conclusão de curso uma revisão bibliográfica sobre um dos temas abordados ao longo das aulas de sua escolha em comum acordo com seu orientador. ...
A estrutura do curso está pautada na combinação entre disciplinas teóricas, discussão de casos clínicos e atividades práticas supervisionadas e orientação de monografia. Em cada disciplina, os alunos serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelos professores regentes. No final do último semestre, submeterão no formato de um trabalho de conclusão de curso uma revisão bibliográfica sobre um dos temas abordados ao longo das aulas de sua escolha em comum acordo com seu orientador. Uma banca examinadora formada pelo orientador e dois professores convidados aferirá nota ao aluno por este trabalho.
Estagio e Supervisão:
Os alunos poderão trazer seus casos do consultório para serem discutidos durante a supervisão. O estágio será dividido em dois momentos: supervisões e atendimentos. Os atendimentos poderão ser feitos on-line ou presencialmente pelo aluno tanto na sua prática particular como pela PUC através do SPA, para aqueles que ainda não tem pacientes. Esses atendimentos não estão comtemplados no horário do curso e constituem uma carga horária a mais. O curso exige o atendimento de 1 paciente apenas por no mínimo 12 semanas por módulo. São 2 módulos de estágio. As supervisões estão contempladas no horário do curso e constituem-se de encontros semanais com 2 horas de duração em equipe (a turma é dividida em 4 grupos, cada um com 1 supervisor) semanalmente.
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Introdução às noções do desenvolvimento humano. Apresentação dos diferentes métodos de estudo e das linhas de pesquisa que buscam identificar tanto a influência genética quanto ambiental. Desenvolvimento motor, neuropsicológico, cognitivo, emocional e social.
Bibliografia:BEE, H. A criança em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2003.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. O mundo da criança: da infância à adolescência. 11. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
BOWLBY, J. Formação e rompimento dos laços afetivos. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Martins Fontes São Paulo, 2001.
Bibliografia Complementar:
LOPES, R. F. F e LOPES, E. J. Conhecendo-se para educar. Orientação Cognitivo-Comportamental para Pais. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2015.
BRAZELTON, T. B. E SPARROW, J. D. Sono: O método Brazelton. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BRAZELTON, T. B. E SPARROW, J. D. 3 a 6 anos: Momentos decisivos do desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Casos clínicos para discussão das diferentes etapas do atendimento: avaliação, tratamento e prevenção de recaídas. Diferentes modelos de atendimento envolvendo crianças e adolescentes como terapia individual, em grupo, orientação de pais e práticas preventivas.
Bibliografia:
BUNGE, E.; SCANDAR, M.; MUSICH, F.; CARREA, G. (ORGs) Sessões de psicoterapia com crianças e adolescentes: erros e acertos. Novo Hamburgo : Sinopsys, 2015.
ZANONATO, A.; PRADO, L. C. Trabalhando com crianças e suas famílias: histórias terapêuticas. Nova Hamburgo: Sinopsys, 2014
DE-FARIAS, A. K. C. R. (Org) Análise comportamental clínica: aspectos teóricos e estudos de caso. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Bibliografia Complementar:
WEBER, L. Eduque com carinho. Equilíbrio entre Amor e Limites. 5.ed. Curitiba: Juruá, 2014.
CLARK, L. SOS: Ajuda para pais. 3ed. Rio de Janeiro: Editora Cognitiva, 2009.
ZANONATO, A. E PRADO, L. C. Trabalhando Crianças e suas Famílias. Casos Clínicos Ilustrados. 2ed. Porto Alegre: Sinopsys Editora, 2012.
Breve histórico sobre o trabalho clínico com crianças e adolescentes. Exploração dos diferentes métodos usados para avaliar o público infanto-juvenil. Teoria e prática de observação, entrevista e exploração de ferramentas usadas para avaliação como diversos instrumentos psicológicos e neuropsicológicos.
Bibliografia:
CUNHA, J. A. Psicodiagnóstico V: revista e ampliada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TRINCA, W. Procedimento de desenhos-estórias: formas derivadas, desenvolvimentos e expansões. 1.ed. São Paulo: Vetor, 2013.
MALLOY-DINIZ, L. F. et al. (Orgs.). Avaliação neuropsicológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
Bibliografia Complementar:
SIMEÃO, S. E RODRIGUES, L. Assertividade na Adolescência. Expressando Desagrado e Recusando Pedidos. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2016.
PADESKY, C. e GREENBERGER, D. A mente vencendo o humor. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
CAMINHA, R. E CAMINHA, M. Meu caderno de Terapia. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2016.
Histórico sobre a classificação dos transtornos mentais que acometem crianças e adolescentes. Critérios diagnósticos dos transtornos psiquiátricos da infância e adolescência segundo a DSM V. Noções básicas de psicofarmacologia.
Bibliografia:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
DUMAS, J. E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
AMORIM, L.; ASSUMPÇÃO, T. Psicopatologia e desenvolvimento infantil. 1. Ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.
Bibliografia Complementar:
BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CABALLO, V. E SIMÓN, M. A. Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente. Transtornos Gerais. São Paulo: Editora Santos, 2007.
CABALLO, V. E SIMÓN, M. A. Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente. Transtornos Específicos. São Paulo: Editora Santos, 2007.
Supervisão e planejamento de tratamento psicoterapêutico dentro da abordagem cognitivo-comportamental a partir do atendimento feito pelos alunos aos pacientes do SPA com idades entre 2 e 19 anos nas modalidades individual ou em grupo com sessões de orientação de pais.
Bibliografia:
FRIEDBERG, R. D.; MCCLURE, J. M.; GARCIA, J. H. Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
STALLARD, P. Guia do terapeuta para os bons pensamentos – bons sentimentos: utilizando a terapia cognitivo – comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2007.
BUNGE, E.; GOMAR.; MANDIL, Terapia cognitiva com crianças e adolescentes: aportes Técnicos. Casa do Psicólogo, 2001
Bibliografia Complementar:
WEBER, L. Eduque com carinho. Equilíbrio entre Amor e Limites. 5.ed. Curitiba: Juruá, 2014.
FRIARY, V. Mindfulness para Crianças: estratégias da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness. Porto Alegre: Sinopsys, 2017.
CLOIRE, M.; COHEN, L., KOENEN, K. C. Treating Survivors of Childhood Abuse. New York: Gilford Press, 2006.
Diferentes modalidades de atendimento ao público infanto-juvenil. Contexto familiar, a rotina e seus estressores, fatores de prevenção como resiliência e educação socioemocional. Teoria e prática de técnicas que promovem a saúde mental como as técnicas de mindfulness e o treino de habilidades sociais.
Bibliografia:
WEBER, L. Eduque com carinho. Equilíbrio entre Amor e Limites. 5.ed. Curitiba: Juruá, 2014.
FRIARY, V. Mindfulness para Crianças: estratégias da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness. Porto Alegre: Sinopsys, 2017.
CARTER, B. E MCGOLDRICK, M. e cols. As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar: Uma estrutura para a terapia familiar. 2ed. Porto Alegre: ARTMED, 2011.
Bibliografia Complementar:
KABAT-ZINN, J. Atenção Plena para Iniciantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
ALVES, J. M. e cols. Abordagens Cognitivo-comportamentais no contexto escolar. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018.
NEUFELD, C. B. Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para Crianças e Adolescentes. Porto Alegre: ARTEMED, 2015.
Histórico sobre a prática da Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada ao público infanto-juvenil. Modelo cogntivo no contexto clínico. Prática das principais técnicas cognitivo-comportamentais indicadas para o tratamento dos principais sintomas psiquiátricos encontrados em crianças e adolescentes.
Bibliografia:
BUNGE, E.; GOMAR.; MANDIL, Terapia cognitiva com crianças e adolescentes: aportes Técnicos. Casa do Psicólogo, 2001
PETERSEN, C. S. et al. Terapias cognitivo-comportamentais para crianças e adolescentes: ciência e arte. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BECK, J. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
Bibliografia Complementar:
FRIEDBERG, R. D.; MCCLURE, J. M. e GARCIA, J. H. Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes. Porto Alegre: ARTMED, 2011.
CLARK, L. SOS: Ajuda para pais. 3ed. Rio de Janeiro: Editora Cognitiva, 2009.
STALLARD, P. Guia do terapeuta para os bons pensamentos – bons sentimentos: utilizando a terapia cognitivo – comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Histórico sobre o estudo do comportamento humano da pesquisa básica à prática clínica. Conceitos de análise funcional do comportamento e dos procedimentos de reforçamento para aquisição e manutenção de comportamentos adaptativos e procedimentos para diminuição de comportamentos inadequados. Tipos de intervenção pautados no Modelo Comportamental para diferentes quadros psiquiátricos.
Bibliografia:
CAVALCANTE, M. R. (Org) Análise do comportamento: avaliação e intervenção. São Paulo: Roca, 2008.
MOREIRA, M. B. e MEDEIROS. C. A. Princípios básicos de análise do comportamento. São Paulo: Roca, 2009.
MARTIN, G. e PEAR, J. Modificação do comportamento: o que é e como fazer. São Paulo, Roca, 2009.
Bibliografia Complementar:
SIDMAN, M. Coerção e suas implicações. Campinas, Editorial Psy, 1989/1995.
LEDOUX, J. O cérebro emocional. Os misteriosos alicerces da vida emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
SILVARES, E. F. M. Enurese Noturna: diagnóstico e tratamento. Porto Alegre: ARTMED, 2012.
Supervisão e planejamento de tratamento psicoterapêutico dentro da abordagem cognitivo-comportamental a partir do atendimento feito pelos alunos aos pacientes do SPA com idades entre 2 e 19 anos nas modalidades individual ou em grupo com sessões de orientação de pais.
Bibliografia:
FRIEDBERG, R. D.; MCCLURE, J. M.; GARCIA, J. H. Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
STALLARD, P. Guia do terapeuta para os bons pensamentos – bons sentimentos: utilizando a terapia cognitivo – comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KUYKEN, W., PADESKY, C. e DUDLEY, R. Conceitualização de Casos Colaborativa. Porto Alegre: ARTMED, 2010.
Bibliografia Complementar:
ATTWOOD, T. The Complete Guide to Asperger’s Syndrome. New York, Kingsley, 2008.
FABER, A. e MAZLISH, E. Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar. 4ed. São Paulo, SUMMUS Editorial, 1993.
NEUFELD, C. B. Intervenções e Pesquisa em Terapia Cognitivo-Comportamental com Indivíduos e Grupos. Novo Hamburgo, Sinopsys Editora, 2014.
Trabalho de conclusão de curso.
Modelos integrativos que propõem uma avaliação inicial e combinação entre neuropsicologia clínica e terapia cognitivo-comportamental. Planejamento e execução de uma intervenção que associa técnicas cognitivas, comportamentais e de reabilitação neuropsicológica. Discussão de casos clínicos atendidos nesta modalidade.
Bibliografia:
TISSER, L. Avaliação Neuropsicológica Infantil. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2017.
SALLES, J. F.; HAASE, V. G.; MALLOY-DINIZ, L. F. (Org.). Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2016.
FRIEDBERG, R. D.; MCCLURE, J. M.; GARCIA, J. H. Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Bibliografia Complementar:
LENT, R. Neurociência da Mente e do Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
CAPOVILLA, F. (Org) Transtornos de Aprendizagem. 2ed. São Paulo: Memnon, 2011.
DALY, E. CHAFOULEAS, S. E SKINNER, C. H. Interventions for Reading Problems. New York, Gilford, 2005.
Abordagem cognitivo-comportamental na escola, hospital geral, hospital psiquiátrico, justiça e ambiente esportivo.
Bibliografia:
ALVES, J. M. (Org) Abordagens cognitivo-comportamentais no contexto escolar. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018.
SANTANA, S.; DIAS, C. e OLIVEIRA, M. S. Teoria Social Cognitiva no Contexto da Saúde, Escola e Trabalho. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2017.
NEUFELD, C. B. Intervenções e Pesquisa em Terapia Cognitivo-Comportamental com Indivíduos e Grupos. Novo Hamburgo, Sinopsys Editora, 2014.
Bibliografia Complementar:
LISBOA, C. S. M.; WENDT, G. e PUREZA, J. R. (Org) Mitos e fatos sobre Bullying: Orientação para Pais e Profissionais. Novo Hamburgo, Sinopsys Editora, 2014.
RODRIGUES, M. Educação Positiva. Novo Hamburgo, Sinopsys Editora, 2015.
CARTAXO, V. Tecnologia: um amor quase perfeito para pais e filhos. Novo Hamburgo, Sinopsys Editora, 2016.
Terapias de “terceira geração” no âmbito da psicoterapia de crianças e adolescentes. Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Metacognitiva e Terapia Comportamental Dialética.
Bibliografia:
HIRATA, H. P. Terapia Metacognitiva. In C.B. Neufeld, E.M.O. Falcone, B. Rangé. (Orgs.). PROcognitiva: programa de atualização em terapia cognitivo-comportamental. Ciclo 1, V.2. Porto Alegre: Artmed Panamericana, p. 45-98, 2014.
LUCENA-SANTOS, P.; PINTO-GOUVEIA, J.; OLIVEIRA, M.S. Terapias Comportamentais de Terceira Geração. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015.
MELO, W.V. Estratégias Psicoterápicas e a Terceira Onda em Terapia Cognitiva. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014.
Bibliografia Complementar:
HARRIS, R. Liberte-se: evitando as armadilhas da procura da felicidade. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
YOUNG, J. E. Terapia Cognitiva para Transtornos da Personalidade: uma abordagem focada no esquema. 3ed. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
FRIARY, V. Mindfulness para Crianças: estratégias da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness. Porto Alegre: Sinopsys, 2017.
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