Disciplinas
BLOCKCHAIN E CONTRATOS INTELIGENTES PARA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Módulo: 1
Carga Horária: 36
Esta disciplina tem como objetivo apresentar a tecnologia blockchain, os sistemas de registros distribuídos (DLT) e os contratos inteligentes, conferindo ainda maior compreensão do mundo das criptomoedas, o que abre a mente destes líderes para futuros modelos de negócio e oportunidade de repensar processos de sua empresa.
Fundamentos do Blockchain; Fundamentos de Contratos Inteligentes; Programação de Contratos Inteligentes; Modelos de Negócio com Contratos Inteligentes; Revisão de Processos com Contratos Inteligentes; Prototipação de Contratos Inteligentes.
PENSAMENTO (INTRA)EMPREENDEDOR E INOVADOR
Módulo: 1
Carga Horária: 36
Esta disciplina tem como objetivo desenvolver o potencial intraempreendedor do aluno equipando-o com técnicas e ferramentas emocionais e cognitivas para essa jornada.
A jornada do fundador/empreendedor; Habilidades e comportamentos empreendedores; Alinhamento de propósito e estratégia; Desmistificação de inovação e criatividade; Proposta Única de Valor; Economia da Atenção; Inteligência Emocional; Tomada de decisão e economia comportamental; Gestão e mindset empreendedor; Técnicas de pitching e argumentação; Conceitos fundamentais de marketing para a empresa inovadora; Modelagem de negócios: Lean Canvas.
DIGITAL EXPERIENCE
Módulo: 2
Carga Horária: 36
Esta disciplina tem como objetivo apresentar uma visão de design de experiência centrada no cliente, com técnicas de design que são aliadas do negócio.
Customer Centricity: Definição de Customer Centricity. Da gestão Product-Centric para a Customer-Centric. O cliente como centro da filosofia do negócio. Casos e melhores práticas de empresas centradas no cliente. Reflexões sobre os pilares de Customer Centricity.; Customer Experience Design: Os conceitos de Costumer Experience (CX) e Experience Design (XD). Jornada do Consumidor: princípios, abordagens e mapeamento. Definindo estratégias de experiência do cliente. Customer Personas. Mapa de Empatia. Experiência Ideal do Serviço.; Customer Experience Management: Definição de Custumer Experience Management (CEM). Benefícios da gestão eficiente da experiência do cliente. A metodologia Voice of the Customer (VOC). Customer Insight: as tendências do comportamento. Métricas, medição & ROI.
INOVAÇÕES EM MODELOS DE NEGÓCIOS PARA ORGANIZAÇÕES MODERNAS
Módulo: 2
Carga Horária: 36
Esta disciplina tem como objetivo capacitar os alunos em metodologias e técnicas que apoiam o desenvolvimento de modelos de negócios digitais para aplicação nas organizações de forma estratégica afim de contextualizá-las na Transformação Digital.
Conceitos Básicos para Inovação Corporativa; Open Innovation; Atores do Ecossistema de Inovação e suas interações; Nova Economia – Impactos da Transformação Digital nas Organizações; Gestão da Inovação nas Organizações Modernas; Plataformas Digitais; Novos Modelos de Negócios; Modelagem de Negócios aplicando conceitos: Design Thinking; Design Sprint; Business Model Canvas; Lean Startup; (PBL) Problem Based Learning e (TBL) Team Based Learning.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Módulo: 2
Carga Horária: 36
Esta disciplina tem como objetivo desmistificar a Inteligência Artificial, apresentando e experimentando algoritmos de Aprendizado Automático (Machine Learning) e outras técnicas e tecnologias que estão disponíveis para agregar valor aos modelos de negócio digitais. Será exposto como os métodos de Inteligência Artificial e de Aprendizado Automático contribuiu, contribui e contribuirá para a evolução de diferentes indústrias.
Introdução a Inteligência Artificial e Aprendizado Automático: conceitos, caracterização, soluções e desafios; Aprendizado automático: caracterização dos métodos supervisionados e não-supervisionados; o problema de classificação e de regressão; o problema de agrupamento; Processamento de Linguagem Natural: conceitos, ontologias, tarefas de etiquetagem de classe grammatical (POS-Tagging), reconhecimento de entidades nomeadas (Named Entity Recognition) e de extração de relações (Relation Extraction); Interpretabilidade dos modelos de Aprendizado Automático; Sistemas conversacionais: conceitos, experimentação; - Sistemas de recomendação; Aplicações e casos de estudos de IA.
INTERNET DAS COISAS PARA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Módulo: 2
Carga Horária: 36
Esta disciplina tem por objetivo desenvolver no aluno a percepção de potencialidades de negócios digitais com Internet das Coisas, não apenas do ponto de vista teórico, mas promovendo a experimentação prática do uso desta tecnologia, apresentando uma ampla visão da área, suas complexidades e oportunidades, e abordando aspectos de hardware, software e comunicação.
Conceitos, escopo, definições e visões; Elementos em IoT: redes, dispositivos, programação, dados, etc.; Plataformas para IoT; Modelos e padrões de comunicação sem fio aplicáveis a IoT; Estado da Arte, cenários e aplicações; Implicações e Oportunidades de Negócios; IoT alinhada à estratégia de negócios.
SEMINÁRIOS ONLINE DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL I
Módulo: 2
Carga Horária: 36
Esta disciplina tem como objetivo apresentar casos de transformação digital e de tecnologias e técnicas impulsionadoras desta transformação, abrindo assim os horizontes do aluno sobre o potencial de realização de sua liderança e inspirando-o a triar do papel o que aprendeu. Essa disciplina conta com uma programação ampla de convidados e diferentes formatos de conteúdo áudio, visual e textual.
Cases de Transformação Digital; Cases de aplicação de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Blockchain, DLTs e Contratos Inteligentes, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases das Técnicas e Metodologias de Design Thinking, Lean, Kanban, CBL, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases Inspiradores de Empreendedorimos e Inovação; Conhecimentos relevantes da área de Direito, Óleo e Gás e Seguros.
CIÊNCIA DE DADOS PARA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Módulo: 3
Carga Horária: 36
Esta disciplina tem como objetivo apresentar ao aluno caminhos para extrair valor dos dados na sua indústria, o que pode apoiar seus processos de tomada de decisão nesse universo digital e até permitir a criação de novos modelos de negócio, ampliando assim sua capacidade analítica como líder da transformação digital.
Introdução e aplicações de Ciência de Dados; Contextualização, habilidades necessárias, desafios, técnicas e ferramentas relacionadas; Ciclo de um projeto de Ciência de Dados; Conceitos Estatísticos; Tipos de Problemas de Ciência de Dados; Introdução a programação e ferramentas para Ciência de Dados; Boas práticas para aquisição, limpeza e enriquecimento de dados; Análise Exploratória de Dados; Analytics/Insights; Experimentação de aplicações baseadas em dados.
MÉTODOS ÁGEIS, DESIGN THINKING E GESTÃO DA MUDANÇA
Módulo: 3
Carga Horária: 36
Esta disciplina tem como objetivo apresentar técnicas e metodologias que estão impulsionando inovações nesse universo digital.
Fundamentos e introdução às metodologias ágeis; conceitos e melhores práticas de Scrum, Lean e Kanban; conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano; as diferenças entre o Design Thinking e os processos tradicionais; Ensino e Aprendizagem Baseado em Desafios; Vivência de todas as etapas do processo de design thinking e prototipação rápida; novas formas de engajamento e trabalho; experiências e aprendizados da mudança para o mindset digital; gestão da mudança.
MONOGRAFIA
Módulo: 3
Carga Horária: 0
Trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
SEMINÁRIOS ONLINE DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL II
Módulo: 3
Carga Horária: 36
Esta disciplina tem como objetivo continuar apresentando casos de transformação digital e de tecnologias e técnicas impulsionadoras desta transformação, dando continuidade ao Seminários Online de Transformação Digital I.
Cases de Transformação Digital; Cases de aplicação de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Blockchain, DLTs e Contratos Inteligentes, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases das Técnicas e Metodologias de Design Thinking, Lean, Kanban, CBL, dentre outras exploradas nas disciplinas; Cases Inspiradores de Empreendedorimos e Inovação; Conhecimentos relevantes da área de Direito, Óleo e Gás e Seguros.