O curso de especialização em “Urbanismo: formação e prática”, oferecido pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, apresenta-se como proposta pioneira entre os cursos de especialização em urbanismo oferecidos no Brasil, por seu enfoque teórico-prático.
Atualmente observa-se uma crise socioambiental amplamente debatida e exacerbada por um cenário de incertezas da mudança climática, sem que as cidades consigam se adaptar para responder de forma eficiente às demandas do contexto atual. O processo de crescimento das cidades recorrentemente reproduz um padrão de urbanização insustentável, o que gera uma série de desequilíbrios nos espaços urbanos, seja no ambiente construído, biofísico e sociocultural, comprometendo progressivamente a resiliência urbana.
O crescimento insustentável das cidades coloca para os profissionais da área de planejamento urbano um desafio metodológico, técnico e de efetividade. O curso visa a contribuir para a formação de quadros e a elaboração de instrumentos legais com a perspectiva de impactar positivamente a gestão local de municípios brasileiros para realizar ou revisar planos urbanísticos.
O curso alia teoria e prática em sustentabilidade, resiliência e saúde urbana, a partir de um enfoque interdisciplinar, sistêmico e participativo na elaboração de instrumentos de ordenamento territorial, que incluem o planejamento do uso e ocupação do solo e políticas setoriais afins, com ênfase em quatro linhas de atuação: adaptação à mudança climática, sistema de espaços livres, mobilidade urbana e habitação.
Essas linhas de atuação constituem temas urgentes nas agendas das cidades que devem valorizar métodos de intervenção que possam gerar políticas públicas intersetoriais, equidade e justiça socioambiental.
O curso propõe a escolha de um município como objeto de estudo, para a elaboração coletiva de análises técnicas e de diretrizes a fim de fundamentar a elaboração do Plano Diretor Municipal e leis complementares afins.
O curso de especialização em “Urbanismo: formação e prática” tem como objetivo:
· Formar recursos humanos capazes de contribuir com a elaboração e implementação de instrumentos de ordenamento territorial, como planos diretores e leis complementares afins, para cidades sustentáveis, resilientes e saudáveis, de acordo com o enfoque conceitual do curso e de práticas colaborativas.
· Incentivar a reflexão e adoção de métodos de intervenção e concepção de instrumentos de ordenamento territorial que contribuam para criar cidades sustentáveis, resilientes e saudáveis, com enfoque em quatro linhas de atuação: adaptação à mudança climática, sistema de espaços livres, mobilidade urbana e habitação.
· Atender uma demanda de elaboração de planos diretores e leis complementares afins, que visem soluções interdisciplinares, sistêmicas e participativas, em atendimento à legislação em vigor e comprometidos com a efetividade.
O curso tem como público alvo profissionais graduados nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia (Civil, Transportes, Ambiental, Urbana), Direito, Geografia, Serviço Social, Biologia, e outros profissionais afins ao tema proposto.
O curso propõe o aprendizado associado à prática, utilizando-se de estudo de caso específico, onde a metodologia de elaboração de instrumentos de ordenamento territorial, como planos diretores e leis complementares afins, é empreendida em todas as etapas condicionantes para a definição de consensos sobre a política urbana do município.
Essa prática favorece a reflexão teórica e técnica aplicada à realidade de municípios brasileiros, o conhecimento de seus recursos e limitações, ameaças e potencialidades, originando um produto cuja aplicação pode, inclusive, ter implicações diretas na gestão territorial em curto prazo.
O curso oferece a oportunidade de que o processo de aprendizado se dê por imersão em uma situação real, considerando o reconhecimento de um território específico, a partir de interações com instituições e com a população local, dentro de um processo colaborativo de elaboração dos instrumentos de ordenamento territorial.
Maria Fernanda Rodrigues Campos Lemos
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!