Em meados de 2003, a banda carioca Los Hermanos lançou Ventura, seu terceiro álbum de estúdio. A obra, que atingiu imenso sucesso de público e crítica, pode ser considerada o marco inicial, pelo menos no Brasil, daquilo que a crítica acabou por batizar de “canção expandida”: um formato de composição particularmente difuso, muito mais sugestivo do que narrativo, que colocava em xeque certos pilares da forma de fazer canção consolidada no país desde a Bossa-Nova. Durante (pelo menos) os quinze anos seguintes, uma geração de cancionistas tomou para si a tarefa de continuar, popularizar e em certos casos radicalizar a “canção expandida” anunciada em Ventura. Agora, quando uma série de transformações sociais, políticas e estéticas parecem consolidar uma superação dessa experiência, propõe-se um balanço do período.
Recuperar, através de textos, vídeos, documentos da época e muita música a memória de um período importante da canção brasileira, a partir de seu disco mais emblemático;
Apresentar e explicar aos alunos o conceito de “canção expandida”, elaborado originalmente por José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski;
Oferecer aos alunos um panorama do debate sobre a canção no Brasil, desdobrado entre os diversos campos do saber com os quais se relaciona;
Músicos, estudantes de música e demais aficionados por rock e música brasileira em um sentido amplo do termo.
Pessoas que possuam uma relação afetiva com o álbum Ventura, a banda Los Hermanos e o período (virada do século XX para o XXI) em que a banda esteve na ativa.
Historiadores interessados na história contemporânea da cultura brasileira.
Aulas online, ao vivo, pela plataforma zoom. A gravação ficará disponível após as aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
Análise multidisciplinar de canções, levando-as em conta enquanto construtos de letra, melodia e harmonia, mas também sua situação de gravação e seu contexto sócio-histórico-cultural, entre outros aspectos.
Leituras de textos teóricos, analíticos e jornalísticos associados ao tema do curso.
Banco de vídeos e playlists musicais à disposição dos alunos, com referências que serão citadas em aula.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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