A voz é o recurso de comunicação mais primário e imediato de que dispomos para interagir na sociedade. É um elemento de fundamental importância, pois através da voz observamos as emoções, sensações e intenções das outras pessoas nas interações humanas, além dela constituir o suporte fisiológico para a comunicação oral.
Na área de
saúde, especificamente dentro da Fonoaudiologia, a voz representa o veículo
primordial para uma comunicação eficaz. Possuir uma boa qualidade vocal é
pré-requisito para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos.
Atividades
preventivas e de promoção da saúde vocal são recursos muito eficazes para
minimizar a ocorrência de alterações vocais. O acompanhamento integral e o
atendimento clínico vocal a crianças, adultos e idosos possibilita uma melhor
qualidade de vida no que diz respeito à saúde em geral e ao relacionamento
social e cultural.
Programas
vocais, individuais e/ou em grupo, direcionados a indivíduos que necessitam de
uma boa qualidade vocal para o seu exercício profissional - como radialistas,
locutores, cantores, operadores de telemarketing, professores, atores,
jornalistas, vendedores, comunicadores, animadores, líderes (governamentais,
não-governamentais, empresariais), gestores de equipes, entre outros - são de
suma importância para minimizar o esforço da sua principal ferramenta de
trabalho e, consequentemente, melhorar o estado de saúde vocal, a autoconfiança
e a autoestima desses profissionais.
Estudos
comprovam que professores faltam mais ao trabalho por distúrbios vocais do que
trabalhadores de outras ocupações (MOSELLI, ASSUNÇÃO e MEDEIROS, 2017). Esses
afastamentos geram muitos custos pessoais e sociais, que acarretam despesas
vultosas para as instituições, empresas e para a sociedade. Embora outros
profissionais da voz sofram com o desgaste da saúde vocal, os professores
constituem a categoria mais afetada, gerando alto índice de absenteísmo e
constituindo desta forma um problema de saúde pública. No Brasil, estudos
demonstram 11,6% de prevalência de distúrbios vocais entre professores e 7,5%
para as outras categorias (BEHLAU et. al., 2012).
A
necessidade de formar fonoaudiólogos que têm interesse em aprofundar o
aprendizado teórico e aplicado sobre os fundamentos científicos e técnicos das
práticas fonoaudiológicas na área da voz, através de uma formação sólida, com
expansão de conhecimentos nas áreas da promoção da saúde, prevenção, avaliação,
diagnóstico, tratamento e reabilitação, é de extrema importância para a
qualidade de vida dos cidadãos.
O alto
índice de profissionais que necessitam de uma boa qualidade vocal para sua
atividade laboral, em função de ser a voz o principal mecanismo comunicacional
humano, mostra a grande relevância de prover a especialização nesse campo.
A voz
precisa ser valorizada e estudada de maneira aprofundada, abrangendo diversas
dimensões e aspectos de sua constituição e utilização. A formação do
especialista em voz necessita ser qualificada científica e tecnicamente com a
utilização de uma abordagem interdisciplinar, para que os serviços prestados à
população, públicos e privados, sejam realizados de maneira mais integral,
humanizada, efetiva e profissional.
Desenvolver
sólidos conhecimentos científicos e técnicos em voz, baseados em evidência
científica e sob uma perspectiva interdisciplinar, para aplicá-los de modo
fundamentado no exercício da sua atividade profissional.
Desenvolver
as habilidades técnicas necessárias para exercer práticas na área da voz,
visando a utilizar variados recursos de promoção da saúde, diagnósticos,
terapêuticos e preventivos de doenças, de forma sistêmica, programada e
personalizada.
Desenvolver
competências para o trabalho de aprimoramento vocal e comunicacional em
diversos âmbitos: laboral, artístico, estético e empresarial.
Desenvolver
ações e programas preventivos e terapêuticos na área da voz humana,
sistematicamente elaborados, adequando a diferentes pessoas e grupos sociais, e
a distintos contextos socioambientais e culturais.
Integrar o
campo de estudo de promoção e prevenção, práticas clínicas, e de aprimoramento
da voz humana com as outras áreas da saúde no contexto das equipes
multiprofissionais.
O curso é destinado a profissionais graduados em fonoaudiologia
e otorrinolaringologia.
As
atividades educacionais compreendem aulas expositivas, estudo e discussão de
casos clínicos, apresentação de vídeos, bem como estudo dirigido de textos com
debates, estudo comentado sobre artigos científicos, seminários, trabalhos
individuais e de grupo, mapaconceitual, aprendizagem baseada em
equipe (TBL), pesquisa bibliográfica orientada.
Serão
abordados os aspectos anatômicos e fisiológicos da voz, para a aquisição de
conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, para promover a saúde vocal, e
prevenir, identificar, avaliar, diagnosticar e intervir nos distúrbios da
comunicação oral.
Serão
abordados recursos tecnológicos utilizados na área e desenvolvidas discussões
orientadas sobre características epidemiológicas e medidas específicas de
promoção da saúde e prevenção da doença em diferentes fases da vida (infância,
adolescência, fase adulta e envelhecimento), incluindo as dimensões da
integralidade do cuidado à saúde, da abordagem integrativa corpo-mente, da
integração multiprofissional e interdisciplinar, com o objetivo
de conscientizar e desenvolver competências profissionais nas esferas
técnica, colaborativa e ética.
As
disciplinas estão distribuídas em três blocos programáticos. O primeiro bloco
compreende os fundamentos conceituais e teóricos da anatomia e fisiologia da
voz, que embasam as práticas nos diferentes contextos clínicos do cuidado à
saúde. O segundo bloco corresponde aos recursos técnicos utilizados nos
processos de diagnóstico, planejamento terapêutico, execução do tratamento,
planejamento preventivo, execução da profilaxia, promoção e educação em saúde,
e relativos aos aspectos éticos do exercício profissional. O terceiro bloco
compreende as diferentes áreas de aplicabilidade clínica, conforme necessidades
e faixas etárias às quais se direciona o trabalho fonoaudiológico.
Jorge Calmon de Almeida Biolchini
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
Diploma de graduação em Fonoaudiologia, histórico escolar da graduação, carteira profissional do CRFa, carta de intenção, currículo profissional e fotografia digital.
A seleção
será feita por análise documental e, a critério da coordenação, uma entrevista
poderá ser indicada.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
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