Por meio da apropriação dos resíduos plásticos como matéria prima na confecção de bonecos, o workshop pretende potencializar no aluno a percepção/transformação do objeto pré-fabricado num novo objeto, agora dotado de características próprias, transformado num personagem.
Objetivos Específicos:
- Capacitar o participante para a criação, desenvolvimento e confecção de bonecos tendo como principal matéria prima os resíduos plásticos, permitindo sua utilização em diferentes meios expressivos.
- Promover conhecimentos teóricos e práticos para atuação diversificada em projetos de entretenimento que utilizem o boneco como principal meio de transmissão de informação.
- Revalorizar objetos cujo destino – segundo as regras da “cultura do descartável” - não seria outro senão a lata do lixo;
- A divulgação cultural do universo dos bonecos;
-Introduzir técnicas de criação para o desenvolvimento e confecção de bonecos utilizando resíduos sólidos;
- Gerar reflexão sobre o papel dos bonecos na transmissão de conhecimentos formais;
- Agrupar indivíduos em projetos práticos que podem ser revertidos como métodos de aprendizagem e geração de renda;
- Apresentar o boneco como uma mídia envolvente e plural, capaz de agregar conhecimentos teóricos, que podem ser aplicados em outras áreas de importância social.
Profissionais, pesquisadores, estudantes nas áreas de design, ilustração, educação, teatro de bonecos e demais interessados que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos sobre as técnicas que envolvem a criação de uma personagem e sua construção material, aqui no caso, empregando resíduos plásticos.
Com o uso de RESÍDUOS PLÁSTICOS – (basicamente embalagens de PET e PVC), material abundante e disponível, cada aluno irá construir um boneco com a técnica de reaproveitamento criativo e acoplagem de garrafas plásticas.
Cada aluno deve previamente coletar embalagens plásticas que serão transformadas nos bonecos. O aluno passa a observar o mundo em torno de si com outros olhos. Um olhar mais crítico sobre os materiais: do que as coisas são feitas? para que servem? como são usadas e no que lhes podem ser úteis? O próximo passo é a classificação e separação do material observando-se assim a textura, as formas e a natureza dos materiais. A partir daí o aluno passa a projetar seu personagem.
O workshop aborda temas como reciclagem e design de formas animadas.