O curso pretende discutir a infância e a recepção do público infantil nos museus. Por meio de leituras teóricas e proposições práticas, serão apresentadas especificidades de se trabalhar com crianças e as inúmeras possibilidades de pensar propostas pedagógicas pertinentes para este público.
O curso pretende discutir a infância e a recepção do público infantil nos museus. A atuação de profissionais na área de mediação em museus e centros culturais requer múltiplos conhecimentos de diferentes áreas. Pesquisas têm demonstrado que a formação deste profissional tem se dado na própria instituição, muitas vezes no aprender fazendo. Por sua vez, o público escolar tem sido apontado em diversas pesquisas como o mais numeroso e ao mesmo tempo o mais desafiador para os educadores/mediadores.
O curso oferece subsídios para complementar a formação deste profissional que recebe diferentes públicos, especificamente o infantil. Por meio de leituras teóricas e proposições práticas, o curso buscará apresentar as especificidades de se trabalhar com crianças e as inúmeras possibilidades de pensar propostas pedagógicas pertinentes para este público. Para abordar tais questões, o curso será dividido em três módulos:
I- Educação em museu: um campo em construção;
II- O desenvolvimento infantil e suas especificidades para a mediação;
III- Infâncias e museus: encontros e descobertas.
A reflexão sobre as relações da infância com o mundo, com a cultura e a dimensão estética que envolve essas experiências será o fio condutor dos módulos.
Graduados ou estudantes em Museologia, Pedagogia, Educação Artística e de diferentes Licenciaturas. Profissionais que recebem o público infantil (escolar e espontâneo) em museus, professores da Educação Básica e demais interessados.
O curso é desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, da PUC-Rio, utilizando diversos recursos da Internet, tais como: ferramentas de comunicação, de colaboração, de avaliação, encontros online, textos e vídeos disponibilizados no ambiente virtual.
A proposta acima descrita corresponde a uma média de 3 horas de estudos semanais. O curso conta com dois encontros síncronos e atividades assíncronas (fóruns de discussão e trabalhos) que podem ser realizadas em qualquer hora e a qualquer tempo, havendo, desta maneira, flexibilidade de horário.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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