Este curso foi cuidadosamente elaborado para quem deseja ampliar o olhar sobre as questões interativas que envolvem a infância de 0 a 1 ano. Para isso, propomos o método de Observação de bebês criado pela psicanalista Esther Bick, que ressalta, sobretudo, a importância da escuta/olhar sensível do observador.
Seguimos, assim, os ensinamentos de Bick, que nos orienta partir do não-saber. Afinal, nesta perspectiva, é fundamental que o observador viva a experiência, para isso, ele precisa despir-se, tanto quanto possível, das suas certezas e teorias que embasam o seu cotidiano pessoal e profissional, para poder tão somente observar.
1) Apresentar o conhecimento teórico-prático do método de Observação de bebês de Esther Bick;
2) Dar atenção aos estilos interativos e às necessidades do bebê. Assim como, destacar a forma de se comunicar do bebê, considerando a sua dinâmica particular com o seu cuidador e com o seu entorno;
3) Observar as emoções do observador durante a observação;
4) Orientar a postura do observador, que deve permanecer numa posição observante e não intervencionista.
A intenção é produzir coletivamente um espaço reflexivo, dinâmico e criativo que propicie que o alunado se torne, a um só tempo, sensível ao bebê, sendo um bom intérprete de suas necessidades, atento ao campo de afetações que o encontro com o outro gera, e certo que o bebê que fomos não morre jamais.
Estudantes de graduação a partir do 9º. período e profissionais da área da saúde e da educação que pretendem ou atuam em maternidade, setor pediátrico, espaço de recreação para bebê, creche, abrigo entre outros.
1) Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma zoom. As aulas não ficarão gravadas para consulta posterior por ser também vivencial.
2) As aulas serão expositivas com vídeos, apresentação de conteúdos e dinâmicas de grupo. Além disso, haverá indicação de leituras para articular com a prática, favorecendo, com isso, reflexões e problematizações dos temas que envolvem o primeiro ano do bebê.
3) O curso privilegia a dinâmica em grupo. Nesta direção, o curso é dividido em dois tempos: na primeira meia-hora, teremos a apresentação teórica do curso. No momento seguinte, o alunado terá uma hora de espaço reflexivo.
Privilegiaremos, num primeiro momento do Espaço Reflexivo, a observação de si _ o bebê que fui - através dos registros fotográficos do primeiro ano de vida, construindo uma espécie de linha do tempo. O intuito é narrar a sua história para, posteriormente, compartilhar nas aulas suas memórias, emoções e impressões.
Num segundo momento, no Espaço Reflexivo, o alunado poderá trazer uma situação de trabalho com bebês (no contexto de berçário, Uti neonatal, etc), respeitando os três tempos da observação (observação, anotação e supervisão). Enfatizo, sobretudo, a importância do tempo da supervisão, por ser um tempo que possibilita sustentar a função de observador, além de ser um espaço para que o grupo observe os registros narrados daquilo que foi observado. Neste espaço, é imprescindível, conforme Bick, que o grupo de supervisão observe no relato do observador seus sentimentos despertados diante da cena do bebê com o cuidador.
Vale ressaltar que a participação coletiva é desejável no grupo reflexivo, que acontecerá a cada encontro. Isso permitirá ao grupo, a partir das narrativas dos alunos-observadores, refletir, direta ou indiretamente, sobre situações de trabalho nos diferentes contextos (na saúde e na educação).