Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho
Maria Helena Ribeiro dos Santos
A proposta desse curso baseia-se em uma pesquisa desenvolvida pela Cátedra UNESCO de Leitura da PUC- Rio quando foi observado que nos últimos anos, com a tecnologia, houve uma mudança significativa do perfil do leitor. Com o contato com a prática dos recursos tecnológicos, surgiu uma nova relação dos leitores com o livro e a leitura, principalmente em relação aos seus interesses, desejos, necessidades e na própria disposição para ler, escrever e imaginar. Estudando e experimentando novas propostas, concluímos que é perfeitamente possível recuperar nos leitores o gosto pela leitura e o seu convívio com os livros e textos, desenvolvendo uma nova prática de se mediar a leitura e de se relacionar com esses leitores.
A nova forma de lidar com a leitura e com os leitores traduz-se em objetivos, já experimentados e aprovados pelo grupo de pesquisadores do iiLer – Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e da Cátedra UNESCO de Leitura.
- Criar espaço de escuta para o que o leitor tem para falar, sem preconceitos e juízo de valores, guardando e aproveitando tudo que falam, sabem ou fazem na escolha dos materiais e atividades disponíveis para eles.
- Proporcionar um ambiente democrático, amistoso e de confiança entre eles e deles com a gente. Tudo é escolhido por eles; tudo deve atender ao seu tempo e ao seu repertório de leitura e de experiências. Apresentar vários materiais e deixar que escolham os que mais se identificam para dar início ao trabalho. Essa pode ser uma boa estratégia. Nada deve ser obrigatório.
- Desenvolver, fundamentalmente, o imaginário. Trabalhar com textos maravilhosos, contos, crônicas, novelas, filmes, músicas, notícias, imagens, causos, histórias, etc. Deixar que conversem, construam suas próprias histórias e troquem suas experiências, para depois escreverem seus textos, escritos ou em imagens.
- Estimular que descubram sua própria identidade por meio de depoimentos de vida, textos motivadores, identificação com personagens de fatos de jornais, fotos de cenas, exercícios de sensibilização, conversas informais, etc.
Professores, Bibliotecários, Agentes Comunitários, responsáveis por Bibliotecas, Coordenadores.
Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho
Maria Helena Ribeiro dos Santos
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!