O curso Cenografia: O Espaço da Cena tem como eixo principal, o diálogo entre as concepções e gestos artísticos fundamentais da arte contemporânea e a potencialidade da cenografia. O chamado campo expandido da arte e seus desdobramentos serão delineados na proposição de arte situada, de contingência e de performatividade dos espaços. Será proposta a investigação das operações sensíveis dos artistas contemporâneos para expandir a articulação de elementos como o corpo, o lugar e o tempo no espaço de um palco, para a composição de cenografias.
Este curso integra o
Programa de capacitação em Cenografia.
A cenografia praticada
na atualidade apresenta uma vasta gama de possibilidades aplicadas a diferentes
áreas que transbordam os palcos e tencionam a configuração de espaços
articulados de maneira sensível, destinada a uma multiplicidade de interações.
A complexa rede de dinâmicas que vão, desde a idealização até a desmontagem,
estruturam a cenografia praticada na atualidade como uma artesania
contemporânea, que proporciona aos criativos a oportunidade de materialização
de ideias e solução de problemas através da realização de espaços. Uma prática
que ágil que alia objetividade e subjetividade na qual é possível e necessários
dominar todas a etapas do processo criativo e construtivo.
O Objetivo geral do
programa é capacitar as alunas e alunos através da aproximação do universo da
cenografia estruturada em cursos de curta duração com abordagens de temas
específicos que, em conjunto, tecem a complexa rede de dinâmicas, agentes,
recursos e dispositivos da prática da cenografia na atualidade.
Cada curso do
programa tem duração específica e será oferecido uma vez ao ano. A ordem de
participação nos cursos é de livre escolha. Os cursos estão programados em
diferentes dias da semana para proporcionar maior acessibilidade. As aulas
serão oferecidas ao vivo na plataforma ZOOM com disponibilização das gravações.
Para receber o Certificado do Programa de Capacitação em Cenografia é necessário cursar e obter a aprovação nos 5 cursos obrigatórios e em 2 dos cursos opcionais. O Programa oferece um total de 9 cursos, sendo 5 Cursos obrigatórios* e 4 Cursos opcionais**:
Curso 1 - CENOGRAFIA: MATERIALIZAR IDEIAS*
Curso 2 – CENOGRAFIA: VM E A ARTE DAS VITRINES**
Curso 3 - CENOGRAFIA: O ESPAÇO DA CENA*
Curso 4 - CENOGRAFIA: EFEMERIDADE E SUSTENTABILIDADE*
Curso 5 - CENOGRAFIA: O ESPAÇO DO ACONTECIMENTO**
Curso 6 – CENOGRAFIA: O ESPAÇO NO AUDIOVISUAL**
Curso 7 - CENOGRAFIA: GESTÃO E PRODUÇÃO*
Curso 8 - CENOGRAFIA: DESENHO DE ATMOSFERAS*
Curso 9 - CENOGRAFIA: O ESPAÇO DIGITAL**
_Apresentar as áreas de atuação dos cenógrafos e das cenógrafas no mercado contemporâneo
_Delinear uma abordagem do percurso da cenografia através da história desde a pré-história até a atualidade
_Capacitar a aluna e o aluno a reconhecer e compreender múltiplas estratégias e dispositivos da arte contemporânea
_Desenhar plantas, cortes e vistas de cenografias inseridas em um palco
_ Conhecer o processo criativo de uma cenografia
_ Entender o briefing como um conjunto de propósitos, condições e necessidades
_ Aproximar a aluna e o aluno dos principais mecanismos dos bastidores do Teatro
_Sensibilizar a percepção do entorno como método de estímulo à prática criativa
_Abordar conceitos e metodologias da arte contemporânea na articulação dos materiais e em sua relação espaço e o tempo da cena
_Conhecer os principais materiais, estruturas e recursos cênicos dos palcos de teatro
_ Desbravar os detalhes da visita técnica a um teatro e identificar os pontos críticos de atenção
_Analisar estudos de caso de operações sensíveis para criação de cenografias de Peças de Teatro
_Desenvolver o projeto de cenografia contemporânea situada em um palco de teatro
Profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação em Arquitetura, Design, Cenografia, Artes Cênicas, Comunicação e Artes Visuais que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos em cenografia.
O curso terá ênfase no
aprendizado através de exercícios e desenvolvimento de projeto. Serão
ministradas aulas teóricas e práticas, leituras de textos, análise de estudos de caso e aprendizado através de
exercícios poético-visuais e desenvolvimento
de projeto final.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível por até 2 meses após o termino das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
Avaliação: Apresentação de projeto final de cenografia para o espaço do palco.
Maria Fernanda Rodrigues Campos Lemos
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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O curso Cenografia: O Espaço da Cena tem como eixo principal o diálogo entre as concepções e gestos artísticos fundamentais da arte contemporânea e a potencialidade da cenografia na articulação de elementos como o corpo, o lugar e o tempo no espaço do palco. O chamado campo expandido da arte e seus desdobramentos serão delineados na proposição de arte situada, de contingência e de performatividade dos espaços. Será proposta a investigação dos aspectos fundamentais do campo das artes visuais conceitos e agências criativas dos artistas contemporâneos para expandir embasamento para o desenvolvimento de processos criativos de projetos de cenografia.
Bibliografia Principal:
HOWARD, Pamela. O Que é Cenografia? Trad. Carlos Szlak – São Paulo: SESC SP, 2015. p.
MANTOVANI, Anna. Cenografia. São Paulo: Editora Ática, 1989. 96p.
NERO, Cyro del. Cenografia - Uma breve visita. São Paulo: Editora Claridade, 2010. 96p.
NERO, Cyro del. Máquina para os deuses: Anotações de um cenógrafo e o discurso da cenografia. São Paulo: Editora SENAC, 2009. 382p.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
RATTO, Gianne. Antitratado de Cenografia. São Paulo: SENAC, 1999. 192p.
Bibliografia Complementar:
AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? E Outros Ensaios. 2a Reimpressão, Chapecó, SC: Argos, 2010, 92p.
BRETT, Guy. Brasil Experimental. Rio de Janeiro: Contracapa, 2005. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2009, 2a. edição.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.
FERREIRA, Glória e COTRIM Cecília, Escritos de artistas anos 60/70 – Rio de janeiro: Zahar, 2006
GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2006
LEVY, Pierre. O que é o Virtual?. 2ª Edição. 2ª Reimpressão. São Paulo: Editora 34, 2017. 160p.
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