As vitrines são palcos em miniatura onde são construídas cenas esteticamente atraentes. Tanto as vitrines como todo o interior das lojas fazem parte da "Experiência do Cliente". Todos os detalhes importam e devem ser pensados de maneira individual e em conjunto, para mutuamente se reforçarem. O universo do VM (Visual Merchandising) se expande a cada dia em um espaço onde é possível e necessário explorar novas possibilidades que instiguem e acolham o público.
Este curso integra o
Programa de capacitação em Cenografia.
A cenografia praticada
na atualidade apresenta uma vasta gama de possibilidades aplicadas a diferentes
áreas que transbordam os palcos e tencionam a configuração de espaços
articulados de maneira sensível, destinada a uma multiplicidade de interações.
A complexa rede de dinâmicas que vão, desde a idealização até a desmontagem,
estruturam a cenografia praticada na atualidade como uma artesania
contemporânea, que proporciona aos criativos a oportunidade de materialização
de ideias e solução de problemas através da realização de espaços. Uma prática
que ágil que alia objetividade e subjetividade na qual é possível e necessários
dominar todas a etapas do processo criativo e construtivo.
O Objetivo geral do
programa é capacitar as alunas e alunos através da aproximação do universo da
cenografia estruturada em cursos de curta duração com abordagens de temas
específicos que, em conjunto, tecem a complexa rede de dinâmicas, agentes,
recursos e dispositivos da prática da cenografia na atualidade.
Cada curso do
programa tem duração específica e será oferecido uma vez ao ano. A ordem de
participação nos cursos é de livre escolha. Os cursos estão programados em
diferentes dias da semana para proporcionar maior acessibilidade. As aulas
serão oferecidas ao vivo na plataforma ZOOM com disponibilização das gravações.
Para receber o Certificado do Programa de Capacitação em Cenografia é necessário cursar e obter a aprovação nos 5 cursos obrigatórios e em 2 dos cursos opcionais. O Programa oferece um total de 9 cursos, sendo 5 Cursos obrigatórios* e 4 Cursos opcionais**:
Curso 1 - CENOGRAFIA: MATERIALIZAR IDEIAS*
Curso 2 – CENOGRAFIA: VM E A ARTE DAS VITRINES**
Curso 3 - CENOGRAFIA: O ESPAÇO DA CENA*
Curso 4 - CENOGRAFIA: EFEMERIDADE E SUSTENTABILIDADE*
Curso 5 - CENOGRAFIA: O ESPAÇO DO ACONTECIMENTO**
Curso 6 – CENOGRAFIA: O ESPAÇO NO AUDIOVISUAL**
Curso 7 - CENOGRAFIA: GESTÃO E PRODUÇÃO*
Curso 8 - CENOGRAFIA: DESENHO DE ATMOSFERAS*
Curso 9 - CENOGRAFIA: O ESPAÇO DIGITAL**
Apresentar o panorama do Visual Merchandising na contemporaneidade
Aprofundar o conceito de "Experiência do Cliente em Loja"
Investigar as possibilidades criativas e as principais estratégias sensíveis para criação de experiências
Sensibilizar a percepção criativa das alunas e alunos
Expor as etapas de projeto e realização do VM desde a idealização até a desmontagem
Demonstrar o passo a passo de uma visita técnica
Abordar as principais estruturas, materiais e mecanismos do VM
Apresentar os principais Fornecedores do VM
Estudar os componentes e estratégias projetuais de "cases" de sucesso na área de Visual Merchandising
Lojistas em geral, profissionais e estudantes de pós-graduação e graduação em Arquitetura, Design, Cenografia, Artes Cênicas, Comunicação e Artes Visuais que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos acerca dos processos de criação e realização na área do VM (Visual Merchanding) Contemporâneo.
Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma Zoom. As aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma Moodle da PUC-Rio.
Aulas teóricas e práticas, estudos de casos reais e proposição de exercícios práticos.
Maria Fernanda Rodrigues Campos Lemos
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
As vitrines são palcos em miniatura onde é construída uma cena esteticamente atraente. Tanto as vitrines como todo o interior das lojas comunicam. Todos os detalhes importam e devem ser pensados de maneira individual e na força que adquirem em conjunto. O universo do VM se expande a cada dia em um espaço onde é possível e necessário explorar novas possibilidades que instiguem e acolham o público.
Bibliografia Principal:
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
Bibliografia Complementar:
PALLASMAA, Juhani. Os Olhos da Pele: A Arquitetura dos Sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011. 76p.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!