- Aprofundar os conhecimentos de alunos graduados na área de Comunicação Social, ou de áreas afins, enfatizando a perspectiva interdisciplinar, a produção, a veiculação, e a recepção de imagens.
- Introduzir os alunos em atividades de pesquisa ou desenvolvê-las nos já iniciados, visando à qualificação profissional.
- Possibilitar aos alunos a discussão de experiências profissionais nos vários campos do uso da imagem, através de um "laboratório de trocas profissionais".
- Realizar estudos aprofundados que contribuam para qualificação e a instrumentalização dos alunos que pretendem cursar pós-graduação "Stricto Sensu", em nível de Mestrado.
- Contribuir para ampliar as possibilidades dos estudantes no mercado de trabalho.
Graduados-Bachareis e Licenciados em Comunicação Social e em outras áreas das Ciências Sociais e Humanas, que pretendam não só desenvolver um saber específico sobre os estudos da imagem, mas sobretudo enfatizar uma visão atualizada do universo mais amplo da cultura, encaminhando-se para a área dos Estudos Culturais.
O curso poderá organizar atividades complementares como seminários especiais, conferências, debates, exibição de filmes e vídeos, com a presença de professores convidados, podendo oferecer ainda a possibilidade de participação em trabalho de pesquisa ou projetos específicos desenvolvidos em caráter opcional, paralelamente ás exigências curriculares.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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O Conceito de imagem em seus domínios básicos de analogia, representacão e significação. O processo de comunicação a partir das relações de sentido e do jogo comunicacional das imagens. As mediações produtoras das imagens e suas relacões com as tecnologias dos séculos XIX e XX. As imagens e as formas digitais de produção.
História, Cultura e Imagem. Simbolismo e realidade. Fragmentos do imaginário e a construcão do Brasil. Inventores, pioneiros e fundadores. A "mistura" como imagem: hibridismo e mesticagem. Ambiguidades, duplicidades e dilemas nas representacões no Brasil. Imagem externa e imagem interna: as faces do Brasil. O nacionalismo e a questão da dependência cultural e do entre-lugar, na construção das imagens do Brasil. Nação e narração. Raça, gênero e classe na construção das imagens do Brasil. O maravilhoso e o cotidiano na cultura brasileira. Grandes enganos e pequenas verdades: o Brasil como problema. As imagens do Brasil no contexto da globalização.
O amplo espectro de manifestações empíricas do universo de imagens literárias, oníricas, místicas, tecnológicas... O referencial visual das imagens e a libertação deste referencial. Os princípios de codificação, transmissão e decodificacão mais frequentes no âmbito de comunicação de imagens.
A questão da mimesis. Atualização, multiplicação, aceleramento e repetição de imagens: a reprodutividade técnica. Experiência imaginária com o movimento, com as máquinas e com as formas de trabalho modernas e pós-modernas. A noção de ponto de vista, a quantificação e a decomposição da realidade. A relativização dos valores, a categoria de "novo", o múltiplo e o transitório. A contradição entre a realidade (as relações sociais e econômicas) e a estruturação do imaginário de origem exógena. A dialética entre o nacional e o internacional, entre o público e o privado, entre a fascinação e o tédio. A paródia, o pastiche, o plágio e o original, simulacro e a referência, o "remake".
Modernidade pós-modernidade e experiência urbana. A legibilidade da cidade. O universo signico urbano: a escrita da cidade e a cidade como escrita. A cidade polifônica. Visibilidade e fragmentação. O imaginário da cidade moderna e pós-moderna. Mitologias urbanas. Cidade e memória. Imagens e representações da cidade, cultural e historicamente determinadas, na literatura, nas artes plásticas, na arquitetura, no cinema, na televisão, na imprensa, na publicidade ... Imagens da cidade e modernidade periférica. Imagens e representações do Rio de Janeiro.
Estudo de caso e de projetos de intervenção relacionados a experiências profissionais de alunos e professores, ou de profissionais que atuam fora da Universidade.
Estudo de caso e de projetos de intervenção relacionados a experiências profissionais de alunos e professores, ou de profissionais que atuam fora da Universidade.
Aprofundamento em manifestaçãoes empíricas do uiverso das imagens, selecionadas em função de interesse de professores e alunos. Tematização dos princípios de copdificação, transmissão e decodificação mais relevantes nos domínios do estudo das imagens.
Trabalho final elaborado sob a orientação de um professor relacionado à produção de comunicação em uma de suas formas, tendo em vista a flexibilidade para o mercado (a profissionalização na área de comunicação) e para o curso (a pesquisa acadêmica).
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