A atualidade do debate sobre democracia, instituições
e participação popular na cena política nacional é inegável. Em meio ao
acirramento da polarização e da “popularização” das discussões políticas, tem
sido crescente o interesse de analistas, acadêmicos e do público em geral sobre
a batalha semântica em torno de conceitos políticos fundamentais como a própria
noção de democracia. Contudo, este debate não é recente na experiência
político-social brasileira. Ao longo de todo o período republicano, distintos
atores disputaram entendimentos e usos da ideia de democracia associada a
outros conceitos e a seus projetos e interesses. Neste curso, faremos uma
reflexão sobre como esse diálogo permeou o ambiente vivido nacional, sobre as
suas mudanças ao longo do tempo e possibilidades de interpretação na cena
contemporânea.
O curso propõe uma reflexão acerca dos significados,
sentidos e usos atribuídos ao conceito de democracia ao longo da experiência
republicana brasileira por distintos atores políticos e sociais e suas
possibilidades de diálogo com conceitos associados como povo, cidadania e
participação. Centrados em cortes temáticos, os encontros propõem um percurso
cronológico nos debates sobre as relações entre a ideia de democracia e as
questões fundamentais que permearam o ambiente vivido e seguem pujantes em
nossa sociedade.
Graduandos, Pós-graduandos, profissionais e comunidade em geral.
Aulas online, ao vivo, pela plataforma zoom. As aulas gravadas são disponibilizadas no ambiente de aprendizagem online por 2 meses após o término do curso.
Em diálogo com o manancial teórico-metodológico da História dos Conceitos e com os estudos sobre as transformações nas linguagens e no vocabulário político brasileiro, o curso propõe uma reflexão acerca dos sentidos e usos atribuídos a ideia de democracia em meio aos embates político-sociais que permearam nossa experiência republicana. Com uma abordagem transdisciplinar e acesso a uma bibliografia plural o objetivo é fazer com que cada encontro opere questões associadas a determinados momentos históricos em diálogo permanente com inquietações e debates contemporâneos.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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