Disciplinas
HISTÓRIA E POLIT.INFÂNCIA DE 0-6 ANOS
Módulo: 1
Carga Horária: 60
Políticas dirigidas às crianças de 0 a 6 anos no Brasil: uma abordagem histórica. Iniciativas de caráter médico, medidas assistenciais e a ênfase educativa. Políticas voltadas à infância e os movimentos sociais. Infância, educação e cidadania. Impasses e perspectivas da educação infantil (Constituição de 1988 e nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Função social da educação infantil na construção de uma sociedade democrática.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E A CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS
Módulo: 1
Carga Horária: 60
Concepções de Infância. A Criança como sujeito histórico, social e cultural. Teorias do conhecimento e do desenvolvimento humano. O papel das interações sociais. Linguagem e constituiçao da consciência. Conhecimento, imaginação criadora e afetividade. O debate Piaget/Vygotsky e as questões educacionais.
ALTERNATIVAS PEDAGOGICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Módulo: 2
Carga Horária: 60
Diferentes concepções de educação, de creches e pré-escolas a caminho da prática. A visão de pré-escola como jardim de infância: contribuições de Froebel, Decroly, Montessori. A enfâse no desenvolvimento cognitivo: Piaget e a psicogenética e suas implicações práticas. A educação pelo trabalho: Freinet e a Educação ds classes populares. Alternativas e perspectivas curriculares na realidade brasileira (análise de propostas e experiências pedagógicas da rede pública e particular e de iniciativas não governamentais).
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO
Módulo: 2
Carga Horária: 30
A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a educação infantil. Linguagem e história. Articulação creche / pré-escola / escola de 1º grau: dilemas e impasses. Políticas de acesso à escrita: contribuições e papel da educação infantil. Leitura/escrita e os profissionais que trabalham com a criança.
INICIAÇÃO À PESQUISA
Módulo: 2
Carga Horária: 30
O conhecimento como compreensão do mundo e fundamentação da ação. Atitude científica do pesquisador. Tipos de pesquisa. Finalidade, significado, modalidades e abordagens metodológicas da pesquisa. Análise e discussão de pesquisas relativas ao campo dos Estudos Judaicos. Elementos constitutivos do projeto de pesquisa. Diretrizes para a elaboração da monografia.
A CRIANÇA E A CULTURA: TEMAS E QUESTÕES POLÊMICAS
Módulo: 3
Carga Horária: 60
Diversividade cultural e prática infantis. Brinquedos e Brincadeiras. Literatura Infantil, música, desenho e arte na infância. O papel da educação infantil: interação e ação dos adultos. Autonomia, autoria e cooperação. Sexualidade e disciplina. Ética, valores, preconceitos. Literatura e cinema: visões sobre a infância. A criança e a indústria cultural.
O TRABALHO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Módulo: 3
Carga Horária: 60
Análise crítica da prática pedagógica: o que fazemos e o que queremos fazer. Projeto pedagógico de uma creche/pré-escola de qualidade: concepção, gestão, supervisão. Saúde da criança e o cotidiano da creche. Formação dos diferentes profissionais. Alternativas pedagógicas e exigências do dia a dia: planejamento; organização do espaço e do tempo; avaliação. O trabalho com as famílias. Questões específicas: a creche na empresa; creches e pré-escolas públicas; creches e pré-escolas comunitárias; a rede particular
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Módulo: 3
Carga Horária: 0
Constitui-se de um trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implicam análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.