“Imaginem suas salas de aula, seus alunos e alunas e traga-os à sua memória lembrando-lhes os jeitos, os cheiros, os sorrisos, as implicâncias, as angústias, os medos, as vestes e adereços, as peles, as palavras, as belezas... Tente lembrar deles com paixão, com o envolvimento de quem sabe na pele, no corpo e na alma, o que é o cotidiano escolar e guarde aquecidamente esta imagem durante o percurso desta formação”.Azoilda Trindade
Objetivo geral
Refletir sobre o processo de Alfabetização e Escolarização Fundamental de Jovens e Adultos.
Objetivos específicos:
- Conhecer a história da alfabetização de jovens e adultos no Brasil; a produção do analfabetismo e a construção política da EJA no Brasil.
- Explicitar a visão de mundo e de homem que se encontram subjacentes às teorias do conhecimento e conseqüentemente das metodologias aplicadas aos adultos em processo de alfabetização e escolarização fundamental;
- Observar se existe uma concepção de infância por trás dos métodos e currículos utilizados na EJA e verificar sua utilidade em termos de projeto de sociedade;
- Compreender qual o sujeito cognoscente idealizado pelas escolas, seus instrumentos (currículos e materiais didáticos) e demais rituais escolares;
- Compreender que tipo de sujeito cognoscente o aluno adulto brasileiro, sem alfabetização, é representante;
- Circular experiências bem-sucedidas. Apontar e construir, coletivamente, ao longo do curso, alguns caminhos na superação das dificuldades vividas por alunos e professores que se encontram envolvidos no processo de alfabetização e escolarização inicial.
Professores e demais profissionais da educação, que atuam na Educação de Jovens e Adultos, inclusive aqueles que trabalham com o Ensino Fundamental e precisam compreender, entre outras coisas, as questões referentes à Alfabetização e à Escolarização de Jovens e Adultos. Também contempla-se professores de outras modalidades de ensino, educadores comunitários e estudantes de áreas afins.
O curso é composto de 40 horas presenciais mais 20 horas de atividades não presenciais, distribuídas entre leituras de textos, filmes, documentários e elaboração de um Trabalho Escrito.
Maria do Socorro Martins Calhau
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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