A palavra resistência está na ordem do dia. Na mesma medida de sua visibilidade, está a disputa em torno desta noção. Grupos minoritários reivindicam resistência como motor de suas lutas, e há divergências sobre quem está autorizado a se valer deste termo.
Resistir é um ato de insubordinação, mas é igualmente um ato de conservação de certa integridade ameaçada.
A literatura, as artes visuais, a dança, o cinema e a teoria também têm se valido desta noção para escrever seus textos e inventar (ou inscrever) suas poéticas.
A partir de uma noção de escrita expandida, o curso Escrever Resistências – Módulo II propõe discutir esta questão com uma nova bibliografia e, portanto, novos pontos de acesso e novas trajetórias. Os eixos temáticos serão: Feminismos e interseções (Aline Leal); A literatura e as novas formas do comum (Rafael Meire); Experimentações nas escritas de si (Mayumi Aibe); e Imagem, sintoma, historicidade (Natalie Lima).
Essas questões serão pensadas a partir de abordagens filosóficas, literárias, artísticas, documentais e experimentais dos acontecimentos, das temporalidades, dos espaços compartilhados, buscando-se vislumbrar novas possibilidades de (con)vivência.
Ao final, os alunos serão convidados a escrever seus próprios exercícios de resistência.
Pessoas interessadas em experiências artísticas contemporâneas, sejam literárias, visuais ou performáticas, associadas a movimentos de resistência.
Pessoas interessadas em pensar e produzir movimentos de resistência na contemporaneidade.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!