A religiosidade do catolicismo brasileiro, identificada como plural e diversa, ampla, sincrética, heterogênea e flexível, possui, segundo alguns especialistas, dificuldades para integrar em suas experiências as dimensões que compõe a vida do sujeito e de sua história. Há uma diversidade de vertentes que configuram esse mosaico das experiências e vivências das espiritualidades, que marcam a religiosidade popular do cenário brasileiro e redefinem conceitos e interpretações.
Nesse contexto, propomos investigar e descrever, a partir de um olhar teológico e multidisciplinar, as experiências que marcam as identidades da religiosidade brasileira, estudar a espiritualidade e a religiosidade popular a partir do fenômeno que ocorre na cidade de Juazeiro do Norte com a devoção ao Pe. Cícero Romão. O nosso itinerário se realizará em quatro módulos: O contexto eclesial e histórico da época de Padre Cícero; Padre Cícero: aspectos históricos; A Devoção e as Romarias; e Fé e vida: o projeto de Pe. Cícero e o Juazeiro.
Seremos auxiliados pelas cartas e ensinamentos de Pe. Cícero Romão, por várias referências sobre a sua vida e história, em especial, pelo livro Padre Cícero por ele mesmo, das autoras Theresinha Stella e Annette Dumoulin, e pela experiência de fé dos romeiros e das romeiras que identificam em toda a história de Pe. Cícero Romão, no modo de proceder, na preocupação com as dimensões e as realidades que compõem a vida das pessoas, o seu compromisso com a vida.