Na realidade pós-pandemia, ficou claro como a Sustentabilidade agrega valor aos negócios e os aspectos ESG - Environmental, Social and Governance passaram a ser fundamentais para direcionamento de investimentos.
Torna-se, então, essencial que as organizações repensem seus modelos de negócio, tratando sustentabilidade/aspectos ESG de forma estratégica e integrada.
Embora as discussões já ocorram há muito tempo, as ações têm caminhado devagar. As organizações ainda têm muitas dificuldades em aplicar os conceitos de forma prática na geração de impactos ambientais, sociais e econômicos tangíveis positivos. A definição da governança adequada também é um complicador.
Por isso, este curso procura demonstrar como entender, priorizar e tangibilizar sustentabilidade/aspectos ESG, desde o planejamento estratégico até o seu desdobramento em ações concretas que realmente agreguem valor ao negócio, incluindo a geração de resultados transparentes, confiáveis e consistentes para divulgação em qualquer mídia, para qualquer público.
O curso tem como objetivo dar subsídios para que profissionais, de qualquer área, possam gerir negócios, gerando impactos socioambientais associados aos econômicos, de forma equilibrada, alinhados com os aspectos ESG, preparando-os para o acompanhamento de seus resultados.
O
curso propõe um nivelamento conceitual sobre sustentabilidade, a partir do qual
será apresentado o Modelo GES® - Gestão Estratégica de Sustentabilidade, que é
integrado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a outras
estruturas (GRI, Relato Integrado, etc.). Os participantes adquirirão
conhecimento e prática sobre como avaliar a relevância dos ODS para a sua
organização (materialidade), além de alinhar seus objetivos estratégicos, com a
sustentabilidade, definindo portfólio sustentável de projetos, programas e
operações, controlados por indicadores que permitirão o gerenciamento de resultados
tangíveis.
Para atingir este objetivo
um estudo de caso será desenvolvido utilizando a Plataforma Digital GES® –
Gestão Estratégica de Sustentabilidade.
O
curso destina-se a gestores, que atuem como empreendedores, autônomos, funcionários,
ou empresários de organizações de qualquer segmento ou porte, que participem de
processo de tomada de decisão ou acompanhamento de gestão estratégica de
sustentabilidade.
Nível superior
completo ou em andamento.
Curso online realizado através da plataforma Zoom. Aulas ao vivo são gravadas para posterior acesso dos alunos por até 2 meses.
Uso da plataforma gratuita de Gestão Estratégica de Sustentabilidade (disponível no site: ges.byconn.com.br, com usuários demo).
Leitura de apoio com o O livro “Sustentabilidade – gestão estratégica na prática” de Christina Barbosa e Sonia Lopes que será fornecido em formato físico para alunos residentes do Brasil até o término do curso.
O repositório das aulas ficará disponível no Google Drive.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher o requisito de frequência.
Espera-se que os alunos desenvolvam parte do projeto do curso de forma assíncrona, em aproximadamente 1 hora semanal.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!