História da Arte e da Arquitetura no Brasil
Especialização: 432 horas | Duração: 18 meses
Objetivo
Público-Alvo
Antonio Edmilson Martins Rodrigues
Cecilia Cotrim Martins de Mello
Sergio Bruno Guimaraes Martins
Aprofundar os conhecimentos dos alunos na área de História da Arte e da Arquitetura e introduzi-los às atividades de pesquisa, visando à sua qualificação profissional e capacitação docente.
Graduados-Bacharéis e Licenciados em Educação Artística, Arquitetura, História, Belas Artes, Desenho Industrial, Programação Visual, Museologia, em áreas de Ciências Sociais e Humanas, ou ainda, em outros campos do saber.
Antonio Edmilson Martins Rodrigues
Cecilia Cotrim Martins de Mello
Sergio Bruno Guimaraes Martins
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Humanismo e arte na Renascença. Imagem e Poder na Cultura do Barroco. As artes visuais (pintura, arquitetura, artes decorativas) no período colonial brasileiro. Identificação e análise de técnicas, estilos e temas iconográficos na arquitetura, talha, pintura e imaginária brasileiras nos séculos XVII e XVIII. A obra do Aleijadinho.
O Sujeito da Modernidade frente ao Iluminismo e ao Romantismo. O progresso do conhecimento científico e a perda da unidade do Sujeito. A progressiva autonomia da Arte em relação a outras esferas do conhecimento. David e Ingres. Dos impressionistas a Seurat e Cézanne. A Crise da representação: Cubismo. Vanguardas artísticas.
A relação História e Cultura. O processo de modernidade no século XVI e a descoberta da noção de cultura. Cultura e Renascimento. Cultura e Iluminismo. Cultura e pensamento histórico contemporâneo.
A elucidação das questões da estética desde a discussão do Belo-em-si dos antigos, a beleza inteligível dos escolásticos, a teoria do Belo e do Sublime em Kant.
Progresso Industrial e a crise dos estilos. As propostas de integração entre arte e técnica. O problema das cidades e as origens do urbanismo moderno. Vanguardas e arquitetura moderna. A crise do moderno. O Pós-modernismo. As tendências contemporâneas.
A Missão Francesa e o surgimento de um novo sistema de arte no Brasil. O Modernismo e a questão da identidade da arte brasileira. Três artistas exemplares do Modernismo: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari, Concretismo. Neoconcretismo e a passagem do moderno para o contemporâneo.
A estética de Hegel e de Nietzsche e o fim da metafísica, as reflexões estéticas do século XX, a crise do sujeito na contemporaneidade.
A Arte e a Instituição da Arte. As obras de Jackson Pollock e Jasper Johns. A Pop Art – Rauschenberg, Andy Warhol, Oldenburg, Lichtenstein. A Minimal Art e Hard Edge: Stella, Morris, Morris Louis, Kelly, Caro. Pós-minimalismo: a Arte conceitual. Land e Body Art – Smithson, Eva Hesse, Serra. A Europa contemporânea: Arte Povera, Joseph Beyus e Anselm Kiefer, o Neo-Expressionismo, a questão pós-moderna.
Grandjean de Montigny e o Neoclássico no Brasil. A explosão dos estilos históricos. A ruptura modernista. Lucio Costa e o projeto moderno. Arquitetura e Estado Novo. As obras marcantes e os principais arquitetos do período. A obra de Oscar Niemeyer. Brasília. A ação de Vilanova Artigas. O debate ideológico e a questão do planejamento. Arquitetura e Design. A obra de Paulo Mendes da Rocha e a produção contemporânea.
Constitui-se de um trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!