Multiplicam-se hoje as obras sobre história de Israel e os autores dividem-se em três linhas distintas. Alguns, considerados “minimalistas”, pensam não ser possível encontrar no texto bíblico nada que remonte à “verdadeira história” de Israel. Em outro extremo, há os que procuram realizar uma espécie de “concordismo” entre a Bíblia e a história, não considerando os limites próprios e as finalidades específicas da exegese e da história. Uma via média é seguida por aqueles autores que percebem que, embora os hagiógrafostenham narrado a história israelita a partir de uma perspectiva teológica própria, não é necessário supor que eles criaram, a partir de suas mentes, uma história de Israel. Tais autores acreditam que é possível haver uma melhor e mais clara compreensão da Sagrada Escritura à medida em que se procura estudá-la tendo a história como disciplina auxiliar à exegese.
Percebe-se, pois, que embora história e exegese sejam dois campos do saber
distintos, eles se complementam. Uma maior clareza sobre o dado histórico pode
ajudar a exegese em dois sentidos: compreende-se melhor “as questões, a situação
a que um texto responde, o alcance de muitas de suas afirmações, o seu sentido na
sua época” e, também, se consegue “melhor avaliar a dimensão religiosa dos textos,
suas intenções, suas perspectivas, sua mensagem”.
Apresentar a história da Palestina, em seus momentos principais, desde o
ocaso do Império Persa (Xerxes I – 486-465 a.C.) e o início do domínio helenista,
sob Alexandre (333 a.C.), até a revolta de Bar Kochba (135 d.C.). Além disso, as
últimas três aulas abordarão aspectos da geografia do Antigo Oriente Próximo em
tempos do Antigo Testamento e da Palestina em tempos do Novo Testamento, bem
como um pouco da história, da geografia e da situação socioeconômica das
principais cidades visitadas por Paulo durante suas viagens missionárias.
Estudantes de Teologia, Ciências da Religião, História e áreas afins. O curso
visa atingir também catequistas e agentes de pastoral e todos que, mesmo sem um
estudo sistemático da Teologia, pretendem conhecer a história da Israel para ler a
Bíblia com maior proveito, compreendendo melhor o contexto histórico por detrás
dos seus diversos livros.
Ele será oferecido mediante atividades síncronas
semanais, na Plataforma Zoom, acompanhadas de leituras complementares. As outras horas de estudo serão
feitas de modo assíncrono, mediante a leitura de material fornecido após cada aula
síncrona.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher o requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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