Cerca de 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais de idade do país (ou 8,9% desse grupo etário) tem algum tipo de deficiência. Os dados são do módulo "Pessoas com deficiência, da Pnad Contínua 2022". Se cada pessoa com deficiência vive em uma família de três, mais de 55 milhões de pessoas são afetadas pela questão.
Profissionais das diferentes áreas precisam estar
aptos para lidarem com o assunto e promoverem, de forma efetiva, a inclusão da
pessoa com deficiência em diferentes contextos (família, escola, clínica e
ambiente de trabalho).
Formar
profissionais para promover de forma prática a inclusão de pessoas com
deficiência em todos os campos sociais.
Professores, psicólogos, profissionais de educação e
saúde ou ainda de outras áreas que tenham interesse em inclusão da pessoa com
deficiência.
As aulas terão grande ênfase na reflexão, diálogo e troca de experiências entre os educandos e os facilitadores da aprendizagem, a partir da discussão de textos, vivências em dinâmicas, análise e estudo de casos clínicos e experiências escolares, discussão de vídeos, filmes e documentários, bem como prática supervisionada.
Aulas online pelo zoom.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Análise do ciclo vital como diferenciação progressiva da vida humana. Concepções de desenvolvimento: abordagens socioculturais, ecológicas e psicanalíticas.
Bibliografia:
GONDIM, S. M. G. & CHAVES, A. M. (Orgs.) Práticas e saberes psicológicos e suas conexões. Salvador: UFBA. 2011.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D & MARTORELL, G. Desenvolvimento Humano. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
PESSÔA, L.F.; MENDES, D.M.F.F & SEIDL-DE-MOURA, M.L. Parentalidade: Diferentes perspectivas, evidências e experiências. Curitiba: Appris, 2018.
Complementar:
FLAVELL, J.H. A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. 4 ed. São Paulo: Pioneira, 1992.
SEIDL-DE-MOURA; M. L.; MENDES, D. M. L. F. & PESSÔA, L.F. (Orgs.). Interação Social e Desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV, 2009.
TOAZZI, A. & SPERB, T.M. (Org.). O desenvolvimento de competências sociocognitivas: novas perspectivas. São Paulo: Vetor, 2013.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1984.
Diversidade e aspectos sociais, históricos e legais da deficiência, analisando o caminho percorrido e a situação atual. Ressignificando o conceito de deficiência: dificuldade, deficiência e diferenças.
Bibliografia:
Básica:
FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MENEZES, J. B. de. Direito das pessoas com deficiência psíquica e intelectual nas relações privadas: convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão. Rio de Janeiro: Processo, 2016.
WERNECK, Cláudia. Você é gente? O direito de nunca ser questionado sobre o seu valor humano. Rio de Janeiro: WVA, 2003.
Complementar:
BARBOZA, H.H. & ALMEIDA JUNIOR, V. de A. (coord). Autonomia, reconhecimento e dignidade: sujeitos, interesses e direitos. Rio de Janeiro: Gramma, 2017.
FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.
GONZAGA, Eugênia Augusta. Direitos das pessoas com deficiência: garantia de igualdade na diversidade. 3 ed. Rio de Janeiro: WVA, 2012.
PEREIRA, A.A. & COSTA, W. da. Educação e diversidade em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Pallas, 2015.
Apresentação e discussão de casos clínicos e experiências escolares.
Bibliografia:
Básica:
ANDRADE, M. (org). Diferenças silenciadas: pesquisas em educação, preconceitos e discriminações. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.
BAPTISTA, R.B. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
MORAES, M. [et al] (orgs). Deficiência em questão: para uma crise de normalidade. Rio de Janeiro: Nau, 2017.
Complementar:
FIGUEIREDO, L. C. As diversas faces do cuidar: novos ensaios de psicanálise contemporânea. 2 ed. São Paulo: Escuta, 2012.
GOMES, M. (org). Construindo as trilhas para a inclusão. 2 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes: 2012.
MANTOAN, M. T. E. E. Inclusão Escolar - O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Summus, 2015.
TEIXEIRA, Gustavo. Manual dos Transtornos Escolares - Entendendo os problemas de crianças e adolescentes na escola. 5ed. Editora Best Seller, 2014.
Avaliação psicológica: os instrumentos e para que serve. A questão dos diagnósticos e dos rótulos. Tipos de deficiência e suas características. Os diferentes tipos de manejo. Deficiências congênitas e adquiridas.
Bibliografia:
Básica:
DINIZ, D. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense. 2012.
LINS, M. R. C. & BORSA, J.C. (Orgs.). Avaliação psicológica Aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2017.
SOLOMON, Andrew. Longe da árvore: pais, filhos e a busca da identidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Complementar:
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
DUARTE, L. F. D.; LEAL, O. F. Doença, sofrimento, perturbação: perspectivas etnográficas. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1998.
HELMAN, C. Cultura, saúde e doença. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MORAES, M. [et al]. Deficiência em questão: para uma crise da normalidade. Rio de Janeiro: Nau, 2017.
OAKLANDER, V. Descobrindo crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. 17 ed. São Paulo: Summus, 1980.
Desenvolvimentos “típico e atípico”. Deficiências física, auditiva, visual, surdo-cegueira, múltiplas, paralisia cerebral. Síndromes Raras. Deficiência mental. Deficiência Intelectual. Síndrome de Down.
Bibliografia:
Básica:
HADDAD, M. A.; SAMPAIO, M. W.; COSTA FILHO, H. A. da; SIAULYS, M. O. de C. Baixa visão e cegueira: caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Editora Guanabara, 2009.
MANTOAN, M. T. E. Ser ou estar, eis a questão: explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
STRAUB, R. O. Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Complementar:
ARDORE, M; REGEN, M. & HOFFMANN, V. M. B.. Eu tenho um irmão diferente. vamos conversar sobre isso? São Paulo: APAE, 2008.
FALK, J.. (org). Abordagem Pikler: educação infantil. São Paulo: Omnisciência, s.d.
MONTENEGRO, M. A. Nem tudo é Déficit de Atenção - Tudo o que os pais precisam saber sobre dificuldade escolar. Editores Pontes, 2017.
Deficiência psicossocial – do que se trata? Saúde Mental e Psiquiatria. Psicose. TEA. Altas habilidades. Dislexia, disgrafia, discalculia e demais “dis”. “Sopa de Letrinhas”: TOC/TOD/TDAH.
Bibliografia:
Básica:
BOSA, C.A. & TEIXEIRA, M.C T. V. (orgs.). Autismo: avaliação psicológica e neuropsicológica. São Paulo: Hogrefe, 2017.
CAPOVILLA, C. (Org.). Transtornos de aprendizagem: Progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. SP: MEMNON, 2010.
GAMA, M. C. S. S.. Educação de superdotados: teoria e prática. São Paulo: EPU, 2006.
Complementar:
DONAVAN, J. & ZUCKER, C. Outra sintonia: a história do autismo. São Pulo: Companhia das Letras, 2017.
LINS, M. R. C. & BORSA, J. C (Orgs.). Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis: Vozes, 2017.
VASCONCELOS, M. M. (Org.). Neurologia Pediátrica. 14ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan ltda, 2014.
Supervisão e planejamento de tratamento psicoterapêutico dentro da abordagem cognitivo-comportamental a partir do atendimento feito pelos alunos aos pacientes do SPA com idades entre 2 e 19 anos nas modalidades individual ou em grupo com sessões de orientação de pais.
Bibliografia:
FRIEDBERG, R. D.; MCCLURE, J. M.; GARCIA, J. H. Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
STALLARD, P. Guia do terapeuta para os bons pensamentos – bons sentimentos: utilizando a terapia cognitivo – comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2007.
BUNGE, E.; GOMAR.; MANDIL, Terapia cognitiva com crianças e adolescentes: aportes Técnicos. Casa do Psicólogo, 2001
Bibliografia Complementar:
WEBER, L. Eduque com carinho. Equilíbrio entre Amor e Limites. 5.ed. Curitiba: Juruá, 2014.
FRIARY, V. Mindfulness para Crianças: estratégias da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness. Porto Alegre: Sinopsys, 2017.
CLOIRE, M.; COHEN, L., KOENEN, K. C. Treating Survivors of Childhood Abuse. New York: Gilford Press, 2006.
Os impactos do diagnóstico de deficiência na família: as repercussões na construção da parentalidade, na vivência da conjugalidade, na fratria e em toda a rede que circunda o núcleo familiar. Campo conceitual das abordagens de psicoterapia de família. Abordagens sistêmicas e psicanalíticas. Situações clínicas.
Bibliografia:
Básica:
BUSCAGLIA, L. Os deficientes e seus pais: um desafio ao aconselhamento.6 ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
ELKAIN, M.. Panorama das terapias familiares. Volumes I e II. São Paulo: Summus editorial, 1998.
FERENCZI, S. (1928) A adaptação da família à criança. Obras Completas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Complementar:
CASSELATO, G. (Org.). O resgate da empatia: suporte psicológico ao luto não reconhecido. São Paulo: Summus Editorial, 2015.
COSTA, J. Ordem Médica e norma familiar. 5ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2004.
SEIDL, E. M. F.; MIYAZAKI, M. C. Psicologia da Saúde: pesquisa e atuação profissional no contexto das enfermidades crônicas. Curitiba: Juruá, 2014.
SOLIS-PONTON, L. (Org.). Ser pai, ser mãe: parentalidade: um desafio para o terceiro milênio. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
Aprendizagem: como acontece e qual o papel da escola. O professor como um facilitador do aprendizado. Educação Inclusiva: histórico e funcionamento. Conceitos básicos de neuroplasticidade e aprendizagem. Mediação.
Bibliografia:
Básica:
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O desafio das diferenças nas escolas. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
MIRANDA, T. G. & GALVÃO FILHO, T. A. (orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999, 2007 (reimpressão).
Complementar:
ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 13 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LOPES, E. M. T. A psicanálise escuta a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
ORRÚ, S.E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
PACHECO, José. Inclusão não rima com solidão. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012.
WERNECK, Claudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva 3ed. Rio de Janeiro: WVA Editora, 2009.
Supervisão e planejamento de tratamento psicoterapêutico dentro da abordagem cognitivo-comportamental a partir do atendimento feito pelos alunos aos pacientes do SPA com idades entre 2 e 19 anos nas modalidades individual ou em grupo com sessões de orientação de pais.
Bibliografia:
FRIEDBERG, R. D.; MCCLURE, J. M.; GARCIA, J. H. Técnicas de terapia cognitiva para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
STALLARD, P. Guia do terapeuta para os bons pensamentos – bons sentimentos: utilizando a terapia cognitivo – comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KUYKEN, W., PADESKY, C. e DUDLEY, R. Conceitualização de Casos Colaborativa. Porto Alegre: ARTMED, 2010.
Bibliografia Complementar:
ATTWOOD, T. The Complete Guide to Asperger’s Syndrome. New York, Kingsley, 2008.
FABER, A. e MAZLISH, E. Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar. 4ed. São Paulo, SUMMUS Editorial, 1993.
NEUFELD, C. B. Intervenções e Pesquisa em Terapia Cognitivo-Comportamental com Indivíduos e Grupos. Novo Hamburgo, Sinopsys Editora, 2014.
A necessidade e a riqueza da pluralidade de olhares. O trabalho em equipe. A atuação de médicos, educadores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da área de saúde e de educação.
Bibliografia:
Básica:
GOLSE, B. O desenvolvimento afetivo e intelectual da criança. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SEIZE, M. M. & BORSA, J. C.. Instrumentos para rastreamento de sinais precoces do autismo: revisão sistemática. Psico-USF. (2017).
WINNICOTT, D.W.. A família e o desenvolvimento individual. 4ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
Complementar:
COMPARATO, M.C.M & MONTEIRO, D. de S. F. A criança na contemporaneidade: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Casa do Psicólogo, 20001.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
DELIBERATO, D.; GONÇALVES, M. de J.; MACEDO, E. C. de. Comunicação Alternativa: Teoria, Pratica, Tecnologias e Pesquisa. São Paulo: Memnon Edições Cientificas, 2009.
STRAUB, R. O. Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Campo conceitual das abordagens de terapias com foco na pessoa com deficiência e também nas pessoas a elas ligadas. Teorias da técnica. Abordagens sistêmicas e psicanalíticas. Situações clínicas.
Bibliografia:
Básica:
FÉRES-CARNEIRO, T. (Org.). Casal e família: teoria, pesquisa e clínica. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Prospectiva, 2017.
KNAPP, P. Terapia Cognitivo Comportamental na prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2004.
WINNICOTT, D.W. Tudo começa em casa. 5 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
Complementar:
CAMARGO Jr, K. R de. & NOGUEIRA, M. I. (Orgs.). Por uma filosofia empírica da atenção à saúde: olhares sobre o campo biomédico. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.
DESLANDES, S. F. (Org.). Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.
FREITAS, J. L. Experiência de adoecimento e morte: diálogos entre a pesquisa e a Gestalt-terapia. Curitiba: Juruá Editora, 2009.
OUTEIRAL, J.O. Clínica psicanalítica de crianças e adolescentes. Desenvolvimento, psicopatologia e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter,1998.
Trabalho de Conclusão de Curso.
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