O curso promovido pelo Instituto INVERDE com os dois especialistas Cecilia P. Herzog e Pierre-André Martin realizará sua 5ª. Edição em parceria com o Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PUC) e o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da (NIMA PUC-Rio), no próximo mês de abril. As aulas e oficina serão dadas na unidade PUC-Gávea.
Desde 2011, o curso de extensão tem tido um enorme sucesso com muitos estudantes e profissionais de diversos campos do conhecimento que ampliam os seus horizontes adquirindo uma visão sistêmica e holística. As aulas são objetivas e bem preparadas, com experiências práticas a partir de visita de campo e oficina onde os alunos “colocam a mão na massa”. Com isso, em pouco tempo são capacitados a ter uma visão crítica do contexto do terceiro milênio e ao mesmo tempo experiencial: como tudo impacta e pode ser regenerado nos ecossistemas urbanos essenciais para a qualidade de vida das pessoas em harmonia com a natureza e seus processos e fluxos.
O curso oferece uma introdução à teoria, aplicação e prática de planejamento de infraestrutura verde em escalas de bacia hidrográfica, urbana e local. Aborda a interface com os estudos de Ecologia da Paisagem e Ecologia Urbana, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos à luz dos conhecimentos contemporâneos sobre construção de resiliência e sustentabilidade urbana.
1. Contextualizar as cidades atuais, seus problemas e oportunidades em busca de soluções inovadoras, multifuncionais e sustentáveis. Despertar para a importância de embasar decisões de planejamento e projeto em fundamentos geobiofísicos e sócio-culturais apoiados em conhecimento científico. Desenvolver no aluno interesse, conhecimento e percepção da paisagem e do meio ambiente urbano.
2. Introduzir conceitos contemporâneos de planejamento e projeto de infraestruturas verdes. São Projetos de Baixo Impacto (LID – Low Impact Design) e alto desempenho, que visam: a conservar, aproveitar e melhorar os recursos disponíveis (naturais e sócio-culturais); drenar mimetizando a Natureza; priorizar transportes limpos; reduzir o consumo de energia; aumentar a biodiversidade nativa; reduzir as ilhas de calor; produzir alimentos e proteger as fontes de águas; aumentar e aprimorar as áreas de lazer, de recreação e de educação ambiental; promover contato direto das pessoas com a Natureza, seus processos e conectar com o ecossistema que é o suporte da vida.
3. Desenvolver espírito crítico com relação a projetos urbanos atuais, dentro do contexto das Mudanças Climáticas e pico do petróleo.
O curso é interdisciplinar. Profissionais e estudantes das diversas áreas que pensam e planejam o território, as cidades e seus espaços externos, como: arquitetos, paisagistas, geógrafos, urbanistas, biólogos, botânicos, cientistas sociais, engenheiros, entre outros.
1. Leitura de bibliografia recomendada (a ser feita antes e durante o curso),
2. Aulas expositivas (teóricas),
3. Trabalho de grupo em área urbana,
4. Visita à área de estudo,
5. Pesquisa de campo para levantamento do sistema sócio-ecológico,
6. Levantamento, Análise e Diagnóstico dos aspectos geobiofísicos e sócio-culturais da área de estudo,
7. Charette para elaboração de uma proposta inicial de infraestrutura verde (a ser realizado em grupos).
8. Apresentação e discussão dos trabalhos em andamento e no fechamento para entrega final.
Obs.: o curso visa dar embasamento teórico e prático aos alunos, além de incentivar a participação de todos os alunos, para que haja uma real troca de experiências e conhecimentos onde TODOS sairão ganhando.
Pierre Andre Alexandre Henri Paul Martin
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!