A psicoterapia é um processo que tem por objetivo final a mudança. Para além dos fatores de mudança próprios a cada modelo terapêutico, a investigação empírica tem identificado fatores comuns às diferentes abordagens terapêuticas, denominado de Ecletismo Técnico.
Tais fatores comuns têm vindo a ganhar relevância na investigação por se considerar que têm um papel significativo na mudança clínica do paciente. Compreender a natureza da psicoterapia é uma tarefa quase tão difícil como compreender a natureza humana.
Deste modo, a psicoterapia tem sido largamente estudada, sendo atualmente conhecidos mais de 400 abordagens diferentes que refletem outros tantos modelos, descritos em mais de 10000 livros e um muito maior número de artigos científicos produzidos e divulgados entre a comunidade científica.
No entanto, se existe algum consenso nos estudos empíricos sobre o processo terapêutico e respetivos resultados têm mostrado que os aspetos técnicos específicos a uma determinada orientação teórica são menos
definidores da sua eficácia terapêutica do que os fatores relacionais, os fatores ligados ao terapeuta e/ou ao paciente ou até os fatores de contexto, os quais, de um modo geral, são comuns às diferentes abordagens teóricas.
Assim, as dimensões técnicas e éticas que estão para além da formação teórica de base e do estilo pessoal do psicoterapeuta, e que se concretizam no manejo objetivo da relação terapêutica com um determinado paciente tornaram-se importantes por perceber o modo como o psicoterapeuta responde, por exemplo, às “infrações” do
paciente, sobretudo sob a forma do acting-out ou de reações terapêuticas negativas.
Neste sentido e percorrendo uma terceira trilha no percurso de Formação Integrativa em Psicologia e Terapia, este curso propõe estudar a integração pelo viés do ecletismo técnico.
Programa de Formação em Psicologia e Terapia Integrativa
O Programa propõe um processo ativo e vivencial que integra as dimensões do indivíduo através da integração de diversas abordagens psicológicas.
O termo “integrativa” refere-se à integração de abordagens psicológicas, neurocientíficas e áreas relacionadas, adequadas para a psicoterapia integradora das multi dimensões do ser, de modo singular, equilibrado, apropriado e efetivo em todos os seus níveis de funcionamento na vida: afetivo/emocional, comportamental/gestual, cognitivo/mental, social/relacional, físico/fisiológico, bioenergético e transcendental/espiritual.
A Psicoterapia Integrativa leva em consideração todas as multi dimensões do funcionamento humano para realizar seu objetivo de facilitar a totalidade, ou seja, integrá-las de maneira que a qualidade do ser e do atuar da pessoa no espaço intrapsíquico, interpessoal e sociopolítico seja equilibrada, respeitando seus limites, forças internas e as externas nas interações com os elementos do ambiente que vive e se relaciona. Nesse quadro de referência, considera-se que a integração é um processo com o qual os psicoterapeutas também precisam vivenciar e se comprometer. Assim, existe um foco na vivência de integração pessoal dos psicoterapeutas do mesmo modo que é essencial que busquem, continuadamente, conhecimentos em múltiplas abordagens em psicologia, neurociência e áreas relacionadas à saúde com o compromisso ético de manterem-se atualizados e integrá-las. Pelo exposto anteriormente, a Psicoterapia Integrativa cumpre as recomendações atuais para saúde da OMS que preconiza a mudança do paradigma da medicina tradicional, de adoecimento e intervenção, para promoção de saúde e qualidade de vida. Ainda atende a Política Nacional de Promoção de Saúde e de Práticas Integrativas e Complementares.
Do ponto de vista acadêmico, pretende-se consolidar conceitos e abordagens metodológicas que permitirão o avanço no campo da psicologia na saúde mental, permeando as lacunas na formação acadêmica. Em um cenário de retrocesso e desmonte das instituições públicas e da incapacidade das instituições privadas em dialogar com a pesquisa, esta formação busca ainda, oferecer um debate horizontal entre docentes e discentes, contribuindo para a prospecção de lideranças e novos investigadores psicologia integrativa.
O programa é composto por 120 horas-aulas, divididas em 5 cursos de extensão de 24 horas cada:
1. Introdução à Psicologia e Terapia Integrativa
2. Integração Teórica em Psicologia e Terapia Integrativa
3. Integração em Psicologia e Terapia pelo viés do Ecletismo Técnico
4. Integração em Psicologia e Terapia pela Complementaridade Paradigmática
5. Praticando Psicologia e Terapia Integrativa
Público-alvo do Programa
Profissionais de órgãos e entidades públicas, de organizações de sociedade civil e movimentos sociais ou estudantes de nível superior com interesse e/ou atuação na área da saúde bem como: psicólogos, profissionais de RH, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas, enfermeiros, cuidadores, estudantes e residentes de cursos de medicina, estudantes de ciências humanas e ciências sociais a partir do 5º período.
Pré-Requisitos para realização dos cursos Integração em Psicologia e Terapia pela Complementaridade e Praticando Psicologia e Terapia Integrativa
Para realizar a matrícula no curso Integração em Psicologia e Terapia pela Complementaridade o aluno precisa ter comparecido ao curso Introdução à Psicologia e Terapia Integrativa.
Para realizar a matrícula no curso Praticando Psicologia e Terapia Integrativa o aluno precisa ter completado todos os 4 cursos anteriores do Programa:
1) Introdução à Psicologia e Terapia Integrativa
2) Integração Teórica em Psicologia e Terapia Integrativa
3) Integração em Psicologia e Terapia pelo viés do Ecletismo Técnico
4) Integração em Psicologia e Terapia pela Complementaridade
Certificação
Ao realizar cada curso, o aluno receberá um certificado de extensão. Os alunos que realizarem todos os cursos do programa receberão uma declaração atestando que cursaram o Programa em Formação de Psicologia e Terapia Integrativa.
Obs. Para receber a declaração, ao final do programa, os alunos deverão solicitar a declaração via requerimento na área do aluno online (solicitar requerimento acadêmico com geração de documento).