Disciplinas
LITERATURA E CULTURA - PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
Módulo: 1
Carga Horária: 40
As disciplinas e os tipos de discurso em que se organiza o pensamento ocidental moderno — filosofia e ciências; sociologia, história e psicanálise. A cultura de massa e a questão do popular. A literatura como espaço de dramatização dos saberes. A questão contemporânea da inter- e trans-disciplinaridade.
LITERATURA E OUTRAS ARTES II: ARTES VISUAIS E MÚSICA
Módulo: 1
Carga Horária: 40
Metodologia: Discussão sobre questões teóricas referentes às imagens visuais e sonoras em contraste com as imagens verbais; exercícios analítico-críticos de obras plásticas e musicais propositalmente selecionadas para contraponto com obras literárias, a partir de critérios estilísticos, temáticos ou de técnica de construção.
Ementa: Discussão das relações entre formas de inventividade verbal e não-verbal. As linguagens do espaço — formas, cores e texturas, superfícies e volumes. As linguagens do tempo — ritmo, melodia, harmonia, efeitos de simultaneidade. O texto verbal como instrumento de interpretação crítica dos textos não-verbais.
Pré-requisitos: nenhum
Bibliografia:
Bibliografia principal:
ANTUNES, Jorge. Uma poética musical e brasileira. Brasília: Sistrum, 2002.
BRITO, Ronaldo. Experiência crítica. Org. Sueli Lima. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CAVALCANTI, Lauro. Moderno e brasileiro. A história de uma nova linguagem na arquitetura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
Bibliografia complementar:
CAMPOS, Augusto. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1993.
DIDI-HUBERMAN. Georges. Diante do tempo; história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
EULÁLIO, Alexandre. Literatura e artes plásticas. Rio de Janeiro: Fund. Casa de Rui Barbosa, 1989.
NAVES, Santuza Cambraia. Da bossa nova à tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
TOMÁS, Lia. Ouvir o logos: música e filosofia. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.
OFICINA DE CRÍTICA LITERÁRIA
Módulo: 1
Carga Horária: 60
Metodologia: Exercícios de leitura investigativo-crítica de exemplares das principais vertentes atuais das críticas de literatura, artes e cultura, seguidos de atividades voltadas para a construção de textos críticos dirigidos a objetos artísticos ou a circunstâncias da vida cultural do presente.
Ementa: Análise da organização e das estratégias discursivas do texto crítico. As modalidades do ensaio e as convenções do texto acadêmico. Orientação para pesquisa, adaptação de metodologias, formulação de hipóteses e construção de projetos de pesquisa. Construção do paratexto: introdução, notas, bibliografia, resumo, palavras-chave. Exercícios de produção de textos críticos.
Pré-requisitos: nenhum
Bibliografia:
Bibliografia principal:
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 19--
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 20--
SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.
Bibliografia complementar:
ANTELO, Raul et alii, org. Declínio da arte, ascensão da cultura. Florianópolis: Abralic; Letras Contemporâneas, 1998.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987..
JAMESON, Fredric. A virada cultural. Reflexões sobre o pós-moderno. Trad. Carolina Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
RESENDE, Beatriz. Apontamentos de crítica cultural. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
(AUTO)BIOGRAFIAS, MEMÓRIAS E SUBJETIVIDADE
Módulo: 2
Carga Horária: 40
Metodologia: As “escritas de si” e a construção ficcional examinadas a partir de conceitos contemporâneos, que envolvem revisões das noções de memória e arquivo. Debate sobre desenvolvimento de gêneros mistos como a “crítica biográfica” e a “autoficção”.
Ementa: Leitura de narrativas (auto)biográficas e memorialísticas, enfocando a construção da subjetividade, em perspectiva contemporânea. A narrativa (verbal ou não verbal) da experiência vivida e a questão da ficcionalidade. A (auto)biografia como gênero midiático. A reconceituação de biografia enquanto expediente da crítica de literatura e de artes.
Pré-requisitos: nenhum
Bibliografia:
Bibliografia principal:
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico; dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo; uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.
SOUZA, Eneida Maria de. Janelas indiscretas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
Bibliografia complementar:
DERRIDA, Jacques. The ear of the other – otobiographie, transference, translation. Lincoln; London; Univ. Nebraska Press, 1988.
DUQUE-ESTRADA, Elizabeth Muylaert. Devires autobiográficos; a atualidade da escrita de si. Rio de Janeiro: Nau; Ed. PUC-Rio, 2009.
GALVÃO, Walnice & GOTLIB, Nádia Batella, org. Prezado senhor, prezada senhora. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LEJEUNE, Phillipe (org.). Le désir biographique. Cahiers de sémiotique textuelle. N.16, 1989.
WERNECK, Maria Helena. O homem encadernado. Machado de Assis na escrita das biografias. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1996.
OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS E ENSAÍSTICOS
Módulo: 2
Carga Horária: 60
Metodologia: A partir da leitura comentada de amostras dos diferentes gêneros literários, propõem-se exercícios de escrita de poemas, narrativas e pequenos ensaios de teor literários; estimulam-se os comentários críticos entre os alunos da turma.
Ementa: Leitura analítica de textos de diferentes gêneros como encaminhamento da produção escritural. Os critérios de valor e o conceito de intertextualidade. Discussão sobre assinatura autoral e estilo. Exercícios de produção de textos. A dimensão crítica da ficção e a dimensão ficcional da crítica.
Pré-requisitos: nenhum
Bibliografia:
Bibliografia principal:
BARTHES, Roland. A preparação do romance. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIARA, Ana Cristina. Ensaios de possessão (irrespiráveis). Rio de Janeiro: Ed. Caetés, 2006.
PEDROSA, Célia & CAMARGO, Maria Lucia de Barros (org.). Poéticas do olhar e outras leituras de poesia. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
Bibliografia complementar:
ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca; escritos efêmeros sobre arte, cultura, literatura. Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros da Mota. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. Ditos & Escritos III
OLINTO, Heidrun Krieger & SCHOLLHAMMER, Karl Erik.(org.) Literatura e criatividade. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.
SCHNEIDER, Michel. Mortes imaginárias. Trad. Fernando Santos. São Paulo: A Girafa, 2005.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Além do visível; o olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7 Letras; FAPERJ, 2007.
CARGA HORÁRIA: 60 horas/aula
Professor(es) responsável(is): Cláudia Fernanda Chigres (vinculada), Flávia Vieira Santos (vinculada) e Domingos de Leers Guimaraens (não-vinculado)
LITERATURA E ORALIDADE: CONVERGÊNCIAS, DISSONÂNCIAS, RESGATES
Módulo: 3
Carga Horária: 40
Mapeamento de resíduos das tradições orais nas manifestações artísticas contemporâneas. Recuperação de traços do imaginário simbólico que conforma saberes marginais por processos de racionalização da experiência, ordenando conteúdos desregrados, mágicos e assustadores. Observação crítica dos discursos do universo infantil a que tais saberes foram relegados.
Bibliografia principal: AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. Departamento de Letras Rua Marquês de São Vicente, 225 3º andar do Ed. Pe. Leonel Franca Gávea - RJ - 22451-900 Tel.: (21) 3527-1447 direcao-letras@puc-rio.br www.letras.puc-rio.br BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1992. DELEUZE, Gilles. A Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Bibliografia complementar: BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. São Paulo: Editora Autêntica, 2015. BEETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2008. CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Rio de janeiro: ZAHAR, 2013. MAFFESOLI, Michel. A parte do diabo. Resumo da subversão pós moderna. Rio de Janeiro: Record, 2004. LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Globo, 2014
LITERATURA E OUTRAS ARTES I: CINEMA E TEATRO
Módulo: 3
Carga Horária: 40
Metodologia – Leituras sobre as principais questões da teoria das artes cênicas em contraponto com as da teoria da literatura e atividades analítico-críticas envolvendo narrativas e/ou poemas que se relacionam (enquanto afins, objetos de adaptação ou citação) com filmes ou peças de teatro. Exame de roteiros e/ou textos dramáticos.
Ementa: Discussão das relações entre arte e técnica, comparando literatura a cinema e teatro, quer do ponto de vista das diferenças entre as linguagens específicas, quer do ponto de vista das traduções ou releituras que filmes e peças fazem de romances, contos e poemas ou que estes fazem daqueles. O melodrama e a comédia em versões midiáticas.
Pré-requisitos: nenhum
Bibliografia:
Bibliografia principal:
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Trad. Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BROOK, Peter. A porta aberta. Trad. Antônio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. São Paulo: Limiar, 2000.
Bibliografia complementar:
AUMONT, Jacques. O olho interminável. Cinema e pintura. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BAUDRILLARD, Jean.Tela total. Porto Alegre: Salinas, 2002.
BLOOM, Harold. Hamlet – poema ilimitado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens. De Cristóvão Colombo ao Blade Runner. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
e a comédia em versões midiáticas.
MONOGRAFIA
Módulo: 3
Carga Horária: 0
Trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
NOVAS LEITURAS, OUTRAS ESCRITAS
Módulo: 3
Carga Horária: 40
Reconfiguração do conceito de intertextualidade para exame do procedimento de apropriação em suas diversas modalidades e formas – na literatura, no cinema, na fotografia, na música e demais campos artísticos. Exemplos de obras de gêneros híbridos e de integração de diversas linguagens artísticas serão problematizados estética, epistemológica e criticamente.
Bibliografia principal: BORGES, Jorge Luis. “Pierre Menard, autor de Quixote”. In.: Ficções. São Paulo: Companhia das Letras. COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: UFMG, 2007. GENETTE, Gérard. Palimpsestos: A literatura de segunda mão. Caderno do Departamento de Letras Vernáculas. Belo Horizonte: Editora UFMG; Faculdade de Letras, 2005.
Bibliografia complementar: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária. DERRIDA, J. Torres de babel. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. HATHERLY, Ana. “A nova presença do passado no presente”. In: A casa das musas. Lisboa: Editorial Estampa, 1995. HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia. Lisboa: Edições 70, 1979. JENNY, L. et al. Intertextualidade. Poétique n.27: Revista de teoria e análise literárias. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.