Mitos são narrativas sagradas que estão imiscuídas com as origens e os fundamentos das culturas. Todo leitor contemporâneo pressente neles a presença de algo assombroso, instaurador, capaz de transmitir alguma sabedoria ancestral que aguarda por ser decifrada.
Com esse mesmo pressentimento, filósofos, psicólogos, antropólogos e estudiosos em geral foram aos mitos antigos para tentar chaves de decifração. Tomaram-nos como formas simbólicas de condensar e legar cosmovisões, experiências de mundo, hierarquias de valores. Leram-nos meios de dar forma à perplexidade que a inteligência humana experimenta diante do fato de que o mundo existe, e de que tem a forma de mundo.
A tarefa da decifração, no entanto, não é nada trivial. Mitos não são exatamente aquilo que entendemos por ciência, ou por psicologia, historiografia, literatura, discurso jurídico, religião – mas são, à sua maneira, um pouco de tudo isso ao mesmo tempo. Embora não sejam filosofia, têm uma potência filosófica extraordinária. Filósofos antigos, modernos e contemporâneos dedicaram reflexão a essas narrativas, com disposições diversas que foram da rejeição racionalista ao respeito reverente, e houve mesmo aqueles que, como Schelling, confessaram a inferioridade da filosofia diante de símbolos e histórias tão opulentos e poderosos.
Existe, pois, muito a ser explorado quando nos propomos a uma reflexão
filosófica sobre os antigos mitos.
O curso pretende explorar a natureza do discurso mítico e a sua potência filosófica, a partir da exposição e análise de narrativas antigas e das leituras e interpretações propostas por pensadores e filósofos de diversas épocas.
As aulas se propõem também a pôr em questão o sedimentado lugar-comum segundo o qual o surgimento da filosofia foi uma "passagem do mito ao pensamento racional". A porosidade dessa fronteira, assim como a sua espessa zona cinzenta, será um dos temas das nossas aulas.
Ao fim da
nossa série de aulas, o aluno terá maior intimidade com mitos de diferentes
civilizações, assim como instrumentos diversos para lidar com esses potentes
discursos e interpretá-los.
Pessoas
interessadas no tema, de qualquer formação ou área de atuação.
Aulas expositivas, leituras e discussões em sala de aula.
As aulas serão pela plataforma Zoom e ficarão gravadas até 60 dias após o término do curso.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!