Música e Mercado
Extensão: 45 horas
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Carlos Antonio da Costa Fernandes
Carlos Eduardo Cesar de Andrade Junior
Mercado fonográfico brasileiro cresceu acima da média mundial em 2018. As receitas geradas pelos vários modelos de negócio do setor de música gravada cresceram e consolida a tendência de crescimento nos últimos anos — no Brasil, ele foi de 15,4%, enquanto que a média mundial foi de 9,7%. O desempenho positivo foi impulsionado pelos serviços de streaming (de plataformas como Spotify, Deezer e Youtube), que aqui cresceram 46% com relação a 2017 e no mundo todo resgistraram um aumento de 34%.
O relatório da IFPI indica crescimento em todas as regiões do globo, com um indicativo de estabilidade na Europa, que registrou aumento de apenas 0,1%. Nos outros continentes, os números são mais significativos: América Latina (16,8%); América do Norte (14,2%); e Ásia e Oceania (11,7%). O faturamento mundial da indústria fonográfica em 2018 foi de US$ 19,1 bilhões, o mercado brasileiro responde por US$ 298,8 milhões desse montante.
Em 2014 o setor audiovisual brasileiro gerou R$24 bilhões em renda para a economia do país contra R$22,74 bilhões gerado pelo comércio de veículos automotivos - fonte IBGE
O Brasil é o 8º maior mercado de VOD do mundo em receitas: é 2 vezes o tamanho do mercado mexicano e 3 vezes o argentino . O mercado de produção e pós-produção, assim como o de novas mídias, está passando por um movimento de transição no qual o desenvolvimento de novos produtos é constante, mas a maioria das empresas, pequenas e com capacidade limitada de crescimento, não apresenta um modelo de negócios perene.
Obstáculos externos ao desenvolvimento das produtoras limitam sua capacidade de crescimento, e a falta de profissionalização dificulta a construção de modelos de negócios de longo prazo. Nesses segmentos, o grau de concentração é baixo, ou seja, a maior parte das empresas é pequena, elas não são capturadas pelos dados quantitativos da pesquisa do IBGE (pois têm menos de 20 funcionários). Daí a importância de profissionalização do mercado e a capacitação de nossa mão de obra.
Apresentamos então um curso de extensão com profissionais de destaque do mercado que de forma complementar irão explicar
“ Esse negócio de música”.Técnica, direito, aplicação, comunicação e negócios no mundo da música.
- Familiarizar o aluno com os equipamentos e as técnicas operacionais de uma sessão de gravação de áudio.
- Desenvolver habilidades específicas em captação, sonorização, mixagem e produção musical.
- Analisar as relações no mercado fonográfico entre clientes- agências- produtoras- músicos- gravadoras- editoras- distribuidoras- veículos.
- Discutir a utilização de trilhas sonoras e a concessão de direitos autorais.
- Desenvolver habilidades específicas em captação, sonorização, mixagem e produção musical.
- Introduzir os alunos em atividades de gestão, produção e execução de projetos musicais, visando à qualificação profissional.
- Analisar as ferramentas e informações para que o músico ou produtor de conteúdo possa gerir e negociar suas produções no mercado nacional e internacional com eficiência e segurança.
- Apresentar os players do mercado da música e da indústria fonográfica: sua estrutura e forma de operar, os vários tipos de direitos e deveres envolvidos no negócio da música.
- Contribuir para ampliar as possibilidades dos estudantes no mercado de trabalho.
Profissionais da área de entretenimento, produção de áudio-visual, produção de eventos, artes, cultura. Profissionais do mercado fonográfico, músicos amadores e profissionais, empresários artísticos. Técnicos de som, Djs,Youtubers, advogados, publicitários, cineastas, e todos os que se interessam pela área da música de uma forma geral.
Aulas práticas e teóricas, exercícios e trabalhos práticos.
Carlos Antonio da Costa Fernandes
Carlos Eduardo Cesar de Andrade Junior
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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