As frações continuam sendo uma área desafiadora na matemática escolar, em todas as etapas da educação, com impactos que se estendem muito além dos anos escolares.
De acordo com Hung-Hsi Wu, professor Emérito da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e conhecido por suas contribuições no campo da Educação Matemática: “entender frações é crucial na compreensão dos números racionais e na preparação para a álgebra, pois as frações representam a primeira incursão significativa dos alunos na abstração.”
As abordagens típicas de ensino de frações usam referências
concretas como pedaços de pizza, em vez de oferecerem orientação para os
primeiros passos dos alunos no domínio da abstração. Além disso, a
falta de uma definição clara combinada ao uso de diferentes analogias
como: parte-todo, razão e quociente geram uma confusão
conceitual que dificulta a aprendizagem e afasta alunos e
professores de uma prática baseada na lógica e coerência.
Neste curso, vamos apresentar a abordagem do professor Hung-Hsi Wu para o ensino de frações. Ele defende o uso da reta numérica como referência natural para as frações, da mesma forma que os dedos servem como referência para os números naturais.
O uso da reta numérica confere coesão ao estudo dos números na matemática escolar, definindo um número de maneira inequívoca como um ponto na reta numérica. Uma vez que você aceita essa definição, pode usar raciocínio lógico para explicar todos os demais significados desse conceito.
- Desenvolver a compreensão aprofundada do conceito de fração, tendo a reta numérica como contexto de representação principal.
- Desenvolver a compreensão aprofundada sobre os procedimentos computacionais envolvendo frações.
- Capacitar professores e/ou futuros professores a criarem estratégias eficazes para o ensino de frações, tornando o processo de aprendizagem mais coerente e compreensível aos seus alunos.
Docentes e discentes de cursos de licenciatura em Matemática; professores de matemática do Ensino Fundamental.
É necessário possuir ensino médio completo.
Curso online. Aulas síncronas e assíncronas realizadas pela Plataforma Zoom e listas de exercícios semanais. As aulas serão gravadas e disponibilizadas no Ambiente de Aprendizagem Online (moodle) por 2 meses após o término do curso.
Silvana Marini Rodrigues Lopes
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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