Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher
Especialização: 360 horas | Duração: 18 meses
Assista ao video
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Cláudia Maria Monteiro de Freitas
Nilza Rogéria de Andrade Nunes
O Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, através da Linha de Pesquisa Violência, Direitos, Serviço Social e Políticas Intersetoriais, considerando as transformações significativas da sociedade contemporânea e suas implicações no âmbito das relações sociais, tem procurado refletir sobre os temas da violência, dos direitos e das políticas intersetoriais, tendo por base a natureza do Serviço Social na perspectiva da efetivação dos direitos na sociedade brasileira.
Refletir sobre o tema do enfrentamento da violência contra a mulher em uma sociedade marcada fortemente pela desigualdade, como é o caso da sociedade brasileira, requer que se leve em consideração as multi-dimensões nele contidas, quais sejam: raça/etnia, classe social e gênero. Diante dessa realidade, e se considerarmos as variações culturais no que tange aos valores sobre a família em nossa sociedade, a categoria gênero torna-se, também, importante para a discussão da igualdade no nosso contexto, como um todo, uma vez que a categoria gênero é um referencial importante quando se trata de aferir a igualdade de forma mais ampla na sociedade moderna.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais das diversas áreas do conhecimento para uma compreensão da violência contra a mulher na perspectiva da violência gênero.
O curso se destina a profissionais graduados em serviço social, psicologia, pedagogia, direito, ciências sociais, gestão pública e áreas afins.
06 horas de aulas síncronas e 02
horas semanais de atividades assíncronas.
Aulas ao vivo pela plataforma
Zoom. A gravação ficará disponível após as aulas para consulta no ambiente de
aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
O curso adotará um conjunto de
métodos didáticos, tais como: aulas expositivas, palestras, seminários e
visitas orientadas às Instituições e serviços especializados que formam a Rede
de enfrentamento da violência contra a mulher.
Neste sentido, promoverá diálogo
com os/as participantes, trazendo profissionais que possuem não só conhecimento
teórico sobre a questão da violência contra a mulher, mas que atuam na área,
desenvolvendo uma prática que permite uma interlocução entre os aspectos
teóricos e o cotidiano da violência contra a mulher e realizará atividades
programadas por meio de visitas orientadas à Rede de Enfrentamento à Violência
Contra a Mulher.
Cláudia Maria Monteiro de Freitas
Nilza Rogéria de Andrade Nunes
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Ementa: Representação do gênero nas artes plásticas, música e literatura.
Ementa: Visitas orientadas às instituições governamentais e não governamentais que formam a Rede de enfrentamento da violência contra a mulher, em contextos combinados com as disciplinas: Movimento feminista, movimentos de mulheres e a violência contra a mulher no Brasil; e, Violência contra a mulher: uma expressão da desigualdade de gênero.
Ementa: Fundamentos das Políticas Públicas. Estado, movimentos sociais e Políticas Públicas. As Políticas Públicas no Brasil contemporâneo. Gênero, Políticas Públicas e Cidadania. Políticas públicas de promoção da equidade de gênero no Brasil. A Relação Estado, Sociedade Civil e a luta política das mulheres. Conselhos de Direitos da Mulher e Controle Social.
Ementa: Metodologia do trabalho científico. Procedimentos básicos para o trabalho intelectual. A questão do conhecimento. Senso comum e saber científico.
Ementa: Abordagem histórica sobre a atuação dos movimentos de mulheres e feminista brasileiro no enfrentamento da violência contra a mulher; os diversos contextos que possibilitaram o debate na sociedade brasileira sobre o fenômeno da violência contra a mulher a partir do período da redemocratização brasileira; Formulação das primeiras políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil.
Ementa: Atuação em programas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher; atendimento qualificado e humanizado, individual ou em grupo, à mulher em situação de violência; desenvolvimento de atitudes e habilidades específicas.
Ementa: Aspecto conceitual: gênero; desigualdade de gênero; violência de gênero; violência
contra a mulher; tipos de violência contra a mulher; violência doméstica contra a mulher; tipos de violência doméstica contra a mulher; ciclo da violência doméstica contra a mulher perpetrada pelo parceiro íntimo; Motivos que dificultam a mulher romper com o ciclo da violência; Consequências da violência doméstica contra a mulher.
Ementa: Definições de violências contra crianças e adolescentes. Relações de gênero, ocorrência e prevalência de tipos de violência. Consequências para as relações familiares e de parentalidade.
Ementa: O acesso à justiça; O papel do Judiciário frente às políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher no Brasil; A implementação da Lei Maria da Penha no âmbito do Poder Judiciário. Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Ementa: Visitas orientadas às instituições governamentais e não governamentais que formam a Rede de enfrentamento da violência contra a mulher em contextos combinados com as disciplinas: Gênero, políticas públicas e cidadania; Marco Legal no enfrentamento da violência contra a mulher; Garantia e proteção dos direitos das mulheres em situação de violência; Acesso à justiça, Poder Judiciário e a garantia dos direitos humanos das mulheres.
Ementa: Plano nacional de enfrentamento da violência contra a mulher; pacto nacional de enfrentamento da violência contra a mulher; rede de enfrentamento da violência contra a mulher; rede de serviços de atendimento à mulher em situação de violência; serviços especializados no atendimento à mulher; serviços não-especializados no atendimento à mulher; normas técnicas e protocolos nacionais para o funcionamento dos serviços de prevenção e assistência às mulheres em situação de violência.
Ementa: Proteção Internacional aos Direitos Humanos das Mulheres: Convenção pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) e Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará). A proteção nacional aos direitos das mulheres: compreendendo a violência de gênero: Lei Maria da Penha: novo paradigma jurídico de proteção às mulheres em situação de violência e sua constitucionalidade; mecanismos de proteção às mulheres em situação de violência.
Ementa: Diferentes abordagens da pesquisa: quantitativa, qualitativa. Normas de elaboração de trabalhos científicos. Elementos constitutivos do trabalho de conclusão de curso.
Ementa: Ciclo de palestras sobre o tema com convidados externos.
Trabalho de conclusão do curso.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!